Egressos(as)

​Mestrado 2024

​Nome
​Data da defesa
​Título da dissertação
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Lisbela Aparecida Cardoso Oliveira
​29/02/2024
​Narrativas digitais na Educação Básica: travessia para o desenvolvimento de competências e exercício do protagonismo
​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/4541011050014732
Camila Diniz Aguiar Isidoro
​01/03/2024
​Educação bilíngue na sala de aula x formação docente: investigando a situação das escolas municipais de Belo Horizonte
Adriana Gomes Dickman
http://lattes.cnpq.br/2548543920114192

​Flávia Priscila de Paula
​05/03/2024
​Contribuições da ANFOPE no debate sobre a formação inicial de professores da educação básica: o estado da questão das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2015 às Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/9264719779972713
Laura Góes Junqueira
​12/04/2024
​A educação e o direito à educação na Constituinte e na Constituição Mineira de 1935
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/8058720814348169
​Gabriella Figueiredo do Carmo Moreira
​30/09/2024
​História oral de vida de mulheres-intelectuais negras docentes na Pós-Graduação stricto sensu em Educação: lutas e conquistas
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/6132214054551191
​Virgilene Ferreira de Araújo
​02/10/2024
​A prática educativa na perspectiva do brincar de faz de conta: socialização de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
​Adriana Gomes Dickman
http://lattes.cnpq.br/3292730640971193

Leandro Rodrigues de Assis
​07/10/2024
​As relações étnico-raciais nos anos iniciais de uma escola de Belo Horizonte: olhares e desafios para a construção de uma educação antirracista e antidiscriminatória
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/0547329155124512
Nivânia Maria Melo Reis
​16/10/2024
​Estudantes com transtornos específicos de aprendizagem nos núcleos de acessibilidade e inclusão das Universidades Federais de Minas Gerais: análise da legislação e a prática docente
​Adriana Gomes Dickman
http://lattes.cnpq.br/3374746315852752

​Suelen Moreira de Souza
​21/11/2024
​BNCC e neuroeducação: articulações entre as competências gerais e as neurociências
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/1600515494949595
​Gustavo Luís Prado Ribeiro
​16/12/2024
​Da superstição à estratégia conativa: a produção de um currículo como corpo comum da multidão
​​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/4994364142977292

Doutorado 2024

​Nome
Data da defesa
​Títula da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Débora Gonçalves Siqueira
​27/02/2024
​O processo de formação e autonomia em uma turma do ensino fundamental: um estudo longitudinal a partir da teoria crítica
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/8577975280738093
​Luiz Braz Franceschini Júnior
​08/03/2024
​Educação da escuta: uma abordagem do ensino de música na escola a partir das concepções de Murray Schafer e Theodor Adorno
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/1653238004131359
​Cristina Rezende Eliezer
​07/06/2024
​Educação domiciliar e romantismo: aproximações a partir da análise textual discursiva
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/2592481256646455
​Rosemar Ferreira Rodrigues Varela Braga
​08/07/2024
​Os profissionais quilombolas convocados/contratados em escolas estaduais quilombolas de minas gerais: garantia de direitos sob a luz das normativas
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/7203350060629876
​Débora Persilva Soares
​12/07/2024
​Projeto político pedagógico versus realidade: um estudo de caso das percepções das alunas do curso de pedagogia sobre a relação de ensino-aprendizagem
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/4588014957655016
​Nivânia Maria Melo Reis
​16/10/2024
​Estudantes com transtornos específicos de aprendizagem nos núcleos de acessibilidade e inclusão das universidades federais de minas gerais: análise da legislação e a prática docente
​Adriana Gomes Dickman
http://lattes.cnpq.br/3374746315852752
​Duarte Bernardo Gomes
​10/12/2024
​Educação e Ministério Público: o ethos humanista na formação e aperfeiçoamento do CEAF - MPMG
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/4563107001415535

