No curso de Odontologia da PUC Minas são oferecidos estágios curriculares obrigatório e não-obrigatório:
Estágio curricular obrigatório - O estágio curricular obrigatório é concebido dentro do processo de formação profissional do cirurgião-dentista como uma estratégia pedagógica de construção dos vínculos entre a formação e a realidade das condições de vida e saúde da população. É desenvolvido de acordo a legislação de estágio vigente (Lei n. 11.788 de 25 de novembro de 2008) e as Normas Acadêmicas da PUC Minas (Resolução nº 02 de 04.05.2018). O estágio é realizado na rede de serviços de saúde do SUS-BH, possibilitando a atuação dos alunos em diversos níveis de atenção à saúde, nas unidades Básicas de Saúde e também nos Hospitais.
O trabalho desenvolvido nos estágios está em consonância com as políticas públicas de saúde e o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que um dos seus objetivos é fazer com que o estagiário atenda as necessidades de saúde e doença bucal da população usuária do SUS.
A formação em serviço está garantida pela permanência do aluno por um período contínuo de quatro e cinco semestres (conforme o turno) nas Unidades Básicas de Saúde, loco central da formação, o que possibilita a criação de vínculos do discente com as equipes e os serviços de saúde bucal da rede de atenção à saúde, podendo nessa vivência, atuar de maneira multidisciplinar e interprofissional.
Estágio não obrigatório - O estágio não obrigatório previsto no curso é realizado de acordo a legislação de estágio vigente (Lei n. 11.788 de 25 de novembro de 2008) e com as Normas Acadêmicas da PUC Minas (Resolução nº 02 de 04.05.2018) e sua aprovação e acompanhamento estão sob a responsabilidade dos professores coordenadores de estágio. São aceitas propostas de estágio em serviços odontológicos que atendam as condições de aprendizagem no espaço de trabalho do cirurgião-dentista.
Sistema de Gestão de Estágios - A Coordenação de Estágio Integrado (CEI) é o setor responsável por fazer a gestão da política de estágio da Universidade de forma a garantir o caráter educativo das práticas de estágio, respeitando a legislação vigente e as propostas contidas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. A CEI orienta alunos, professores, supervisores e instituições concedentes de estágio sobre os processos necessários para a formalização de estágios, que se dá por meio de assinatura de convênio, termos de compromisso, planos de trabalho e da entrega de relatórios.
Como inovação na gestão dos processos de estágio, a PUC Minas conta com o Sistema de Gestão de Estagio (SGE), que permite o acompanhamento acadêmico e administrativo dos estágios obrigatórios e não obrigatórios.