04/07/2024 09:00
A Pró-reitoria de Infraestrutura e Logística da PUC Minas vai aderir à padronização de todos os serviços prestados à comunidade acadêmica pela área de Logística com base nas diretrizes preconizadas pelo selo de qualidade internacional ISO 9001.
A adequação e criação de processos garantirá a padronização dos serviços oferecidos pela Universidade, com foco na atuação da equipe interna e na qualidade dos Procedimentos. A implantação das normas de qualidade ISO 9001 começou pelo setor de Logística da Universidade em setembro de 2023 e deverá ser concluída em até 15 meses.
De acordo com o Pró-reitor de Logística e Infraestrutura da PUC Minas, professor Rômulo Albertini, a primeira etapa de diagnóstico e adequação às normas foi bem sucedida e a próxima, que consiste na implantação dos novos processos, começará em breve. "Após o setor de Logística, a área de Projetos, Engenharia e Manutenção Civil passarão pelas adequações", afirma o Pró-reitor, idealizador da iniciativa com o objetivo de garantir excelência nos serviços prestados no Campus Coração Eucarístico.
Será criada uma comissão de auditoria interna para fiscalizar as situações de não conformidade com a normatização e garantir a melhoria contínua dos serviços prestados pelos setores, cujos responsáveis passarão por treinamento de interpretação das normas técnicas.
A Pró-reitoria de Infraestrutura promoverá, no segundo semestre, um seminário direcionado aos funcionários que abordará questões de liderança e gestão de equipes e análise e ferramentas de qualidade.
Sobre o ISO 9001
Fundada em 1947, a organização não-governamental International Organization for Standardization promove a normatização de produtos e serviços e está presente em mais de 189 países e tem sede em Genebra, na Suíça.
A expressão ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações.
Estas normas estabelecem requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a capacitação dos funcionários, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, em processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.