A Faculdade de Comunicação e Artes, por meio do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, promoverá, entre os dias 4 e 7 de novembro, o XI Colóquio de Cinema e Arte da América Latina (Cocaal) com o tema Imagens da Contraconquista.
As submissões dos trabalhos podem ser em três modalidades: sessões temáticas, mesas pré-constituídas e comunicações livres. Serão aceitos trabalhos em português e espanhol até o dia 15 de junho. As propostas não precisam, necessariamente, se alinharem à temática desta edição do evento. A divulgação das propostas aprovadas acontecerá até o dia 20 de julho.
Acesse o site do evento www.cocaal.com ou o perfil no Instagram @coloquiococaal para informações sobre o calendário das atividades e valores de taxas de inscrições. Dúvidas serão respondidas por meio do e-mail: coloquiococaal@gmail.com.
Nesta edição, o tema Imagens da Contraconquista é um convite a explorar as diversas manifestações da arte e do cinema latino-americanos, sob a perspectiva decolonial através da qual os processos estéticos são considerados essenciais no entendimento e na ressignificação da história dos diferentes povos e culturas da América Latina. Tal como o historiador da arte suíço, Heinrich Wölfflin, sustentou ser o barroco europeu, a arte da Contrarreforma, ao poeta e escritor cubano, José Lezama Lima, coube apontar o barroco latino-americano como a arte da Contraconquista. Uma rebelião expressiva ocorrida no âmbito da arte colonial, identificada nas obras dos artistas mestiços, o indígena peruano José Kondori e o negro brasileiro Antônio Francisco de Lisboa, como reações autênticas da arte latino-americana contra o colonialismo europeu.