Mestrado 2023

​Nome
​Data da defesa
​Título da dissertação
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​​Helaine Santos Leal
​28/02/2023
​Tecnologia, educação e currículo: desafios e possibilidades nas vozes de gestores de escolas da rede municipal de educação de belo horizonte
​​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/5758864658697068
​Emanuel Alves Anastácio
​24/04/2023
​Formação Inicial docente e educação libertadora: um estudo com egressos de Pedagogia
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/0305603547141834
​Maria Carolina Andrade Sousa de Avila 
​06/07/2023
​A ecologia integral na formação em serviço de docentes em uma escola da região metropolitana de belo horizonte
​​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/0656862058667122
​Juliana Neves Martins 
​10/07/2023
​O imaginario pataxó e seu ensino na escola estadual indígena pataxó e pataxo hã hã hãe katurãma
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/5691354863684657
​Cristina Reis de Sousa Prata

​11/07/2023
​A Coordenação Pedagógica Geral em uma escola municipal de Belo Horizonte: entre o prescrito e o vivido
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/9384287643618355
​Bárbarah Carolina Soares da Sila Costa Gomes
​13/07/2023
​A comunicação professor-aluno no ensino remoto emergencial e a construção coletiva e significativa do conhecimento
​​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/3181747220539747

Doutorado 2023

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Carlos Frederico Felício Fagundes
​28/02/2023
​Entre o lápis e o fuzil
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/5083675249867493
​Jadson Rabelo Assis
​31/03/2023
​Neurociências e docência: uma proposta de intervenção pedagógica na formação inicial e na continuada
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/9773636313871611
​Viviane Augusta Ramos Dias Pascoal
​05/05/2023
​Qualidade da educação e justiça curricular: apontamentos para o enfrentamento da desigualdade educacional
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/7733221378944820
​Cláudio Márcio Bernardes
​26/05/2023
​A Educação domiciliar no Brasil e em Portugal: do século XIX aos pós Segunda Guerra Mundial
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/0539243572143189
​Amanda dos Santos Rêda de Souza
​14/07/2023
​Escola, smartphones e aprendizagem na perspectiva da família
​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/5052102819316520
​Josefina Aparecida Virgulino 
Baetens
​02/10/2023
​Sentidos Pessoais e Significados Sociais do Estágio Obrigatório do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/8437465246521218
​Thatiane Santos Ruas
​30/10/2023
​Por uma “pedagogia interseccional” na educação de jovens e adultos
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/0229415502770550
​Leandro Fernando Andrade Ozolio
​22/11/2023
​Saberes da experiencia e saúde docente: estudo de caso numa escola da Rede Municipal de Belo Horizonte
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/4950347701486233
​Sabrina Alves Boldrini Cabral
​18/12/2023
​Desenvolvimento profissional e trabalho colaborativo de professores (as) da educação básica que ensinam matemática em contexto de formação continuada
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/562478579446856

Mestrado 2022

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Eutálio Barcelos Camargo Junior
​08/03/2022
​Políticas públicas para a eja: um estudo realizado em uma instituição de ensino
​Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6745259829241905
​Júlio Cesar Evangelista Resende
​20/10/2022
​Formação docente e Humanismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/9651018782466908
​Márcia Cristina Leandro
​25/10/2022
​O atendimento educacional especializado na rede municipal de educação de Belo Horizonte: um dedo de prosa sobre a tecitura de saberes e práticas por uma escola para todos
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/7460903333432982
​Lívia Duarte Silva 
​12/12/2022
​Trabalho docente e saberes investidos: diálogos com professoras da educação infantil a respeito da distância entre o trabalho prescrito e o trabalho real
​​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/3612593385098354

