Estudantes

DISCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PUC MINAS

2020 – Doutorado

Aluno(a)LattesOrientador(a)Linha de pesquisaTítulo da PesquisaBolsaInício/previsão de término
José Humberto Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8258752223002293 Lorene dos SantosLP3Formação continuada e saberes dos professores de História em comunidades no FacebookSem bolsa07/10/2020-31/08/2025
César Azevedo Carneirohttp://lattes.cnpq.br/5353345243578966 Amauri Carlos FerreiraLP2Imaginário. Educação e Religião: o universo cultural simbólico dos professores do Curso de Pedagogia com ênfase em ensino religioso da PUC minas no período de 1995 a 2010: representações de suas experiênciasSem bolsa07/10/2020-30/09/2025

2021 – Doutorado

Aluno(a)LattesOrientador(a)Linha de pesquisaTítulo da PesquisaBolsaInício/previsão de término
Ana Maria Moreira Pontes Millihttp://lattes.cnpq.br/9410130256245415 Magali dos ReisLP1Cultura Escolar: Barbárie, Semiformação ou Esclarecimento?Bolsa assistencial 08/11/2021 - 31/10/2025
Flávia Cristina Faria Diashttp://lattes.cnpq.br/9849379581362468 José Wilson da CostaLP1As tecnologias digitais na BNCC e nas escolas salesianas: uma análise para subsidiar o processo ensino-aprendizagem

PROSUC I

CAPES

09/08/2021-31/07/2025
Matheus Almeida Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1485375125645752 Magali dos ReisLP1Sociologia da Música e FormaçãoPROSUC II CAPES09/08/2021-31/07/2025

2022 – Doutorado

Aluno(a)LattesOrientador(a)Linha de pesquisaTítulo da PesquisaBolsaInício/previsão de término
Jailson Antonio Ribeiro Vianahttp://lattes.cnpq.br/7397400287213384 Stela Maria Fernandes MarquesLP3Professor/as alfabetizadores/as iniciantes: práticas docentes em uma escola comunitária em São Luís - Maranhão.PROSUC II CAPES06/05/2022-30/04/2026
Lessandro Antônio de Freitashttp://lattes.cnpq.br/3406878626497044 Maria Inês MartinsLP2O programa das escolas cívico militares como política pública para a educação básicaPROSUC II CAPES06/05/2022-30/04/2026
Maria Aparecida Calixto Fariahttp://lattes.cnpq.br/0679198534036726 Amauri Carlos FerreiraLP2Educação inclusiva para surdos ou educação bilíngue para surdos: os (des)caminhos educacionais perpassados por sujeitos surdos em sua trajetória acadêmicaFAPEMIG06/05/2022-30/04/2026
Bárbara Maria de Lana Luizhttp://lattes.cnpq.br/7011401239371254 Magali dos ReisLP1Impactos do trabalho de mães na trajetória escolar dos filhosPROSUC II CAPES06/06/2022 - 31/05/2026
Marialva Fagundes Cotrim Stefanellihttp://lattes.cnpq.br/5217859434824408 Adriana Gomes DickmanLP3O processo de elaboração de conceitos e construção de conhecimentos científicos em pessoas com deficiência visualPROSUC II CAPES06/05/2022-30/04/2026
Trícia Zapula Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6367333686497319 Maria Inês MartinsLP2A evasão de estudantes no ensino profissionalizante em instituição da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: estudo de caso no CEFET-MG - Campus I e IIPROSUC II CAPES06/05/2022-30/04/2026
Leonardo Machado Palhareshttp://lattes.cnpq.br/8603176437210637 Elenice de Souza Lodron ZuinLP3MoANE: porque outra Educação é necessáriaPROSUC II CAPES06/06/2022-31/05/2026
Thiago Luiz Santos de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1428675348631019 Magali dos ReisLP1Educação e Emancipação: Uma análise das práticas pedagógicas em sala de aula a partir dos conceitos de Pedagogia Negativa e Frieza BurguesaSem bolsa06/06/2022-31/05/2026
Daniela Flavia Martins Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/4875110602058232 Elenice de Souza Lodron ZuinLP3Política de cotas na legislação educacional e o seu impacto nos processos seletivos do IFMG: 2012-2022PROSUC II CAPES05/08/2022-31/07/2026
Marceli Vituri Marqueshttp://lattes.cnpq.br/8246390858194638 Eliane Scheid GazireLP3Vivências docente em enfermagem: A construção de uma jornada de formação a partir da experiênciaPROSUC II CAPES05/08/2022-31/07/2026
Sandra Cristina de Oliveira Viernohttp://lattes.cnpq.br/9772749561646755 Lorene dos SantosLP3Lideranças femininas na gestão escolarPROSUC II CAPES05/08/2022-31/07/2026
Tatiane Pertence da Silva Motahttp://lattes.cnpq.br/2780041760152045 Eliane Scheid GazireLP3O futuro da educação Matemática em uma perspectiva no Ensino Bilíngue.Parceiros na pesquisa05/08/2022-31/07/2026
Edson da Silva Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6642355813357349Teodoro Adriano Costa ZanardiLP1Por uma educação-pastoral católica libertadora, a partir do novo humanismo: mediações e potencialidadesSem bolsa05/09/2022-31/08/2026
Luiz Carlos da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/6462837286707624 José Wilson da CostaLP1A ressignificação da presencialidade na educação: o que é estar presente?Sem bolsa05/09/2022-31/08/2026
Mariana Cristina Moreira Souzahttp://lattes.cnpq.br/3311903830015418 Maria Inês MartinsLP2Uma análise sobre o conteúdo de Fisiologia Vegetal nos livros didáticos de Ciências Naturais do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2021FAPEMIG05/09/2022-31/08/2026

