Componentes Curriculares

O percurso formativo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da PUC Minas é estruturado de modo a garantir uma formação acadêmica sólida, integrada e coerente com os desafios contemporâneos da educação.

Os componentes curriculares — que abrangem disciplinas obrigatórias e optativas, seminários, tópicos especiais e atividades complementares — proporcionam aos(às) estudantes uma base teórica e metodológica consistente, ao mesmo tempo em que favorecem o aprofundamento de temas específicos vinculados às linhas de pesquisa do Programa.

Ao longo do curso, os(as) mestrandos(as) e doutorandos(as) são estimulados(as) a desenvolver uma compreensão crítica e reflexiva sobre os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos da educação, articulando conhecimentos clássicos e contemporâneos às demandas atuais da escola, das políticas públicas e das práticas docentes.

A estrutura curricular do PPGEd valoriza a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, incentivando o diálogo interdisciplinar, a produção científica e o compromisso com a transformação social, em consonância com a missão instituc.ional da PUC Minas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU — especialmente o ODS 4: Educação de Qualidade.

Parceiros