Doutorado 2022

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Nedia Maria de Oliveira
​24/02/2022
​Representações Sociais de Estudantes sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação Inicial do Pedagogo
​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/1938536615251380
​Lucia Helena Gomes Saraiva
​24/03/2022
​Mimese, razão instrumental e o entrelaçamento da solidariedade: reflexões entre infância, educação e a desbarbarização
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/1345412998449902
​José Heleno Ferreira
​25/03/2022
​Educação patrimonial e ensino de história: nas trilhas dos meninos e meninas do “brejo da cruz”, os caminhos para a efetivação do direito à cidade e à memória
​​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/7879937272238828
Denilson Diniz Pereira
​29/04/2022
Formação docente e a inclusão escolar em Salas de Recursos Multifuncionais - SRM na terra das crianças caboclas encantadas do Baixo Amazonas
Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/3069772994964210
​Fernanda Aparecida da Mata Abreu
​04/08/2022
​O processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação profissional em tempos de pandemia: inclusão de alunos com NEE em aulas mediadas por tecnologias digitais
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/5136820948676865
​Márcio Antonio da Silva
​31/08/2022
A educação do campo no município de bom despacho (mg): territorialização, desterritorialização e reterritorialização
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/3373030719925466
​Cleidiane Lemes de Oliveira
​11/08/2022
​Educação antirracista em contexto de pandemia: o projeto escola de todas as cores
​​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1055197032961557
Davidson Campos soares Barbosa
16/12/2022
As tendências educacionais e a educação escoteira: relações entre as concepções, o Escotismo e a formação de seus formadores
Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/1294485895662597
​Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
​16/12/2022
​Professoras da amazônia acreana: trabalho docente e condições de vida de mulheres que lecionam no meio rural de feijó, AC
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/7386744504215251


Mestrado 2021

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Lucas Reis Ávila
​11/02/2021
A pandemia de 2020 e a escola: ​análises sobre autonomia de estudantes em uma sscola da rede pública do estado de Minas Gerais
​Magalidos Reis
http://lattes.cnpq.br/2197166318103310
​Joelma Rodrigues dos Santos Pinto 
​08/04/2021
​A Língua Portuguesa e a Matemática na Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental II das escolas estaduais de Pará de Minas/MG: (des)entendimentos, questionamentos, posicionamentos
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/3284691249407937
​​Thiago Antunes Baeta
​09/04/2021
​​A educação popular no cursinho Pré-ENEM da comunidade Dandara/BH: aspectos políticos e pedagógicos
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/1382425044011986
​Claudia Terezinha de Carvalho Fonseca
​15/04/2021
​Linguagem escrita na educação infantil: os (des)caminhos curriculares em tempos de Base Nacional Comum Curricular e pandemia
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/6853463849124478
​Fernanda Gomes Marques
​16/04/2021
​Educação profissional: um estudo na percepção de gênero e a participação das mulheres docentes na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica de minas gerais
​Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/5861176219633594
Aline Cristina Miranda
​14/05/2021
O currículo integrado na educação integral (em tempo integral): a experiência da EM POEINT - Barreiro/BH currículo, evasão e práticas

​​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/2981428362942637
Paulo Bruno Correia
​27/05/2021
​A sala de aula como possibilidade de inversão do cotidiano
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/2156634326108427
​Alexandra Aparecida Marques de Freitas 

​06/08/2021
​O ensino de inglês na Letônia
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/8204807659272426
​Filipe Veziane Lembi de Carvalho
​19/08/2021
​O Novo Ensino Médio: uma análise da BNCC e suas relações com políticas de internacionalização do currículo
​​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/1630250476102476
​Ana Paula de Souza e Silva 
​27/10/2021
​O direito à educação dos apenados no Brasil: fundamentos axiológicos e penais
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/0445160300536827

