Centro de Registros Acadêmicos - CRA

 

Coordenador: Michael Albino Andrade dos Santos

Atribuições
  • Preparar e registrar diplomas e certificados, no âmbito da graduação e da pós-graduação;
  • Realizar o controle acadêmico dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade;
  • Gerenciar e controlar o acesso ao sistema de gestão acadêmica;
  • Desenvolver treinamento e suporte às coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação e aos(às) secretários(as) acadêmicos(as) usuários(as) do sistema de gestão acadêmica;
  • Expedir documentos e certificados acadêmicos aos(às) alunos(as) e ex-alunos(as);
  • Prestar atendimento aos(às) usuários(as) demandantes de serviços acadêmicos;
  • Encaminhar as demandas acadêmicas aos setores competentes da Universidade;
  • Efetuar a implantação de currículos e alterações curriculares no sistema de gestão acadêmica;
  • Acompanhar em conjunto com o setor de tecnologia da informação os avanços e as inovações verificados em sistemas de gestão acadêmica;
  • Assessorar os órgãos de deliberação superior da Universidade nas questões relativas ao Controle e registro acadêmicos;
  • Organizar, guardar e gerenciar o acervo acadêmico da Universidade;
  • Apoiar, quando demandado, os órgãos da Pró-Reitoria de Graduação na execução de suas competências.

SERVIÇOS

Histórico escolar

Existem duas opções para obter o histórico escolar. A primeira é através do SGA, disponível para alunos e ex-alunos. A segunda opção é solicitar por e-mail, no endereço craatendimento@pucminas.br. O documento emitido pelo SGA possui assinatura eletrônica e sua autenticidade pode ser confirmada no site da instituição, na página de consulta pública de documentos acadêmicos. Já o histórico emitido pelo CRA – Centro de Registros Acadêmicos, conta com autenticação eletrônica ICP-Brasil. Ambos os documentos são oficiais e não estão disponíveis em formato físico, conforme o Art. 2º da Portaria 360, de 18 de Maio de 2022, do MEC. Caso você não se lembre das suas credenciais de acesso ao SGA, envie um e-mail com uma cópia do seu documento de identidade anexado, solicitando seu login e senha de acesso.

Declaração de Matrícula

A declaração de matrícula está disponível no SGA para os alunos que estão regularmente matriculados no semestre atual no momento da solicitação. Os critérios e opções para obter esse documento são os mesmos do histórico escolar, com exceção da condição de ser um ex-aluno.
Declaração de conclusão de curso:
Atualmente, a declaração de conclusão de curso é emitida automaticamente em até três dias úteis após a colação de grau. Para ex-alunos, a solicitação deve ser feita por meio do e-mail craatendimento@pucminas.br, anexando uma cópia frente e verso do documento de identidade. A estimativa para emissão do documento é de 5 dias úteis, e ele será disponibilizado no SGA. Para egressos anteriores ao ano de 1983, a estimativa para emissão é de 15 dias úteis. Conforme o Art. 2º da Portaria 360, de 18 de Maio de 2022, do  MEC, a declaração não é fornecida em formato físico.

Outras declarações

Declarações contendo informações como média acadêmica, percentual de conclusão do curso, previsão de formatura e outras informações além da regularidade da matrícula, podem ser solicitadas através do e-mail: craatendimento@pucminas.br ou pelo SGA, na opção de: Serviços Acadêmicos - Solicitação de Documentos.

Diploma Graduação 1ª via

Para os alunos que concluíram o curso e colaram grau a partir de dezembro de 2021, o diploma é emitido automaticamente em formato digital. A estimativa para a emissão do documento é de 120 dias. O diploma será disponibilizado no SGA do aluno.
Já para os egressos que concluíram o curso anteriormente e nunca solicitaram ou retiraram o documento físico que era emitido à época, é necessário fazer a solicitação por meio do e-mail craatendimento@pucminas.br. É importante anexar uma cópia do documento de identidade e uma cópia da certidão de nascimento ou casamento. 
O diploma solicitado a partir de então, não será disponibilizado em formato físico de acordo com a determinação do MEC, (Exceto os que foram emitidos anteriormente e não foram retirados). A autenticidade do documento digital, pode ser confirmada na plataforma de consulta pública de documentos acadêmicos da instituição. A estimativa para emissão do documento é de 120 dias.

