A PUC Minas se destaca pelo terceiro ano consecutivo no quesito Empregabilidade no ranking global de universidades elaborado pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS).
Mantendo também a posição na classificação geral de Instituições de Ensino Superior (IES) na edição de 2025, a PUC Minas se aproxima da média mundial (30.7) alcançando 27.5 pontos no quesito que avalia, anualmente, a reputação dos profissionais formados pela instituição junto a empregadores nacionais e internacionais, assim como o impacto desses profissionais em suas respectivas áreas de atuação.
Entre as 35 universidades brasileiras consideradas, a Universidade de São Paulo (USP) permanece na primeira posição com 61.7 pontos totais, colocada na 92ª posição global. A Universidade de Buenos Aires (UBA), no entanto, ultrapassou a USP desde o último ano e lidera a classificação na América Latina. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, com a pontuação de 100, lidera essa que é a maior edição do ranking desde a sua criação.
A avaliação geral das mais de 1.500 Instituições em 105 diferentes localidades do mundo foi baseada nos seguintes critérios: Reputação acadêmica, Citações por membro do corpo docente (avalia a qualidade da pesquisa universitária com uma métrica de citação por corpo docente a partir de dados da plataforma Scopus), Reputação junto aos empregadores, Empregabilidade, Número de estudantes por membro do corpo docente, Professores internacionais, Rede de pesquisa internacional, Estudantes internacionais e Sustentabilidade.
Destes critérios, a PUC Minas se destacou, sobretudo, no critério Reputação acadêmica, que considera o grau de titulação do corpo docente, composto, majoritariamente, por doutores, e se mantém, por mais uma edição, a única IES privada de Minas Gerais colocada na classificação. O percentual obtido neste critério (39,4%) contribuiu significativamente para a pontuação final da Universidade.
Entre as Instituições nacionais melhor posicionadas a partir do critério que avalia a Reputação junto aos empregadores e a Empregabilidade, a taxa de profissionais egressos da PUC Minas inseridos no mercado de trabalho, em um intervalo de um ano após a formatura, chega a 86%.