As provas do Vestibular para os Cursos de Direito, turno manhã no Campus Coração Eucarístico e Unidade Praça da Liberdade, Psicologia, turno da manhã no Coração Eucarístico, referentes ao 1º semestre de 2024, aconteceram neste domingo, 19 de novembro.
As alunas do Colégio Santa Maria Minas, Unidade Coração Eucarístico, Ana Vitória Pimenta Lima, Isabela Lopes e Ana Clara Lisboa de Souza, que fizeram prova no Campus Coração Eucarístico, concordam que tiveram uma boa base de estudos durante todo o ensino médio para encarar o conteúdo do Vestibular. Para Isabela e Ana Vitória, candidatas ao Curso de Psicologia, a PUC Minas é a primeira opção de Universidade caso não se classifiquem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Já Ana Clara Lisboa, que ainda pretende prestar o processo seletivo em outra Instituição de Ensino Superior, está decidida sobre onde estudar ao finalizar o Ensino Médio. "Acredito que a PUC tem as melhores condições para o Curso de Direito", afirmou.
Jonas Henrique Rezende de Paula, aluno do terceiro ano do ensino médio no Colégio Santa Maria Minas, Unidade Floresta, também candidato a uma vaga no Curso de Direito, espera conseguir uma boa classificação no Sisu com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto mantém a PUC Minas entre suas opções de Universidade.
Para os Cursos de Direito e de Psicologia, do Campus Belo Horizonte, 498 candidatos se inscreveram e 129 se abstiveram. Do total de vagas dos dois cursos, 85% são ofertadas através do vestibular e 15% pela nota do Enem, conforme edital.
Medicina
As provas para o Curso de Medicina, ofertado nos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas, também foram aplicadas neste domingo nas respectivas cidades e em Uberlândia, onde os candidatos escolheram, no ato da inscrição, em qual campi desejam cursar caso aprovados no processo seletivo.
Ao todo, 984 candidatos se inscreveram para as vagas do Curso de Medicina nos três campi, sendo 280 em Poços de Caldas, 341 em Betim e 363 em Contagem, com uma taxa geral de abstenção de 20%.
No Campus Betim, os acompanhantes dos candidatos foram recepcionados, no auditório, pela Pró-reitora Adjunta, Profa. Dra. Claudia Venturini, pela Diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas (ICBS), Profa. Dra. Soraya Grossmann, e pelo membro do colegiado do Curso de Medicina, Prof. Dr. Renato Diniz Silveira, que contou sobre a implantação do Curso de Medicina e reforçou a infraestrutura de ponta dos laboratórios e o compromisso do corpo docente e técnico-administrativo na formação humanista dos estudantes.
Além da acolhida, os visitantes também puderam conhecer vários espaços importantes na jornada acadêmica dos alunos do Curso, como o Laboratório de Simulação Avançada em Saúde, o Laboratório de Anatomia, Laboratório de Técnica Cirúrgica, consultórios, entre outros.
Para Marcelo Ramos Bastos, pai de uma das candidatas, a estrutura da PUC Minas Betim surpreendeu. "Por morar em Belo Horizonte, já conhecia a Universidade, no Coração Eucarístico. Em Betim, ainda não havia tido a oportunidade de conhecer a estrutura. Hoje, vejo que é tudo muito bem estruturado, preparado e equipado para receber um curso tão importante, como o de Medicina", afirmou.
No Campus Contagem, os acompanhantes dos candidatos participaram de uma apresentação dos laboratórios, da estrutura física e da metodologia de ensino feita pelo Pró-reitor Adjunto Prof. Dr. Martinho Campolina Rebello Horta, pelo Diretor Acadêmico, Prof. Dr. Júlio César Batista Santana, e pelo Prof. Dr. Sílvio Zeppone, que reforçaram a missão humanista da Universidade.
A advogada Cássia Regina Macedo, mãe de um dos candidatos, ressaltou a importância do acolhimento oferecido aos pais e acompanhantes. "Achei essa iniciativa, esse cuidado e transparência algo maravilhoso. Meu filho já fez Vestibular em outras duas instituições, mas depois de hoje gostaria que ele entrasse na PUC Minas amanhã. Acho que ele vai ser muito feliz aqui", reforçou.
Redação e gabarito
Na Redação, foi solicitado ao candidato que se posicionasse como um estudante universitário, em uma produção textual passível de publicação em um jornal destinado ao demais graduandos e aos professores. O candidato foi convidado a produzir um texto dissertativo-argumentativo, a partir de um texto motivador, refletindo sobre como as condições de vida e saúde em um centro urbano podem afetar a saúde individual e coletiva.
As questões objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram distribuídas entre as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa, Biologia, Química, Física, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Em todos os campi houve atendimento específico aos candidatos que declararam algum tipo de necessidade especial de acessibilidade.
O gabarito estará disponível no pucminas.br após decorrida uma hora do término das provas.
Assessoria de Imprensa
PUC Minas