A PUC Minas está entre as oito melhores universidades privadas do país entre as 203 instituições de ensino superior avaliadas pelo Ranking Universitário Folha (RUF). Divulgado nesta segunda-feira, 13 de novembro, o ranking avaliou os 40 cursos com maior número de ingressantes no Brasil.
Entre as universidades privadas de todo o Brasil, a PUC Minas se posiciona como a 8ª melhor e ocupa a 2ª posição no indicador Mercado; a 5ª posição no indicador Inovação; e a 7ª posição no indicador Ensino. A Universidade também é a 5ª melhor, na avaliação do mercado, entre públicas e privadas. Neste indicador, subiu uma posição em relação à última avaliação do ranking, publicada em 2019.
Já entre as universidades privadas mineiras, a PUC Minas se destaca em todos os indicadores, sendo considerada a melhor de Minas Gerais. Considerando as IES públicas e privadas de MG, a Universidade é a 2ª melhor no indicador Mercado; 7ª melhor no indicador Inovação; a 10ª no indicador Ensino e a 13ª nos indicadores Pesquisa e Internacionalização.
Classificação dos cursos
Considerando as universidades públicas e privadas do Brasil, o Curso de Relações Internacionais ocupa a sétima posição. Na avaliação entre as instituições de ensino superior particulares, o Curso subiu sete posições desde a última realização do ranking e está agora na 2ª posição. Em Minas Gerais, o Curso também está em segundo lugar na classificação geral.
Também se destacam no ranking nacional: Psicologia (12º), Engenharia de Controle e Automação (14º), Arquitetura e Urbanismo (16º), Ciências Sociais (16º), Ciência da Computação (16º), Comunicação – Cinema e Audiovisual, Jornalismo e Relações Públicas (18º) e Fisioterapia (19º).
Entre as IES privadas regionais, se posicionam em 1º lugar: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Comunicação, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Psicologia. Em 2º lugar estão os Cursos de Direito, Engenharia Química, Matemática, Nutrição e Serviço Social. Em 3º lugar foi classificado o Curso de Medicina Veterinária. O Curso de Odontologia está posicionado em 4º lugar. Em 5ª posição estão os Cursos de Engenharia Civil e Medicina.
Entre as universidades particulares de todo o Brasil, o Curso de Geografia se destaca em 1º lugar. Na terceira posição, os Cursos de Biologia, Ciência da Computação e Psicologia. Na quarta posição os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica e Letras. Entre os cinco melhores do país, está o Curso de Fisioterapia.
Entre as universidades públicas e privadas de Minas Gerais, classificam-se em 2º lugar os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Economia, Enfermagem, Filosofia, Fisioterapia, Letras, Publicidade e Propaganda e Psicologia. Em terceira posição estão: Administração de Empresas, Biomedicina, Comunicação Social, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Geografia. Já os Cursos de Ciências Contábeis, Educação Física, História classificaram-se na 4ª posição. Na 5ª posição estão os Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Nutrição e Pedagogia.
Produzido pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012, o ranking é baseado em dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião do Datafolha e composto por cinco indicadores, cada um com seu respectivo peso: Pesquisa (42%), Ensino (32%), Mercado (18%), Internacionalização (4%) e Inovação (4%).
Mercado de trabalho
Os cursos da PUC Minas também se destacam nacionalmente no indicador Avaliação do Mercado do ranking, calculado pela menção das instituições nos questionários com empregadores e professores feitos pelo Datafolha nas últimas três avaliações.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo figura na primeira posição, com nota 36,00, ao lado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Os Cursos de Economia, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e Relações Internacionais ocupam a segunda posição neste indicador.
Já os Cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Psicologia estão na terceira posição considerando suas notas neste indicador.