20 anos do MiniONU: evento reunirá 1,2 mil estudantes do ensino médio

A 20ª edição do MiniONU, maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina, acontecerá de 12 a 15 de outubro, no Campus Coração Eucarístico, e reunirá 1,2 mil estudantes de 80 escolas de quase todas as regiões do Brasil. O número de participantes é 20% maior do que no ano passado. Confira a programação completa pelo link.

A conferência de abertura, sobre educação, será a partir das 18h30, no estacionamento em frente ao Teatro João Paulo II, a ser ministrada pela docente Gina Vieira Ponte, professora da educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. De acordo com a secretária-geral desta edição do MiniONU, a aluna Marcela Nichthauser, do 7º período manhã do Campus Coração Eucarístico, a docente tem projeto para educação de jovens, a partir do diálogo com trabalhos de mulheres que inspiram gerações futuras.

O MiniONU tem como objetivo levar temas globais aos alunos do ensino médio. Estudantes da PUC Minas também participam do evento: 250 alunos de Relações Internacionais, do Campus Coração Eucarístico e Praça da Liberdade, são responsáveis pela pela organização do evento e produção acadêmica que orienta os delegados (os alunos do ensino médio) a estudarem para a simulação. Os de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) atuam no Comitê Internacional de Imprensa e ficam responsáveis pela cobertura das atividades, publicando-os no Primal Times, jornal impresso e em redes sociais digitais. Nove estudantes de Psicologia são responsáveis pela seleção dos voluntários do Curso de Relações Internacionais para o evento e também dão apoio psicológico aos alunos do ensino médio e professores das escolas participantes. E os de Serviço Social são responsáveis pelo apoio pedagógico e são elo entre os professores do ensino médio e os comitês.

Outras informações pelo minionu.com.br.

O MiniONU

O MiniONU insere-se no conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo o mundo. É um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado. Através do engajamento de estudantes do curso de Relações Internacionais, formam-se comitês (ambiente de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional) que serão palco de discussões de temas relevantes da agenda internacional. Cada comitê procura reproduzir o que acontece na realidade. Os alunos do ensino médio transformam-se em delegados que defendem interesses do ator a ele atribuído. Para isso, passam por um período de preparação em suas escolas, sob supervisão de professores.

Durante o evento, os delegados, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e criam consensos para os temas em questão. Estarão à prova não somente os conhecimentos, mas a capacidade de relacionamento, diálogo e gerência do imprevisto. O MiniONU, ao adotar tais características, contribui para a ampliação das fronteiras do conhecimento, diferenciando-o não apenas dos demais modelos, mas sendo reconhecido por fazer a diferença na vida de milhares de jovens brasileiros.

O projeto MiniONU foi desenvolvido por alunos do Curso de Relações Internacionais juntamente com o corpo docente. Tendo como principais objetivos difundir os princípios das Nações Unidas, buscar soluções coletivas para problemas mundiais, criar líderes e cidadãos conscientes da realidade atual, ampliar a cultura de modelos no Brasil e preparar os participantes para o convívio com as diferenças de um mundo sem fronteiras, através do estudo da cultura e política de outros países representados.

O primeiro MiniONU foi realizado em 2000, no Campus Coração Eucarístico, e recebeu mais de 200 estudantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Como o evento foi considerado um sucesso, superando as expectativas iniciais devido à rápida adesão dos estudantes e das escolas, em 2001 foi organizada a segunda edição, que contou com a participação de mais de 500 estudantes de mais de 40 escolas da RMBH, interior de Minas Gerais, além do Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.


 

 

Departamento de História promove lives: Produção e Escrita da Históriahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/eventos/Paginas/1Departamento-de-História-promove-lives-Produção-e-Escrita-da-História.aspxDepartamento de História promove lives: Produção e Escrita da História19/05/2020 11:00:0022/05/2020 03:05:0020/06/2020 02:55:00Não
Arquitetura e Urbanismo: Conferências virtuaishttps://www.pucminas.br/unidade/praca-da-liberdade/sala-imprensa/eventos/Paginas/Arquitetura-e-Urbanismo-Conferências-virtuais8.aspxArquitetura e Urbanismo: Conferências virtuais26/05/2020 16:00:0008/06/2020 03:00:0009/06/2020 02:00:00Não
PUC Carreiras: live Mercado e Carreirahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/eventos/Paginas/PUC-Carreiras-Mercado-.aspxPUC Carreiras: live Mercado e Carreira04/06/2020 04:00:0008/06/2020 03:05:0009/06/2020 02:00:00Não
Live Diálogos sobre Família e Escola no Contexto da Pandemiahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/eventos/Paginas/Live-Diálogos-sobre-Família-e-Escola-no-Contexto-da-Pandemia.aspxLive Diálogos sobre Família e Escola no Contexto da Pandemia05/06/2020 13:00:0009/06/2020 03:05:0010/06/2020 02:55:00Não
Icei Talks: O Fabuloso Mercado de Jogoshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/eventos/Paginas/Icei-Talks-O-Fabuloso-Mercado-de-Jogos.aspxIcei Talks: O Fabuloso Mercado de Jogos03/06/2020 11:00:0010/06/2020 03:05:0011/06/2020 02:55:00Não
PUC Carreiras: webnário sobre gestão de tempo e produtividadehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/eventos/Paginas/gestão-do-tempo-e-produtividade.aspxPUC Carreiras: webnário sobre gestão de tempo e produtividade24/04/2020 19:00:0017/06/2020 21:00:0017/06/2020 22:00:00Não
PUC Carreiras: webnário sobre estágio e trabalho voluntáriohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/eventos/Paginas/estágio-e-trabalho-voluntário.aspxPUC Carreiras: webnário sobre estágio e trabalho voluntário24/04/2020 19:00:0022/07/2020 21:00:0022/07/2020 22:00:00Não