Centro de Registros Acadêmicos - CRA

 

Coordenador: Michael Albino Andrade dos Santos

Atribuições
  • Preparar e registrar diplomas e certificados, no âmbito da graduação e da pós-graduação;
  • Realizar o controle acadêmico dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade;
  • Gerenciar e controlar o acesso ao sistema de gestão acadêmica;
  • Desenvolver treinamento e suporte às coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação e aos(às) secretários(as) acadêmicos(as) usuários(as) do sistema de gestão acadêmica;
  • Expedir documentos e certificados acadêmicos aos(às) alunos(as) e ex-alunos(as);
  • Prestar atendimento aos(às) usuários(as) demandantes de serviços acadêmicos;
  • Encaminhar as demandas acadêmicas aos setores competentes da Universidade;
  • Efetuar a implantação de currículos e alterações curriculares no sistema de gestão acadêmica;
  • Acompanhar em conjunto com o setor de tecnologia da informação os avanços e as inovações verificados em sistemas de gestão acadêmica;
  • Assessorar os órgãos de deliberação superior da Universidade nas questões relativas ao controle e registro acadêmicos;
  • Organizar, guardar e gerenciar o acervo acadêmico da Universidade;
  • Apoiar, quando demandado, os órgãos da Pró-reitoria de Graduação na execução de suas competências.


DOCUMENTOS E SERVIÇOS

Histórico Escolar

O Histórico Escolar pode ser obtido por alunos e ex-alunos diretamente pelo SGA Aluno (clique aqui). Para acessar, basta clicar nas opções “Serviços Acadêmicos”, “Emissão de Documentos” e “Histórico (Consulta)”, respectivamente. O documento é emitido com autenticação eletrônica e sua autenticidade pode ser verificada no Portal da Universidade, na seção de Consulta Pública de Documentos Acadêmicos (clique aqui).

Além disso, é possível solicitar o Histórico Escolar Digital com assinatura eletrônica ICP-Brasil, via CSC, também no SGA. Para tanto, basta clicar nas opções “Serviços Acadêmicos”, “Solicitação de Serviços” e “Abrir Chamado”, respectivamente. Feito isso, é só escolher o documento a ser solicitado na lista de opções. Importante: para alunos formados a partir de 2024, essa versão do Histórico não pode ser emitida durante o período de confecção da 1ª via do Diploma.

Ambas as versões do Histórico são consideradas oficiais e não estão disponíveis em formato físico, apenas digital, conforme o Art. 2º da Portaria MEC Nº 360, de 18 de maio de 2022.

Caso não se recorde de sua senha para acesso ao SGA, na página de login, basta fornecer seu número de matrícula, escolher a origem "Graduação" e clicar na opção "Esqueci minha senha" para recebê-la via e-mail.


Declaração de Matrícula

A declaração de matrícula está disponível no SGA para os alunos que estão regularmente matriculados no semestre atual, no momento da solicitação. Os critérios e opções para obter esse documento são os mesmos do Histórico Escolar (exceto para ex-aluno).

Declaração de conclusão de curso

Atualmente, a Declaração de Conclusão de Curso é emitida automaticamente em até 5 (cinco) dias úteis após a colação de grau. Após a emissão, o aluno recebe o link para download do documento via e-mail

Para ex-alunos, a solicitação deve ser feita pelo SGA Aluno, via CSC. A estimativa para emissão do documento é de até 5 dias úteis e ele será disponibilizado para download no SGA. Para egressos anteriores ao ano de 1983, a estimativa para emissão é de até 15 dias úteis. Conforme o Art. 2º da Portaria MEC Nº 360, de 18 de Maio de 2022, a declaração não é fornecida em formato físico.

Outras declarações

Declarações contendo informações como média acadêmica, percentual de conclusão do curso, previsão de formatura e outras informações além da regularidade da matrícula, podem ser solicitadas por meio do SGA Aluno, na opção “Serviços Acadêmicos”/”Solicitação de Documentos”.


