Nos dias 18 e 19 de setembro, a PUC Minas será palco do I Colóquio Feminicídio à brasileira: reverberações coloniais e do IX Simpósio do GT Psicanálise, Política e Clínica da ANPEPP, um evento científico interdisciplinar que articula reflexões entre Psicanálise, saúde mental e perspectiva decolonial.
Com uma programação dividida em dois dias, o evento busca analisar as reverberações coloniais da violência no Brasil, em especial a violência de gênero, a partir de marcadores interseccionais de classe, raça, etnia e gênero, promovendo a construção de saberes de forma horizontal e crítica.
O primeiro dia será dedicado à apresentação dos resultados da pesquisa Feminicídio à brasileira: heranças coloniais, reverberações estruturais, iniciada em 2023. O estudo investiga como os legados coloniais ainda estruturam a dinâmica da violência contra as mulheres no Brasil contemporâneo, especialmente nos contextos das políticas públicas e dos discursos institucionais sobre o feminicídio.
Já o segundo dia marca a celebração dos 20 anos de atuação do GT Psicanálise, Política e Clínica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), reconhecido por sua contribuição à produção de pesquisas científicas com foco em inovação clínica e impacto social. O grupo conecta pesquisadores de diversas instituições públicas e privadas de todo o país, além de profissionais das políticas públicas, do Terceiro Setor e estudantes de graduação e pós-graduação.
A participação é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas por meio do site do evento, onde também pode ser encontrada a programação completa.