search
 

​​​​Plano Permanente de Capacitação de Docentes​

 

A PUC Minas é uma das poucas universidades brasileiras não-públicas que possui um plano permanente de capacitação docente. Esse Programa, criado há mais de 15 anos quando poucas instituições de ensino superior não estatais manifestavam sua preocupação com a titulação de seu corpo docente, tem a finalidade de incentivar a titulação de seus professores. Este incentivo dá-se por intermédio do pagamento de horas-aula e liberação de carga horária para os docentes que estiverem regularmente matriculados em Programas de Pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes, quando no país; ou em instituições de renomada excelência acadêmica, quando no exterior.

Esse auxílio se dá de duas formas. Para o nível de Mestrado, há liberação de carga horária durante três semestres; e, para o nível de Doutorado, durante seis semestres em média. Após esse período, aprovados os relatórios semestrais e conforme o desenvolvimento apresentado pelo professor em seu programa de estudos, há a liberação de mais um período, denominado “aceleração de tese”, com o intuito de concluir a titulação. Ao adentrar o PPCD, o professor assina um termo de compromisso de retorno e permanência na instituição, no mínimo pelo dobro do tempo de liberação.

Nos seus primeiros anos de existência, a concentração desse auxílio dava-se, precipuamente e atendendo à demanda, em nível de Mestrado. Nos últimos quatro anos, refletindo o próprio esforço da instituição e consoante a tendência nacional, os novos auxílios vêm se dando quase que exclusivamente em nível de Doutorado, seja no país ou no exterior. Cabe registrar que esse Programa, ladeado pela política de fixação de titulados através da consolidação de grupos de pesquisa e consequente criação de programas próprios de pós-graduação stricto sensu, é um dos pilares da política docente adotada pela PUC Minas por meio de sua Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação.

Ao analisarmos a evolução do programa pelos gráficos a seguir, verifica-se que a partir de 1994, há uma elevação continuada das horas liberadas para titulação. Podemos verificar também que, a partir de 1997, o número de horas liberadas para o nível de doutorado já suplanta o nível de mestrado, sendo esta uma tendência nacional.

                                   IMA_DSC_GRAND20041206103125.jpg                                                  ​          IMA_DSC_GRAND20041206103146.jpg

​​ ​​​ ​
Voltar

Acesse as redes sociais.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.