Formulários Internacionais - Graduação

O aluno que precisar de um formulário internacional preenchido e chancelado pela PUC Minas, visando uma oportunidade de estudos ou trabalho no exterior, deverá fazer a solicitação via SGA Aluno. Para tanto, basta e clicar nas opções “Serviços Acadêmicos”, “Serviços de Registro Acadêmico”, “Graduação”, “Serviços” e “Solicitar Preenchimento de Formulário Internacional”, respectivamente.

As solicitações de preenchimento e assinatura de formulários internacionais são feitas exclusivamente via SGA Aluno. Não há recebimento dessas solicitações via e-mail.

Formulários Internacionais - Pós-graduação Lato Sensu

O aluno de especialização que precisar de um formulário internacional preenchido e chancelado pela PUC Minas, visando uma oportunidade de estudos ou trabalho no exterior, deverá fazer a solicitação via e-mail, pelo endereço atendimentoiec@pucminas.br.


Diploma de Graduação (1ª via)

Para os alunos que concluíram o curso e colaram grau a partir de dezembro de 2021, o diploma é emitido automaticamente em formato digital. A estimativa para a emissão do documento é de até 120 dias. O diploma será disponibilizado no SGA Aluno para download. Para acessar, basta clicar nas opções “Serviços Acadêmicos”, “Emissão de Documentos” e “Diploma Digital”, respectivamente.

Já para os egressos que concluíram o curso anterior ao prazo acima e nunca solicitaram ou retiraram o documento físico (emitido à época), é necessário fazer a solicitação pelo SGA Auno. É importante anexar uma cópia do Documento de Identidade e uma cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento. 

O diploma solicitado a partir de então, não será disponibilizado em formato físico de acordo com a determinação do MEC (exceto os que foram emitidos até dezembro de 2021 e não foram retirados). A autenticidade do documento digital pode ser confirmada na plataforma de Consulta Pública de Documentos Acadêmicos da Instituição. A estimativa para emissão do documento é de até 120 dias.

Diploma de Graduação (2ª via)

A solicitação deve ser feita por meio do SGA Aluno. Para tanto, deve-se anexar cópia do Documento de Identidade, cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento e carta de próprio punho, solicitando confecção da segunda via do diploma por motivo de extravio da primeira. Não é disponibilizada via física do documento (por determinação do MEC). Ele será disponibilizado apenas no formato digital, podendo ter sua veracidade confirmada, na plataforma de Consulta Pública de Documentos Acadêmicos. A estimativa para emissão do documento é de até 120 dias.

Caso a primeira via do diploma esteja danificada ou plastificada, deverá ser devolvida à PUC Minas para a retirada da segunda via.

Diploma de Mestrado e Doutorado (1ª via)

Após a defesa da dissertação ou tese, a Secretaria Acadêmica do curso envia a documentação dos alunos formandos diretamente para o Centro de Registros Acadêmicos, a fim de que seja confeccionado o diploma. Em geral, o documento é emitido em até 120 dias após o envio dessas informações. O diploma é fornecido em formato digital. Não é disponibilizada via física desse documento, em atendimento ao Art. 2° da Portaria MEC N° 360, de 18 de maio de 2022.

Diploma Mestrado e Doutorado (2ª via)

A solicitação deve ser feita para o Centro de Registros Acadêmicos via e-mail (contatos abaixo). É necessário anexar uma cópia do Documento de Identidade, uma cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento e uma carta de próprio punho, solicitando confecção da segunda via do diploma por motivo de extravio da primeira. Não é fornecida uma versão física do documento (conforme determinação do MEC); apenas a versão digital será disponibilizada, com uma estimativa de prazo de até 120 dias.

Caso a primeira via do diploma esteja danificada ou plastificada, deverá ser devolvida à PUC Minas para a retirada da segunda via.

