
Primeiro em sua categoria instalado no hemisfério sul e o primeiro no mundo implantado em uma universidade, o SIMCenter, Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular, o primeiro centro desse tipo na América Latina, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 18 de outubro, no prédio 10 do Campus Coração Eucarístico. O SIMCenter é fruto de parceria entre a PUC Minas e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com investimentos resultantes da política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A solenidade contou com a presença, entre várias autoridades da PUC Minas, da FCA e de empresas e órgãos públicos, do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; do pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas, professor Sérgio de Morais Hanriot; do diretor do Instituto Politécnico (Ipuc) da PUC Minas, professor Attenister Tarcísio Rego; de Claudio Demaria, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA; e de Gustavo Costa, supervisor de Análise Virtual de Engenharia de Chassis da FCA.

"Esta manhã ficará registrada na memória da PUC Minas", destacou Dom Joaquim Mol em referência à associação das duas marcas, que têm distinta especialidade, de braços dados para promover certo tipo de desenvolvimento importante para a sociedade brasileira e para todo o mundo, como pontuou o reitor. "Este é um momento muito especial, porque a Universidade, se associando a um grande grupo como a Fiat, para mais um projeto de grande importância, pode fazer aquilo que lhe é próprio, que é produzir conhecimento, colocando-o a serviço de todo o conjunto da sociedade", observou. Dom Mol destacou que a Fiat é parceira há décadas da Universidade, empresa que reconhece na PUC Minas uma instituição ágil e competente, e a PUC Minas que reconhece na Fiat uma instituição extremamente séria, que sabe fazer muito bem o que é próprio de seu negócio.
Em entrevista aos jornalistas, o pró-reitor Sérgio Hanriot destacou que a inauguração do Centro de Dinâmica Veicular coroa parceria da PUC Minas com a Fiat existente há 25 anos. "Vários projetos já foram desenvolvidos, vários laboratórios foram implementados em parceria com a Fiat Chrysler. Podemos citar um ótimo laboratório na parte de energias renováveis de biocombustíveis e este laboratório na parte de dinâmica veicular", disse o pró-reitor.
Ele destacou que a inauguração do Centro se insere no desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares junto ao PUC TEC, parque tecnológico da PUC Minas que a Universidade começa a implementar e que tem o objetivo de consolidar as iniciativas de inovação da Universidade, estreitando parcerias com órgãos de fomento e o desenvolvimento de projetos conjuntos com empresas públicas e privadas. No Centro, observou o pró-reitor, haverá a atuação de vários cursos da Universidade, como Engenharias, Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, entre outros, no desenvolvimento de pesquisas que envolvam interação homem-máquina. "A importância da parceria universidade-indústria-governo é, primeiro, formar pessoas e, depois, gerar riqueza para o país", disse o pró-reitor em referência à chamada tríplice hélice, de parcerias entre esses segmentos da sociedade.

Para Claudio Demaria, no dia de hoje foi inaugurado o que há de mais avançado na simulação de veículos. Ele enfatizou que o SIMCenter abrirá fronteiras na dinâmica veicular, um espaço aberto à comunidade acadêmica, sendo a PUC Minas o melhor ambiente para se explorar essa parceria, com experimentações das mais diversas no ambiente de simulação veicular. Ele destacou que com o SIMCenter será possível testar um protótipo, mudando-se a maneira de pensar o desenvolvimento da tecnologia dos veículos. "O futuro da indústria automobolística é também trazer soluções para a mobilidade", disse Claudio Demaria, em referência ao objetivo do SIMCenter de gerar inovações e pesquisas com foco na segurança de veículos, pessoas e sistemas viários.
Ex-aluno da PUC Minas, Gustavo Costa classificou o simulador de "sensacional", sendo a inauguração do Centro mais um passo para o desenvolvimento de veículos. "Com o SIMCenter damos um salto para o estado da arte da simulação veicular", pontuou. Ele destacou que o Centro opera um sistema misto, no qual, dentro do cockpit, há os modelos internos que simulam os componentes do veículo; e uma sala de controle, dotada de sistema de telemetria que informa os dados da simulação do que está acontecendo em tempo real, como motor, freios, embreagem, entre outros componentes do veículo. Também por meio da telemetria, monitora-se para onde o motorista na simulação está olhando, o que permite o desenvolvimento de estudos sobre o comportamento dos motoristas ao dirigir, podendo-se na simulação pilotar em qualquer pista do mundo. "Aqui no SIMCenter novas profissões serão criadas, por exemplo, engenharia em dinâmica veicular", disse o supervisor de Análise Virtual de Engenharia de Chassis da FCA, linha de pesquisa em dinâmica veicular que já é oferecida no Mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade.
O sistema é formado por uma plataforma que realiza todos os movimentos de um veículo real através de nove atuadores; um cockpit equipado com sistema de áudio que reproduz os sons do motor e as reações dos pneus com o piso; e uma tela curva com ângulo de visão de 230°. Os movimentos do cockpit são integrados às imagens da tela e alinhados com os comandos realizados pelo motorista, guiados em tempo real pelos instrumentos da sala de controle.

Universidade-empresa-governo
Em entrevista à PUC Minas, a consultora da área de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Elza Fernandes de Araújo, que atuou por seis anos como assessora de inovação da Diretoria de Ciência e Inovação da agência de fomento, disse que a inauguração do SIMCenter atesta a presença de uma grande universidade e de uma grande empresa, sendo sempre importante, como é o caso, a atuação do governo para promover avanços científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para o desenvolvimento do país. "No SIMCenter serão desenvolvidos vários projetos que esperamos ter a Fapemig como parceira. É papel da Fapemig fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico e também fomentar a formação de profissionais, na formação de talentos, para que possam competir gerando inovação", observou.
Ela disse que é de extrema importância a parceria universidade-empresa-governo, quando se junta o conhecimento gerado nas universidades com as empresas, onde a inovação ocorre, e investimentos do governo, sendo tudo isso o que move a inovação.
Assessoria de Imprensa PUC Minas