2023 – Doutorado

Aluno(a)LattesOrientador(a)Linha de pesquisaTítulo da PesquisaBolsaInício/previsão de término
Bruna Beatriz da Rochahttp://lattes.cnpq.br/4118837127203139 Adriana Gomes DickmanLP3Inclusão escolar nas aulas de educação física: análise do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual para estudantes com deficiências em Barbacena.PROSUC II CAPES01/06/2023 - 31/05/2027
Clarissa Cristina Pereira Limahttp://lattes.cnpq.br/7167304866338721 Maria Inês MartinsLP2História das formas de ensinar Educação Ambiental: uma análise dos Manuais de Professores dos livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries ofertados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)PROSUC II CAPES08/03/2023 - 28/02/2027
Franciele Machado Lopes Nettohttp://lattes.cnpq.br/2023859782477808 Elenice de Souza Lodron ZuinLP3Currículo e Educação Matemática: o que revelam os livros didáticos após a implementação da Lei 10.639/03?PROSUC II CAPES09/03/2023-28/02/2027
Luana Maiara dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8739721905890060 Adriana Gomes DickmanLP3A relação aluno e professor universitário perante o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.PDPG I23/03/2023-28/02/2027
Djenane Alves Costa Piohttp://lattes.cnpq.br/5581710647153087 Stela Maria Fernandes MarquesLP3O impacto da estimulação das funções executivas para o processo de alfabetização de alunos do 1º ano do ensino fundamentalPROSUC II CAPES31/05/2023-30/04/2027
Felix de Araujo Souzahttp://lattes.cnpq.br/5057717272747153 Maria Inês MartinsLP2Diretrizes curriculares e projetos pedagógicos nos cursos de odontologia no Brasil no século XXI: determinantes e influênciasSem bolsa-08/08/2023-31/07/2027
Jacyra Antunes Parreirahttp://lattes.cnpq.br/9566017544785304 Amauri Carlos FerreiraLP2Formação docente e excelência acadêmica: um estudo sobre o PREPES na PUC MinasPROSUC II CAPES08/08/2023-31/07/2027
João Carlos Ribeiro de Andradehttp://lattes.cnpq.br/3128933296343796 Lorene dos SantosLP3Potenciais saberes da experiencia/sensibilidades e fazeres dos docentes de história com a Educação de Jovens e Adultos – EJA – emergentes de suas narrativas em trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais "Perspectivas do Ensino de História" (1988 – 2025)PROSUC II CAPES08/08/2023-31/07/2027
Thais Oliveira Duquehttp://lattes.cnpq.br/7904180848984468 Eliane Scheid GazireLP3Licenciatura em matemática no Brasil: entre a regulação curricular e a construção da prática docenteSem bolsa08/08/2023-31/07/2027
Igor da Silva Miguelhttp://lattes.cnpq.br/1082661663277898 Stela Maria Fernandes MarquesLP3Educação cognitiva e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalBolsa assistencial 15/09/2023-31/08/2027
Jonas de Sousa Gonsalgohttp://lattes.cnpq.br/3211918527857685 Elenice de Souza Lodron ZuinLP3Potencialidades educativas do Rap: saberes periféricos de re(existência)PROSUC II CAPES08/08/2023-31/07/2027

