Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Desligar Animações
Ligar Animações
Logon
  • Segurança da Informação
  • SGA Mail
  • Office 365
  • Funcionário
  • Professor
  • Aluno
PucMinas

Departamento de Odontologia

  • portal puc minas
  • ouvidoria
  • fale conosco
  • Departamento de Odontologia
    • HOME
      • A Odontologia na PUC
      • Comissão Própria de Avaliação
      • Formas de Ingresso
      • Infraestrutura do curso
    • INSTITUCIONAL
      • A PUC Minas
      • Calendário Acadêmico
      • Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS)
    • GRADUAÇÃO
      • Corpo Docente
      • Corpo Técnico e Administrativo
      • Critérios de Avaliação
      • Estágios no Curso
      • Horário Acadêmico
      • Matriz curricular
      • Lista de Material
      • Mentoring
    • ACADÊMICO
      • Assistência Social
      • Atividades Complementares de Graduação (ACG)Selecionado atualmente
      • Normas
      • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
    • PÓS-GRADUAÇÃO
      • Curta Duração
      • Especialização
      • Mestrado Profissional
      • Mestrado Acadêmico
      • Doutorado
    • PESQUISA
      • Comitê de Ética em Pesquisa em Animais
      • Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos
      • Editais de Pesquisa
      • Eventos de Pesquisa
      • Iniciação Científica
      • Biobanco
      • Periódicos Científicos
    • EXTENSÃO
      • Atividades de Extensão
      • Clínicas de Extensão
      • Eventos de Extensão
      • Ligas Acadêmicas
      • Projetos de Extensão
    • EVENTOS
      • 24ª Jornada Odontológica
      • 12º Encontro de Pesquisa
      • 2º Encontro de Integração Ensino-Serviço
    • Biossegurança
    • especializacao
Pesquisar

Departamento de Odontologia

Busca
PUC Minas > Departamento de Odontologia > Atividades Complementares de Graduação (ACG)
Imprimir
E-mail

Link

twitter
Share
​

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO


As Atividades Complementares de Graduação (ACG) estão institucionalizadas e regulamentadas pelas Normas Acadêmicas da PUC Minas (PUC Minas, 2018). Para integralizar a carga horária total do curso, o aluno deverá cumprir 175 horas de atividades complementares, afins à área de Odontologia, articuladas entre as dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

Na dimensão do ensino, serão reconhecidas as atividades que envolvem a participação do aluno em: monitorias; visitas técnicas; cursos de curta-duração; estágio curricular não obrigatório; realização de disciplinas eletivas de formação profissional ou geral; participação em Ligas Acadêmicas; participação nas atividades de Mentoring.

Na dimensão da pesquisa, as ACG objetivam estimular os alunos a participarem da Iniciação Científica, apresentarem trabalhos em eventos científicos, participarem de congressos, conferências, simpósios e workshops de natureza científica e participarem da elaboração de artigos para publicação em periódicos científicos.

Considera-se como atividades de extensão, que contabilizam horas de ACG, a participação do aluno em atividades relacionadas ao trabalho voluntário de caráter social em projetos de extensão, participação em eventos que contribuam para a formação política/ética/cidadã, participação em campanhas de inclusão social e direitos humanos, entre outras. Também são consideradas como ACG a participação nas Clínicas de Extensão do DO-PUC Minas que prestam serviços à comunidade em diferentes áreas da Odontologia, como Dor e Disfunção Temporomandibulares, Manutenção e Pronto Atendimento em Odontopediatria, Atendimento a Pacientes com Deformidades Craniofaciais, Urgência e Prótese Imediata.

 A participação formal em órgãos colegiados da PUC Minas, em diretórios estudantis ou em órgãos de representação externos, também é estimulada e contabiliza horas de ACG. Segue tabela de modalidades, tipos de atividades, horas correspondentes e sistema de creditação das ACGs do Departamento de Odontologia da PUC Minas:


​ModalidadeTipo de Atividade
​
Limite de Horas Correspondentes
​
Sistema de Creditacão e/ou Equivalência
​Ensino ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​​Monitorias ​
90 horas

