Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) foi criado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) em abril de 1998, por meio da Resolução CEPE 03/98, iniciando suas atividades em agosto do mesmo ano. Em 1999, o Programa foi credenciado pela CAPES, consolidando-se como um espaço de formação e investigação científica no campo educacional.
Inicialmente, o PPGEd tinha como área de concentração "Educação Escolar: Sociologia e História", voltada à reflexão sobre as práticas escolares e a formação docente, e oferecia apenas o curso de Mestrado, organizado em duas linhas de pesquisa dedicadas à docência e ao conhecimento escolar. Esse período foi marcado pela criação de um núcleo de pesquisadores comprometidos com a análise crítica da educação brasileira e pela consolidação das bases epistemológicas e metodológicas que sustentam o Programa até hoje.
Em 2005, o PPGEd ampliou sua área de concentração para "Educação Escolar e Profissão Docente", buscando expressar de forma mais abrangente os vínculos entre a docência, a escola e as políticas públicas de educação. A nova denominação refletia a articulação entre os fundamentos sociológicos, históricos, políticos e pedagógicos que estruturam as práticas educativas e os processos formativos, atendendo às recomendações da CAPES e às transformações do campo educacional.
Em 2011, o Programa obteve o credenciamento para o curso de Doutorado, com a primeira turma iniciada em 2012. À época, Belo Horizonte e sua Região Metropolitana contavam com apenas dois programas de pós-graduação em Educação com oferta de doutorado, o que reforçou a relevância da PUC Minas no cenário da pesquisa educacional. A criação do curso de Doutorado representou a consolidação do ciclo formativo completo em nível stricto sensu, ampliando as possibilidades de produção de conhecimento e de formação de pesquisadores(as) de alto nível.
Em 2019, o Programa reorganizou suas linhas de pesquisa em dois eixos estruturantes, que expressam a coerência, a densidade teórica e a interdisciplinaridade da proposta formativa:
- Linha 1 – Educação Escolar e Políticas Públicas
Interfaces entre os fundamentos da educação, as políticas educacionais e as práticas institucionais que conformam a escola nos diversos níveis, etapas e modalidades da educação básica e superior. Aportes epistemológicos, políticos, filosóficos e tecnológicos das formas pelas quais o Estado, a sociedade civil e os organismos multilaterais intervêm na organização e regulação da educação escolar. Marcos normativos, curriculares e institucionais que configuram o direito à educação e a formação cidadã. - Linha 2 – Profissão Docente: Formação, Trabalho e Práticas Educativas
História e memória da docência e da escolarização. Dimensões socioculturais do trabalho docente. Formação de professores. Identidades, subjetividades, trajetórias, saberes e práticas docentes. Diversidade na perspectiva de gênero, etnia, classe social e inclusão. Práticas educativas em diferentes contextos formativos.
Com área de concentração em "Educação Escolar e Profissão Docente", o Programa obteve nota 4 (quatro) na avaliação da CAPES referente ao quadriênio 2017–2020, conceito que, segundo os critérios da Área de Educação, equivale a "Bom".
O PPGEd é subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação (PROPPG) e vinculado administrativamente ao Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da PUC Minas.
Ao longo de mais de duas décadas, o Programa consolidou-se como referência nacional e internacional na formação de mestres e doutores(as) comprometidos(as) com a transformação da realidade educacional brasileira. Sua atuação abrange a formação docente, a gestão educacional, a análise das políticas públicas, o currículo, a inclusão, a diversidade e os direitos humanos, dialogando com as grandes questões contemporâneas da educação e com as demandas sociais emergentes.
O PPGEd reafirma, em sua trajetória, o compromisso com a excelência acadêmica, a responsabilidade social e a defesa da educação como direito e bem público, mantendo-se fiel à missão institucional da PUC Minas: formar intelectuais críticos, éticos e criativos, capazes de contribuir para uma educação democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada.