O que é a PUC Minas Virtual​

 

História

O Núcleo de Educação a Distância da PUC Minas foi criado pela Portaria da Reitoria nº 035/99, de 20 de agosto de 1999. Em 04 de agosto de 2000, a Portaria foi submetida ao Conselho Universitário, que a aprovou através da Resolução nº 06/2000. Estruturalmente, a PUC Minas Virtual segue as diretrizes da Pró-reitoria de Graduação e da Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação, podendo sua atuação atingir todas as unidades, núcleos e Campi da PUC Minas.
A missão conferida pela Universidade à Diretoria de Ensino a Distância, mais conhecida pelo nome de PUC Minas Virtual, foi a de ser um setor de suporte pedagógico e tecnológico aos projetos de educação a distância. Com essa finalidade, a partir de setembro de 1999, iniciou-se a constituição de uma equipe interdisciplinar, composta fundamentalmente de profissionais para produção e criação de material multimídia e em informática, comunicadores com experiência em televisão e pedagogos e educadores com larga e sólida experiência em ensino superior, além do indispensável apoio administrativo.
A equipe procurou desde o início, e procura sempre, inteirar-se dessa modalidade de educação, seja no Brasil ou no exterior. A partir desses estudos, são propostos os cursos, sempre buscando atender às demandas sociais e do mercado de trabalho. 
Passados 19 anos da implantação, a PUC Minas Virtual acumula uma experiência sólida. Fundamenta sua ação em uma metodologia que alia as inovações tecnológicas na área da comunicação e informação a uma orientação pedagógica e didática adaptada a essas novas ferramentas de difusão do conhecimento. Convicta de que esse é um processo importante e irreversível de flexibilização e democratização do ensino, a PUC Minas está investindo largamente recursos próprios para que o ensino a distância por ela praticado tenha a marca de qualidade que caracteriza todas as suas atividades.