O Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas (PPGCOM) iniciou na segunda-feira, 11 de agosto, as comemorações por seus 18 anos de trajetória acadêmica, em um momento histórico marcado pela abertura oficial do curso de doutorado. A solenidade, realizada no Prédio 13 do Campus Coração Eucarístico, reuniu docentes, discentes, egressos e convidados, abrindo três dias de programação com debates, palestras e encontros de pesquisa.
Na mesa de abertura, o coordenador do PPGCOM, Prof. Dr. Conrado Moreira Mendes, destacou a importância da data e a consolidação do programa no cenário nacional. "Comemorar um aniversário é celebrar o que já construímos e renovar a confiança no que ainda está por vir. Hoje celebramos 18 anos do PPGCOM, uma trajetória marcada por conquistas acadêmicas e, agora, fortalecida com o início do nosso curso de doutorado", afirmou.
O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, Prof. Dr. Martinho Campolina Rebello Horta, ressaltou que a nova etapa do programa é fruto de um esforço coletivo. "O que a gente colhe aqui hoje não é por acaso. É fruto do trabalho de professores, alunos, do corpo técnico-administrativo e da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). Ter um programa com nível de doutorado é algo muito especial e abre novas possibilidades para a FCA e para a pesquisa em Comunicação", disse.
O momento também foi marcado por uma homenagem à Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira, referência nacional e internacional na área da Comunicação Organizacional. A docente, presente desde a primeira turma do PPGCOM em 2007, foi lembrada por seu papel decisivo na criação e consolidação do programa, além de sua atuação à frente da Faculdade de Comunicação e Artes. "Sua trajetória é digna da mais profunda admiração. É uma pessoa generosa e inspiradora, cuja presença é motivo de honra para o PPGCOM", destacou o professor Conrado.
Encerrando a programação do dia, o Prof. Dr. Bruno Souza Leal (UFMG) ministrou a aula inaugural Desafios e caminhos da pesquisa em Comunicação. Em sua fala, abordou a trajetória da área, os dois grandes eixos de formação (sociedade e semiótica), a diversidade de fenômenos estudados, os desafios do sistema de pós-graduação, a importância da reflexão metodológica e a contribuição pública da pesquisa.
A programação comemorativa segue nesta terça e quinta-feira, dias 12 e 14 de agosto, respectivamente, com mesas-redondas, encontros de pesquisa, apresentações no III Encontro de Diálogos Discentes e, no encerramento, a conferência Quem precisa de métodos digitais?, com o Prof. Dr. Elias Bitencourt (UNEB).