​Instrumento: Certificado emitido pelo Colegiado do Curso de Odontologia.
Critério: Cada 1 hora de atividade de monitoria corresponde a 1 hora de ACG.
​Disciplinas eletivas de formação profissional​90 horas ​Instrumento: Histórico escolar ou Declaração da IES.
Critério: Cada 1 hora de aula cursada corresponde a 1 hora de ACG.
​​Disciplinas eletivas de formação geral60 horas ​Instrumento: Certificado emitido pelo Colegiado do Curso de Odontologia.
Critério: Cada 2 horas de atividade de monitoria corresponde a 1 hora de ACG.
​Estágio em serviço odontológico externo à PUC Minas​60 horas ​Instrumento: Relatório de atividades desenvolvidas no estágio com assinatura do cirurgião-dentista supervisor.
Critério: Cada 1 hora de estágio corresponde a 1 hora de ACG.
​Atividades de Mentoring​40 horas ​Instrumento: Declaração emitida pelo professor mentor.
Critério: Cada 1 hora de atividade de Mentoring corresponde a 1 hora de ACG.
​Extensão ​ ​​Atividades de Extensão promovidas pelo Departamento/ curso de Odontologia​130 horas ​Instrumento: Certificado emitido pelo Colegiado do Curso de Odontologia.
Critério: Cada 1 hora de atividade de extensão corresponde a 1 hora de ACG.
​Trabalho voluntário em projetos de extensão com caráter social​50 horas ​Instrumento: Certificado emitido pela IES, Associação, ONG responsável pelo projeto.
Critério: Cada 1 hora de trabalho corresponde a 1 hora de ACG.
​Participação formal em órgãos de representação de colegiados ou diretório estudantil40 horas ​Instrumento: Certificado ou declaração emitido pelo Colegiado do Curso de Odontologia ou diretório estudantil.
Critério: Cada semestre como representante em órgão colegiado da PUC Minas ou como membro de diretório estudantil corresponde a 5 hora de ACG.
​Participação em Ligas acadêmicas​40 horas​Instrumento: Certificado emitido pelo Colegiado do Curso de Odontologia.
Critério: Cada semestre como membro participante de Liga acadêmica corresponde a 15 horas de ACG.
​Pesquisa ​ ​​Participação em eventos científicos​30 horas ​Instrumento: Certificado emitido pela organização do evento.
Critério: Cada participação em evento ou congresso corresponde a 1 hora de ACG. 
               Cada 1 hora frequentada em cursos ou palestras corresponde a 1 horas de ACG.
​Iniciação Científica​90 horas ​Instrumento: Comprovação da entrega do relatório final na PROPPG ou na agência de fomento ou certificado emitido pelo Colegiado do Curso de Odontologia.
Critério: Cada participação em projeto de pesquisa corresponde a 50 horas de ACG.
​Apresentação de trabalhos científicos em eventos​50 horas​Instrumento: Certificado emitido pela organização do evento ou resumo publicado em Anais de eventos.
Critério: Cada apresentação oral corresponde a 15 horas de ACG.
                Cada apresentação na forma de painel corresponde a 10 horas de ACG.
​Publicação de artigos em periódicos indexados​60 horas​Instrumento: Certificado emitido pela organização do evento ou resumo publicado em Anais de eventos.
Critério: Cada artigo publicado corresponde a horas de ACG de acordo com a classificação do período pelo Qualis CAPES (*):   60 horas para A1 ou A2; 45 horas para B1, B2 ou B3; 30 horas para B4 ou B5; 20 horas para C.
​Participação em eventos que contribuam para a formação política, ética e cidadã​​40 horas​Instrumento: Certificado emitido pela organização do evento.
Critério: Cada participação em evento corresponde a 1 hora de ACG.
​Participação em comissão organizadora de evento acadêmico-científico​20 horas​Instrumento: Certificado emitido pela organização do evento.
Critério: Cada 1 hora de participação na organização do eevnto corresponde a 1 hora de ACG.
​​​

mapa do site
PucMinas
  • Departamento de Odontologia
    • HOME
      • A Odontologia na PUC
      • Comissão Própria de Avaliação
      • Formas de Ingresso
      • Infraestrutura do curso
    • INSTITUCIONAL
      • A PUC Minas
      • Calendário Acadêmico
      • Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS)
    • GRADUAÇÃO
      • Corpo Docente
      • Corpo Técnico e Administrativo
      • Critérios de Avaliação
      • Estágios no Curso
      • Horário Acadêmico
      • Matriz curricular
      • Lista de Material
      • Mentoring
    • ACADÊMICO
      • Assistência Social
      • Atividades Complementares de Graduação (ACG)Selecionado atualmente
      • Normas
      • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
    • PÓS-GRADUAÇÃO
      • Curta Duração
      • Especialização
      • Mestrado Profissional
      • Mestrado Acadêmico
      • Doutorado
    • PESQUISA
      • Comitê de Ética em Pesquisa em Animais
      • Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos
      • Editais de Pesquisa
      • Eventos de Pesquisa
      • Iniciação Científica
      • Biobanco
      • Periódicos Científicos
    • EXTENSÃO
      • Atividades de Extensão
      • Clínicas de Extensão
      • Eventos de Extensão
      • Ligas Acadêmicas
      • Projetos de Extensão
    • EVENTOS
      • 24ª Jornada Odontológica
      • 12º Encontro de Pesquisa
      • 2º Encontro de Integração Ensino-Serviço
    • Biossegurança
    • especializacao
  • portal puc minas
  • ouvidoria
  • fale conosco
  • Segurança da Informação
  • SGA Mail
  • Office 365
  • Funcionário
  • Professor
  • Aluno

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte