​O Brasil vive tempos de crescimento do acesso à educação superior. Milhões de pessoas se graduaram e se especializaram no país e, consequentemente, a concorrência no mercado de trabalho também ficou maior. Hoje, não basta apenas ser graduado e conhecer os conteúdos pertinentes à sua área de conhecimento. Você precisa desenvolver as competências e habilidades que o mercado procura.

Sabendo disso, a PUC Minas acompanha as tendências mais atuais na área da educação e, com sua expertise de 18 anos de trabalho com educação a distância, implantou as disciplinas semipresenciais. Nessas disciplinas, o aluno é acompanhado de perto por professores presenciais e virtuais, comprometidos com uma aprendizagem significativa, focada no desenvolvimento de competências que o diferenciarão no mercado de trabalho.

A disciplina semipresencial acontece em dois espaços importantes de aprendizagem: a sala de aula presencial e o espaço virtual de aprendizagem. Na PUC Minas, uma parte da carga horária da disciplina acontece no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a outra na sala de aula presencial.

No AVA, o aluno tem acesso a todo o material didático necessário para o desenvolvimento da disciplina, que foi preparado pelo professor virtual, podendo ser: videoaulas, áudios, textos, atividades, entre outros, e encontra ferramentas de interação com o docente e com seus colegas de turma.

Na parte presencial da disciplina, em sala de aula, o discente terá a oportunidade de realizar atividades práticas, sustentadas no material didático preparado pelos professores, e participar de importantes reflexões. Os encontros presenciais acontecerão na Unidade ou campus onde o aluno solicitou a matrícula.

Essa estratégia de aprendizagem, que se apoia no espaço virtual e nos encontros presenciais, pretende aproveitar o que há de melhor nos dois espaços. Do ensino a distância, o aluno tem o benefício de poder se valer de todas as possibilidades criadas pelas novas tecnologias de comunicação via internet, como a flexibilidade para estudar onde, quando e quantas vezes quiser. Já o ensino presencial permite a comunicação direta entre alunos, professores e colegas de turma, a troca de experiências – o que estimula o prosseguimento das discussões iniciadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e a aplicação teórica.

Preparamos algumas perguntas e respostas que ajudarão você a entender mais sobre essa nova modalidade. Confira aqui.