Link
A iniciação científica é um programa voltado a alunos de graduação que permite desenvolver ou participar de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento, sempre com a orientação de um professor ou aluno de pós-graduação vinculado à PUC. Permite ao aluno ter um contato maior com o mundo acadêmico e práticas de pesquisa durante o curso de graduação, despertando o interesse pelos cursos de mestrado, doutorado e carreira acadêmica.
O estudante pode fazer sua pesquisa com ou sem o auxílio de bolsas de fomento. As modalidades de iniciação científica são oferecidas através de editais publicados semestralmente. Cerca de mil bolsas de pesquisa são oferecidas anualmente a partir dos programas internos (Programa de Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC/PUC Minas e Fundo de Incentivo à Pesquisa - FIP/PUC Minas) ou com recursos advindos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Todos os anos, no mês de outubro, é realizado o Seminário de Iniciação Científica que apresenta os trabalhos de pesquisa dos alunos que são selecionados em cada área de conhecimento e premia os que se destacam como os melhores. O evento é avaliado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e gera uma publicação indexada dos trabalhos de pesquisa inscritos no Seminário, em livro editado pela Editora PUC Minas.