Recursos Humanos

Pró-reitora de Recursos Humanos: Profª. Liza Fensterseifer

Atribuições da Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRORH

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), sob orientação da Mantenedora, é responsável por propor, implementar e acompanhar políticas e estratégias de gestão de pessoas que promovam o desenvolvimento humano, organizacional e institucional da Universidade. Toda sua atuação está em consonância com as diretrizes da Mantenedora, sendo orientada por seus princípios e valores institucionais.

A PRORH fundamenta suas ações nos pilares da equidade, inclusão, respeito à diversidade e promoção da saúde integral, contribuindo para a construção de uma comunidade universitária mais justa, acolhedora e plural.

Gestão Estratégica e Desenvolvimento Institucional

A PRORH atua na formulação de políticas, em consonância com a Mantenedora, que asseguram ambientes de trabalho inclusivos, seguros e equitativos, respeitando as diferenças de gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, religião, idade e condição socioeconômica. Também contribui para o aprimoramento dos processos administrativos, financeiros e acadêmicos, com foco na justiça organizacional e na valorização da diversidade.

Administração de Recursos Humanos

Desenvolve e mantém sistemas de gestão de pessoas pautados pela transparência, equidade e respeito aos direitos humanos. Promove o desenvolvimento profissional dos colaboradores, com atenção especial à equidade de oportunidades para mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e outros grupos historicamente marginalizados.

Carreiras, Salários e Benefícios

A PRORH propõe diretrizes para a administração de carreiras e salários com critérios justos e inclusivos, além de estabelecer políticas de benefícios sociais em parceria com outras Pró-Reitorias, visando o bem-estar e a inclusão de toda a comunidade universitária.

Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida

Implementa ações voltadas à promoção da saúde física e mental, à prevenção de assédio moral e sexual no trabalho, e à criação de ambientes laborais acolhedores e saudáveis. Atua na promoção da segurança e da qualidade de vida no trabalho, combatendo todas as formas de discriminação.

Gestão Organizacional

Avalia e propõe melhorias na estrutura organizacional e nos procedimentos de gestão, com foco na acessibilidade, inclusão e justiça institucional, contribuindo para a excelência acadêmica e administrativa da Universidade.

Relatório de Transparência Salarial e Critérios de Remuneração

A Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da PUC Minas, Colégio Santa Maria Minas e Rede Catedral de Comunicação Católica, é uma Instituição sem fins lucrativos, com o propósito de influenciar a sociedade por meio da educação e da cultura.

Fazer diferença no ambiente que estamos inseridos move a nossa paixão pelo ensino, impulsionada pelos princípios cristãos de justiça, igualdade e amor ao próximo.

Estamos em constante crescimento e buscamos inovar na proposição de novos cursos e unidades educacionais sejam elas para crianças, adolescentes ou adultos. Nosso principal objetivo é formar cidadãos que transformem positivamente a sociedade sob a égide de valores sólidos.

Que tal unirmos forças para criarmos um mundo que considere diversidade e pluralidade? Acreditamos que cor, gênero, idade, deficiência, orientação sexual, religião e origem não definem competências. A Sociedade Mineira de Cultura é para todos e todas.

Acesse abaixo os relatórios consolidados de transparência e igualdade salarial de mulheres e homens dessas Instituições, por semestre:

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

CONSULTE O CADASTRO NO

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.