2023 – Mestrado

Aluno(a)LattesOrientador(a)Linha de pesquisaTítulo da PesquisaBolsaInício/previsão de término
Nelma Aparecida Silveira Reishttp://lattes.cnpq.br/2617243740243933 Magali dos ReisLP1Diálogos e tessituras sobre o currículo em um quintal de uma escola infantil em Belo Horizonte/MG à luz da pedagogia de Célestine FreinetSem bolsa09/03/2023-31/08/2025
Vitor Fiuza Rochahttp://lattes.cnpq.br/1405338442712433 José Wilson da CostaLP1Metaversos: novas oportunidades de cocriação na formação inicial de professoresPROSUC II CAPES09/03/2023-28/02/2025

2024 – Doutorado

Aluno(a)LattesOrientador(a)Linha de pesquisaTítulo da PesquisaBolsaInício/previsão de término
Alexsandra Braga Hortahttp://lattes.cnpq.br/7961266690532905 Eliane Scheid GazireLP3Conhecimento didático matemático e transformação social: um estudo comparativo sobre a formação docente e as políticas públicas no brasil e experiências internacionaisSEEMG08/05/2024 - 30/04/2028
Carla Cândida da Silva Reishttp://lattes.cnpq.br/4736392236648221 Lorene dos SantosLP3A identidade do professor alfabetizador em disputa: limites e possibilidades das políticas de formação continuada na profissionalização docenteSEEMG08/05/2024 - 30/04/2028
Daniela da Cruz Miranda Dinizhttp://lattes.cnpq.br/3316505253451337Teodoro Adriano Costa ZanardiLP1A obrigatoriedade da escolha e a realidade da oferta: atores sociais, itinerários formativos e a reestruturação do Ensino MédioFAPEMIG13/03/2024-29/02/2028
Edneia Venâncio Alves Sobrinhohttp://lattes.cnpq.br/4773399337322877Stela Maria Fernandes MarquesLP3Educação, formação docente e neurociênciasSEEMG08/05/2024-30/04/2028
Herick Gonçalves Limonihttp://lattes.cnpq.br/1070258853714735 Eliane Scheid GazireLP3Mulheres de farda: novos paradigmas na educação profissional institucional e ambivalências na atuação operacional das policiais militares femininas de Minas GeraisParceiros na pesquisa08/03/2024-28/02/2027
Leila Gomes de Almeida

http://lattes.cnpq.br/4925568945525050

 

Maria Inês MartinsLP2O novo Ensino Médio no estado de Minas Gerais: implantação e acompanhamento da SEE nas escolas da SRE GuanhãesSEEMG08/05/2024-30/04/2028
Luiz Gustavo Martins dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5167407739736948 Eliane Scheid GazireLP3A estatística no ensino médio: cultura escolar, formação de professores e o livro didático como fonteSem bolsa11/03/2024-29/02/2028
Lígia Marise Lima Costahttp://lattes.cnpq.br/9161549088612079 Magali dos ReisLP1O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira: uma visão sobre o Negro na escola públicaSEEMG08/05/2024-30/04/2028
Maria Evylana Alves de Araujohttp://lattes.cnpq.br/2542188935098295Teodoro Adriano Costa ZanardiLP1Da avaliação aos exames: o espaço da avaliação emancipadora na política educacional de FortalezaPROSUC II CAPES11/03/2024-29/02/2028
Maria Teresa Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/3551977013202229 Elenice de Souza Lodron ZuinLP3Educação para as relações étnico-raciais nos livros de literatura infantil 11/03/2024-29/02/2028
Rosana Cristina Ferreira Silvahttp://lattes.cnpq.br/5814420510732541 Adriana Gomes DickmanLP3O uso das tecnologias utilizadas na sala de aula pelos docentes na pós-pandemia: um estudo sobre a formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e de comunicaçãoSEEMG08/05/2024-30/04/2028
Rosilene Silva Santoshttp://lattes.cnpq.br/3669743049912009 Maria Inês MartinsLP2Entre palavras e algoritmos: reconfigurações da competência escrita e implicações enunciativas nas redações do ENEM na era da Inteligência ArtificialSEEMG08/05/2024-30/04/2028

