Aconteceu na noite desta terça-feira, 29 de outubro, no auditório Liberdade, a solenidade de abertura do Mosaico 24, evento promovido pela PUC Minas Lourdes com objetivo reunir uma agenda de ações sociais, trabalhos acadêmicos de pesquisa e de extensão, ações culturais e debates sobre inovação. O evento tem o objetivo de reforçar a importância do desenvolvimento de projetos no âmbito da PUC Minas que aliam práticas acadêmicas de pesquisa e extensão aos desafios contemporâneos. Nesta edição, a temática central abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), um conjunto de 17 metas globais estabelecidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) para enfrentar os maiores desafios da humanidade.
As atividades da noite foram iniciadas com a apresentação Degustação Musical: Inovação, Impacto e Legado na Arte conduzida por Werner Silveira, músico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e idealizador e maestro da Orquestra Ovo. Abordando a transformação da história da educação musical a partir do metrônomo, objeto criado em 1812 que controla as batidas por minuto na música, Silveira falou sobre inovação e legado. "Atualmente, muitos músicos não consideram o princípio do andamento, da natureza e do estado de ânimo, e se esquecem que a música e a arte são muito mais do que isso. Música e arte são uma interpretação, uma leitura e visão de mundo, e a gente pode se aproveitar muito delas como aprendizado", explicou o maestro.
A apresentação que integra arte, gestão, filosofia e educação, proporcionando uma abordagem inovadora de aprendizado e impacto para a academia, estará disponível, em breve, no canal PUC Minas Lourdes no YouTube.
Confira a cobertura fotográfica:
Gruta do Maquiné: patrimônio espeleológico brasileiro
Na sequência, aconteceu o lançamento do livro Gruta do Maquiné 190 anos: um ícone do patrimônio espeleológico brasileiro, organizado por Luciano Faria e pelo Prof. Dr. Antoniel Fernandes, docente dos Departamentos de Biologia e Geografia da PUC Minas. A publicação é fruto do trabalho do Opilião Grupo de Estudos Espeleológicos, que contou com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da plataforma Semente, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF-Sisema).
O Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Lourdes, professor Lúcio Mauro Pereira, ressaltou a união da essência da vida acadêmica pelo evento: a pesquisa, que contribui para o conhecimento acumulado historicamente, e a extensão, que faz os resultados chegarem até a sociedade. "O Mosaico é o momento que reúne tudo isso com cultura e inovação, então a melhor palavra que poderia trazer para hoje é celebração, é uma luz à ciência, ao ensino", reforçou.
Representando o Pró-reitor de Graduação, professor Eugênio Batista Leite, o Diretor Acadêmico do Campus Lourdes, Prof. Dr. Marcos Arrais, informou que o livro é um importante marco para o evento. Segundo ele, o Mosaico é conectado à Missão Institucional de transformar vidas com uma educação ética, humanística e solidária. "Está no nosso plano de desenvolvimento institucional que até 2026 vamos trabalhar ativamente os ODSs em todos os eixos transversais da formação", disse.
Para a Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Resende, o Mosaico é o momento de sair das cadeiras do saber e experimentar outros olhares. "Momentos como esse são para a gente fazer pausa para pensar, para encontrar, e nos dar a honra de fazer parte dessa dança de saberes, de ritmos, de cores, que estão movidos pela esperança de que em algum esse jeito singular faça o nosso coração bater diferençado e, talvez, em um desses momentos, a encruzilhada das nossas vidas possa tecer novos sentidos que vão nos levar para a outra margem. Estamos em uma travessia importante e esse evento foi pensado para nos ajudar nisso", recitou.
Representando o Pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, Prof. Dr. Sérgio Hanriot, o Diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Prof. Dr. Alexandre Diniz, destacou que o evento trabalha com as dimensões que são muito importantes para a Universidade. "Não só na perspectiva da pesquisa e da extensão, mas da cultura e da inovação, esses são valores muito importantes que estão sendo celebrados aqui", afirmou. Ele pontuou que a pesquisa não pode ficar concentrada somente nos programas de pós-graduação, mas que ela deve estar presente também em outros âmbitos da Instituição.
A Coordenadora da plataforma Semente, Renata Fonseca Guimarães, representou o MPMG na solenidade e explicou que a plataforma é um banco de projetos que possibilita a contemplação e a destinação de medidas compensatórias para diversos projetos executados dentro de Minas Gerais. "Temos muito orgulho de ter o livro dentro da plataforma porque é um grande patrimônio do país", concluiu a bióloga e especialista em gestão de projetos, que é egressa da PUC Minas.
As atividades do Mosaico 24 prosseguem no Campus até o dia 31 e em calendário especial. Acesse a programação completa e a mostra de trabalhos de extensão no site lourdes.pucminas.br/mosaico.