O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Odontologia da PUC Minas é uma atividade obrigatória, conforme propõe o Art. 12 das DCN (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002) e as Normas Acadêmicas da PUC Minas (PUC Minas, 2018).
O TCC compreende a elaboração de um artigo científico nas modalidades: (i) revisão de literatura, (ii) estudo de caso e (iii) estudo clínico ou laboratorial. As temáticas do TCC devem refletir as experiências vivenciadas ao longo do curso nos diversos espaços de formação: estágios, iniciação cientifica, clínicas de extensão e Clínicas Integradas. Este trabalho é elaborado ao longo dos dois últimos períodos do curso nas Disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) e Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II), sob orientação de um ou mais docentes, sendo desenvolvido de forma individual ou em dupla.
A escolha dos temas e do professor orientador, a elaboração do projeto, a pesquisa bibliográfica para o referencial teórico e a definição dos objetivos ocorrem na disciplina de TCC I, que possui carga horária de 26 horas-aula e é ofertada no penúltimo período do curso, tanto no horário integral quanto no noturno. Quando necessário, o projeto é enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da PUC Minas. O material de apoio e as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos estão disponibilizados no Portal da Biblioteca e no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). Os alunos são avaliados no TCC I pelo professor da disciplina quanto à realização das atividades descritas acima.
A elaboração do artigo científico e a apresentação oral dos trabalhos ocorrem na disciplina de TCC II, que possui carga horária de 60 horas-aula e é ofertada no último período do curso para os dois turnos. O TCC é apresentado para o professor da disciplina, professor orientador, alunos e convidados. O trabalho é entregue na forma digital de acordo com as normas do periódico científico escolhido para submissão. A avaliação do aluno no TCC II é realizada pelo professor orientador e pelo professor da disciplina, cada um distribuindo 50 pontos, tendo como nota final a somatória das duas notas. Os alunos são avaliados quanto ao envolvimento na elaboração do trabalho, cumprimento dos prazos definidos para entrega dos relatórios e realização das atividades propostas, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, qualidade do texto e da apresentação, domínio do conteúdo, por meio dos relatórios, da apresentação e do artigo produzido.
Os orientadores de TCC têm por princípio o incentivo à apresentação dos trabalhos em eventos científicos e sua publicação em periódicos científicos.
Os trabalhos ficam armazenados no Repositório da Produção Acadêmica da PUC Minas que tem por objetivo armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto à produção acadêmica Institucional. Para tanto, há um manual, disponibilizado na página da biblioteca, que tem como objetivo orientar alunos e professores da PUC Minas sobre o sistema de postagem para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), utilizando o sistema de gerenciamento de bibliotecas Pergamum.
A ferramenta de postagem do TCC possibilita o gerenciamento virtual do conteúdo, a partir da submissão do trabalho pelo aluno no ambiente que será acessado pelo professor para orientação e avaliação do documento, disponibilizando seus conteúdos para consulta e download por meio do catálogo on-line da biblioteca, a partir de critérios pré-estabelecidos pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em consonância com os cursos de graduação presencial e à distância ofertados pela PUC Minas.
Todas as atividades e procedimentos relacionados à postagem, orientação, aprovação e disponibilização do TCC na web, são orientadas pelo professor da disciplina. Estes procedimentos indicam os prazos, os responsáveis pelas atividades e os documentos envolvidos em cada processo, bem como as orientações e modelos de normalização adotados pela PUC Minas. Desta forma, espera-se que todos os TCC estejam reunidos em um único repositório e integrados aos diversos sistemas de busca disponíveis na web.
Foram criados, na PUC Minas, os repositórios institucionais observando os tipos de produção. São eles:
a) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC Minas (BDTD): disponibiliza via Internet, teses de doutorado e dissertações de mestrado produzidas nos programas de Pós-graduação strictu sensuda PUC Minas. A Biblioteca Digital está interligada à Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), que permite acessibilidade e cooperação da produção científica e tecnológica em escala global. O acesso ao conteúdo é realizado a partir da pesquisa ao catálogo on-line da biblioteca disponível na página www.pucminas.br/biblioteca.
b) Biblioteca Digital de Produções Científicas (BDPC): é uma iniciativa da PROGRAD, que vem realizando esforços para integrar em um único portal os mais importantes repositórios de informação científica do país, na forma digital. A BDPC tem como objetivo disponibilizar via Internet toda produção técnico-científica desenvolvida pelo corpo docente da PUC Minas e publicações institucionais.
c) Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso (BDTCC): trata-se do Repositório da Produção Acadêmica da PUC Minas, o qual utiliza o sistema de postagem para o TCC desenvolvido pelo Pergamum. Tal ferramenta possibilita o gerenciamento virtual do conteúdo do TCC, a partir da submissão do mesmo pelo aluno, no ambiente que será acessado pelo professor para orientação e avaliação do trabalho. Após aprovado, o TCC será disponibilizado para consulta e download por meio do catálogo on-line da biblioteca no endereço www.pucminas.br/biblioteca.