Diploma Graduação 2ª via

A solicitação deve ser feita através do e-mail craatendimento@pucminas.br, anexar cópia de identidade, cópia de certidão de nascimento ou casamento, carta de próprio punho, solicitando confecção da segunda via do diploma, por motivo de extravio da primeira (se for o caso). Não é disponibilizada via física do documento (determinação do MEC), o mesmo será disponibilizado apenas no formato digital, podendo ter sua veracidade confirmada, na plataforma de consulta pública de documentos acadêmicos. A estimativa para emissão do documento é de 90 dias.

Diploma - Mestrado e Doutorado (1ª via)

Para alunos de Mestrado e Doutorado, a secretaria do curso envia a documentação dos alunos (após a defesa da tese) para o CRA, a fim de confeccionar o diploma. Estima-se que o documento esteja disponível em até 60 dias úteis após o envio. O diploma será fornecido em formato digital. 

Diploma Mestrado e Doutorado (2ª via)

A solicitação deve ser feita por meio do e-mail craatendimento@pucminas.br. É necessário anexar uma cópia da identidade, uma cópia da certidão de nascimento ou casamento e uma carta de próprio punho, solicitando a confecção da segunda via do diploma devido ao extravio do original, se for o caso. Não será fornecida uma versão física do documento (conforme determinação do MEC); apenas a versão digital será disponibilizada, com uma estimativa de prazo de 60 dias úteis.

Certificado de Especialização (2ª via)

A solicitação da segunda via do certificado é feita por e-mail ao IEC (certificadoiec@pucminas.br) no caso de cursos presenciais. Para os cursos na modalidade EAD, a solicitação deve ser feita à PUC Minas Virtual pelo e-mail (ead.secpos@pucminas.br). O ex-aluno deve anexar ao pedido cópia da carteira de identidade, certidão de nascimento e/ou casamento, além de uma carta de próprio punho, solicitando a confecção da segunda via devido ao extravio da primeira via. Caso o certificado esteja danificado ou plastificado, o documento deverá ser entregue.
O prazo estabelecido para a emissão da segunda via é de 60 dias úteis.

Apostilamento de Diploma

Para diplomas físicos, o apostilamento deverá ser solicitado pessoalmente. No entanto, para diplomas digitais, não há apostilamento. Nesse caso, é necessário solicitar a confecção de uma segunda via do diploma, o qual será emitido em um prazo de 120 dias.
Alterações de informações contidas no Diploma de graduação podem ser feitas mediante a apresentação de um documento oficial comprobatório. Por exemplo, em casos de casamento, divórcio, correção de datas, entre outros.

Plano de estudos/programa das disciplinas cursadas/ementas

Os documentos são disponibilizados no SGA para alunos e egressos que ingressaram a partir do ano de 2002. Para aqueles que ingressaram antes dessa data, a solicitação deverá ser feita na secretaria acadêmica do respectivo curso.
Se você não se recorda das suas credenciais de acesso ao SGA, envie um e-mail para craatendimento@pucminas.br, anexando uma cópia da sua identidade e solicitando o login e senha de acesso.

Carteirinha Estudantil
A carteirinha estudantil não é disponibilizada em formato físico, sendo disponibilizada apenas no formato digital por meio do aplicativo Puc Mobile. Ao acessar o aplicativo, verifique se os seus dados estão corretos. Caso a carteirinha não esteja disponível, entre em contato através do e-mail craatendimento@pucminas.br para obter assistência.


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