2024 – Mestrado

Aluno(a)LattesOrientador(a)Linha de pesquisaTítulo da PesquisaBolsaInício/previsão de término
Alessandra Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/3927939891231127 Adriana Gomes Dickman Formação e profissionalidade do Docente na  Educação Profissional Técnica de Nível Médio.Sem bolsa09/03/2023 - 28/02/2025
Dalison Ribeiro Lagehttp://lattes.cnpq.br/3140567767227081 José Wilson da CostaLP1A apropriação das tecnologias digitais pelo docente da educação profissional e as competências técnicas exigidas pelas empresas: desafios e impactos do processo de ensinoPROSUC II CAPES09/03/2023-28/02/2025
Ana Flávia de Faria Colinahttp://lattes.cnpq.br/1577612518144899 Carlos Roberto Jamil CuryLP3O brincar nas práticas pedagógicas de docentes: uma análise de suas linguagens na educação infantil PROSUC II CAPES11/03/2024 - 28/02/2026
Clarisse Paranhos de Fariahttp://lattes.cnpq.br/2767844748197606Teodoro Adriano Costa ZanardiLP1A pedagogia engajada de bell hooks e educação ambiental crítica: aplicações de atividades pedagógicas no Ensino médio.PROSUC II CAPES11/03/2024-28/02/2026
Evergisto Souto Maior Lopeshttp://lattes.cnpq.br/5394711008884264 Maria Inês MartinsLP2Bacharelado em quiropraxia no Brasil: das orientações da Organização Mundial da Saúde ao processo de construção das diretrizes curriculares nacionais – DCNPROSUC II CAPES11/03/2024-28/04/2026
Carla Monteiro Souzahttp://lattes.cnpq.br/0789757801573447 Carlos Roberto Jamil CuryLP3As aulas de Educação Física e o cuidado com a saúde mentalSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Cíntia de Mendonça Borges Botelhohttp://lattes.cnpq.br/1968354110799678 Lorene dos SantosLP3Formação continuada na pós-graduação stricto sensu por meio do programa trilhas do futuro educadores: um estudo de caso em Paracatu, MGSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Gabriela Thais Larahttp://lattes.cnpq.br/9258979801169682 Adriana Gomes DickmanLP3Investigando os desafios de professores que lecionam fora de sua área de formação: um estudo de caso em Itaguara (MG).SEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Gilmar Rodrigues Pereira Júniorhttp://lattes.cnpq.br/9029736247186105Teodoro Adriano Costa ZanardiLP1Integração curricular no novo ensino médio: desafios e possibilidades em uma Escola Estadual de Belo HorizonteSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Guilherme José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6111508093359342 José Wilson da CostaLP1Inteligência artificial generativa no processo educativoSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Jacqueline Assis Correia de Moura Costahttp://lattes.cnpq.br/0303110445638837 Elenice de Souza Lodron ZuinLP320 anos da lei 10639/2003: ensino da Língua Portuguesa a partir da análise étnico racial de letras de samba tradicionaisSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Jardel Joaquim Alves dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3748518237455844 Adriana Gomes DickmanLP3A formação e atuação dos tradutores e intérprete de Libras nas séries iniciais do ensino fundamental da rede estadual de educação de Minas GeraisSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Jonathas Souza Limahttp://lattes.cnpq.br/9951580559882398Teodoro Adriano Costa ZanardiLP1Currículo e cotidiano escolar: um estudo sobre as concepções e práticas curricuulares na escola públicaSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
João Felipe Souza do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/8635703779913088 José Wilson da CostaLP1A inteligência artificial generativa como ferramenta pedagógica:  uma investigação sobre a utilização por professores do ensino médio no município de manhuaçuSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Jusilene Alves de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/0397507790118647 José Wilson da CostaLP1Impactos da especialização em educação na cultura digital na prática pedagógica de professores da rede pública estadual de Minas GeraisSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Katlenn Carolaine Dias Costahttp://lattes.cnpq.br/6041088484914487 Stela Maria Fernandes MarquesLP3Desenvolvimento cognitivo no âmbito do processo ensino-aprendizagemSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Kelson Guimarães Magalhães Buenohttp://lattes.cnpq.br/6683113528426586 Carlos Roberto Jamil CuryLP2A Sociologia na direção escolar: as contribuições do pensamento sociológico na corda bamba do neoliberalismo mineiro frente a escola públicaSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Kerolay Cristiane de Souza Marques Batista de Macedohttp://lattes.cnpq.br/0751700185585565Teodoro Adriano Costa ZanardiLP1O ensino de tecnologia no ensino médio: uma abordagem crítica em uma escola pública estadual de Minas GeraisSEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Vanessa Costa Guerrahttp://lattes.cnpq.br/6874089786130186 Carlos Roberto Jamil CuryLP3O professor de Letras/Língua Ingles ana Educação Bilíngue: desafios e renormatizações da atividade à luz da ergologiaSEEMG11/03/2024-28/02/2026
Ana Paula de Jesus http://lattes.cnpq.br/1673298246260204 Amauri Carlos FerreiraLP2Formação ética e política de pedagogos em Universidades públicas e privada de Belo Horizonte/MGCNPq11/03/2024 - 28/02/2026
Ana Julia Ribeiro Vieira de Britohttp://lattes.cnpq.br/8038355071442419 Amauri Carlos FerreiraLP2Entre as paredes do tempo: políticas públicas para educação museal em Belo Horizonte:MGPROSUC II CAPES11/03/2024 - 28/02/2026
Leandro Pereira de Abreuhttp://lattes.cnpq.br/5680789721972500 Amauri Carlos FerreiraLP2Educação e Aprendizagem Política nas Comunidades Eclesiais de Base: uma análise sobre o uso de cartilhas e boletins informativos como instrumento político-pedagógico (1960-1990)PROSUC II CAPES11/03/2024-28/02/2026
Lorena Vieira Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/1188877353811171 Amauri Carlos FerreiraLP2Direito à educação no cárcere: reinserção social das detentas da APACPROSUC II CAPES11/03/2024-28/02/2026
Adriene Aparecida Figueiredo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1726185818836947 Amauri Carlos FerreiraLP2A educação como política de governo no município de Contagem-MG: o projeto político representativo como educação emancipatóriaSEEMG08/05/2024 - 30/04/2028
Marnio Edson Rodrigues da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6543908564410124 Elenice de Souza Lodron ZuinLP3Formação continuada de professores:estratégias nas políticas educacionais para combater o racismo estrutural nas escolas mineiras..SEEMG08/05/2024 - 30/04/2026
Neila Maria Oliveira Machadohttp://lattes.cnpq.br/9116964816547353 Lorene dos SantosLP3Identidade docente e branquitude: desafios e impactos nas práticas pedagógicas da Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Belo HorizonteSEEMG08/05/2024-30/04/2026
Rafael Rocha Macedohttp://lattes.cnpq.br/9745866905539958 Eliane Scheid GazireLP3A matemática na era digital: uma investigação sobre o uso de tecnologias em salas de aulaSEEMG08/05/2024-30/04/2026
Sara Rayanne Silva Azevedohttp://lattes.cnpq.br/5843492885500911 Carlos Roberto Jamil CuryLP3Por uma escola diversa: como as escolas podem contribuir para se tornar um espaço inclusivo para as pessoas LGBTIQ+SEEMG08/05/2024-30/04/2026
Viviane Miranda do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/4581653507916022 Carlos Roberto Jamil CuryLP3O samba como epistemologia viva na formação docente para as relações étnico-raciaisSEEMG08/05/2024-30/04/2026
Wanderlene Mara da Silva Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5652286583524900 Adriana Gomes DickmanLP3Inclusão de alunos com autismo no 1º ano do ensino médio, na rede estadual de Minas Gerais - município de Contagem: Investigando a formação dos professores, acolhimento aos alunos e práticas pedagógicas.SEEMG08/05/2024-30/04/2026
Wilton Silva Abreuhttp://lattes.cnpq.br/2490973097149736 José Wilson da CostaLP1Gamificação na sala de aula: percepção de professores e alunos sobre seu uso, utilização, aplicabilidade?SEEMG08/05/2024-30/04/2026