Certificado de Especialização (2ª via)

A solicitação da segunda via do certificado é feita por e-mail ao Instituto de Educação Continuada da PUC Minas: certificadoiec@pucminas.br . O ex-aluno deve anexar ao pedido cópia da Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e/ou Casamento, além de uma carta de próprio punho, solicitando confecção da segunda via do diploma por motivo de extravio da primeira. Caso a primeira via do certificado esteja danificada ou plastificada, deverá ser devolvida à PUC Minas para a retirada da segunda via.
O prazo estabelecido para a emissão da segunda via é de até 120 dias úteis.

Apostilamento de Diploma

Para diplomas físicos, o apostilamento deverá ser solicitado pessoalmente. No entanto, para diplomas digitais, não há apostilamento. Nesse caso, é necessário solicitar a confecção de uma segunda via do diploma.

Alterações de informações contidas no Diploma de graduação podem ser feitas mediante a apresentação de um documento oficial comprobatório da mudança. Por exemplo, em casos de casamento, divórcio, correção de datas, entre outros.

Plano de estudos/programa das disciplinas cursadas/ementas

Os documentos são disponibilizados no SGA Alunos para alunos e egressos que ingressaram a partir do ano de 2002. Para aqueles que ingressaram antes dessa data, a solicitação deverá ser feita junto à Secretaria Acadêmica do respectivo curso.


Consulta Pública de Documentos Acadêmicos: clique aqui.


Carteirinha Estudantil

A carteirinha estudantil não é disponibilizada em formato físico, apenas em formato digital, por meio do aplicativo PUCMobile. Ao acessar o aplicativo, verifique se os dados estão corretos. Caso a carteirinha não esteja disponível, entre em contato via e-mail (contatos abaixo) para obter assistência.


Inclusão ou alteração de foto na Carteirinha Estudantil

A atualização de foto no sistema da Universidade é realizada por meio do Whatsapp Oficial da PUC Minas: (31) 3319-4444. Ao acessar, o aluno de graduação deve fornecer seu CPF. Ao ser identificado, deverá clicar na opção "Documentos Acadêmicos". Em seguida, deve clicar na opção "Incluir/alterar foto do cadastro" e seguir as instruções. 

Nesse caso, é de responsabilidade do aluno garantir a veracidade da foto enviada e sua conformidade com as regras e diretrizes estabelecidas pela Universidade. A não conformidade com as regras pode resultar na rejeição da foto e na necessidade de envio de uma nova imagem, o que pode atrasar processos administrativos.

Para utilizar essa funcionalidade, as informações de endereço e telefone do aluno/egresso devem estar atualizadas junto à Universidade. Caso seja necessária alguma atualização, basta acessar o SGA Aluno e clicar nas opções "Serviços Acadêmicos" e "Atualização Cadastral", respectivamente. Uma vez realizado o processo de atualização via Whatsapp, a foto é alterada nos sistemas da Universidade e na Carteirinha Estudantil Digital.


Para mais informações sobre matrícula, documentos acadêmicos e outros serviços, acesse o Portal do Aluno PUC Minas, clicando aqui.



Contatos do Centro de Registros Acadêmicos e Secretarias Acadêmicas: 

Campus Arcos: acadarcoscoord@pucminas.br 
Campus Barreiro: secbarreiro@pucminas.br 
Campus Betim: pucbetim@pucminas.br  
Campus Contagem: secreta@pucminas.br 
Campus Coração Eucarístico: craatendimento@pucminas.br 
Campus Lourdes (Praça da Liberdade): atendimento.lourdes@pucminas.br 
Campus Poços de Caldas: secad@pucpcaldas.br 
Campus São Gabriel: secretaria.sg@pucminas.br 
Campus Serro: secacadserro@pucminas.br 
Campus Uberlândia: craatendimento@pucminas.br 
PUC Minas Virtual: craatendimento@pucminas.br 




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