2025 – Mestrado

Aluno(a)LattesOrientador(a)Linha de pesquisaTítulo da PesquisaBolsaInício/previsão de término
Flávia Antunes Debique Oliveirahttps://lattes.cnpq.br/3892755529277436Teodoro Adriano Costa ZanardiLP1Conhecimento, trajetória escolar e ascensão social: perspectivas e possibilidades sociais para a juventude diante dos novos paradgimas relacionados ao mundo do trabalhoPROSUC II CAPES12/03/2025-28/02/2027
Kennedy Rezende Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2344888452903675 Magali dos ReisLP1Teoria Crítica e Ensino de História

PROSUC I

CAPES

12/03/2025-28/02/2027
Ozania Faria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8477901616255218 Stela Maria Fernandes MarquesLP3Formação docente e dificuldades de aprendizagemPROSUC II CAPES12/03/2025-28/02/2027
Paola Gabriela da Costa Arantes

http://lattes.cnpq.br/7524946389087550

 

Maria Inês MartinsLP2Maximizando o potencial do Portal de Periódicos da CAPES nas Bibliotecas Universitárias: política pública estratégica para o avanço da produção científica nacionalPROSUC II CAPES12/03/2025-28/02/2027
Priscilla Ingrid Machado de Macêdohttp://lattes.cnpq.br/2588717138110538 Eliane Scheid GazireLP3Proposta de temas de sustentabilidade ambiental para qualificação do professional docente das licenciaturas nas áreas de humanasBolsa assistencial 12/03/2025-28/02/2027

 


Parceiros