Doutorado 2021

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Gilbert Daniel da Silva
​05/03/2021
​Cursinho popular pré-ENEM: Entre a educação libertária, a libertadora e a não-autoritária
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/9600842287741408
​Denília Andrade Teixeira dos Santos
​25/05/2021
​A pedagogia crítica, a etnomatemática e as práticas de alfabetização matemática e numeramento no quilombo São Félix/MG
​​​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/0341556567681359
​Márcia Campos Ferreira
​12/07/2021
​A compreensão do letramento em dança na formação docente em educação física
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/5491096176610504
​Ércio do Carmo Sena Cardoso
​13/08/2021
​Educação Escolar, comunicação e crítica de mídia
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/5746775712367481
​Ricardo Tadeu Barbosa
​16/08/2021
​Tendências de pesquisa em educação escolar quilombola: um estudo de teses desenvolvidas em programas de pós-graduação em educação no brasil, no período de 2012 a 2019
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/6650708594631518
​Lenise Vieira de Souza Montandon
​03/11/2021
O dualismo na educação profissional brasileira a partir das recomposições legais
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/5345392870415783

Mestrado 2020

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Diego Arcanjo Leite da Silva
​12/02/2020
​A Improbidade administrativa na dimensão da corrupção no sistema de ensino mineiro
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/5813122283664500
​Paulo Ricardo Silva Rodrigues
​20/02/2020
​Saberes e práticas de educadores em movimento: um estudo de caso sobre os diálogos com o saber histórico no Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte, MG
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8919975481599044
​Ariany Bezerra
​28/02/2020
​As crianças entre espaços, rotinas e brinquedos: um estudo sobre um centro municipal de educação infantil em Itabirito - MG
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/2364728877592112
​Danilo Terra de Oliveira
​28/02/2020
Impactos da avaliação externa na prática pedagógica de professoras nos anos atuais: uma análise do sistema de avaliação do ensino municipal de Itabira (saemi) MG
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/4212094995715293
​Thais Pimenta Guimarães
​28/02/2020
​Educação escolar como direito à igualdade e à diferença: um recorte sobre a identidade gênero
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/5109871389023363
Graziella Rose de Pinho Martins
20/09/2020
O programa o Direito na escola: uma análise crítica da proposta curricular
Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/4902285540587090
​Cristiane Andréa Nogueira
​22/10/2020
​Um estudo acerca dos saberes e fazeres pedagógicos dos professores diante situações geradoras de violência
​Stela Maria Fernades Marques
http://lattes.cnpq.br/3764805942214254
​Chrislaine Aparecida de Souza 
​30/10/2020
​Ressignificando os imaginários nos livros didáticos de História: da travessia do Atlântico ao grito do Imperador
​​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/6068698188913470

Doutorado 2020

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Gustavo Barreto Cyrillo
​14/02/2020
​O fenômeno da evasão/abandono de estudantes: um estudo realizado em duas instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica (rfepct) de minas gerais
​Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1103884553100935
​Marcelo dos Santos Isidório
​27/02/2020
​Interações de alunos “pré-adolescentes” na sala de aula: um estudo baseado na teoria da estruturação de anthony giddens
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/7120806761872533
​Marco Antônio Delmondes Kumaira
​27/02/2020
​Pelo direito individual à educação emancipadora
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/7703909476034405
​Viviane Bernadeth Gandra Brandão
​24/04/2020
​O lugar dos jovens e seus processos educativos nos catopês de Nossa Senhora do Rosário em Montes Claros - MG
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/5288006048913433
​Sônia Marta de Oliveira
​10/06/2020
​Os artefatos culturais surdo nos currículos de graduação do tradutor intérprete de língua de sinais/língua portuguesa
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/6969901975979031
​Kátia Cupertino
​11/08/2020
​As múltiplas aprendizagens da dança no e como contexto artístico educativo do Grupo Aruanda/MG
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/6378513878684871
​Leonardo Toledo Silva
​14/08/2020
​Tradição e contemporaneidade no lazer da juventude da Barra do Guaicui/MG: a construção de identidade dos ribeirinhos
​​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/7572639315186126
​Ramon Orlando de Souza Flauzino
​11/09/2020
​Autonomia docente e a imposição do design instrucional na educação a distância
​​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/5176051722484385
​Paulo Roberto Vidal de Negreiros
​25/09/2020
​Formação/prossionalização de professores: um estudo realizado em duas instituições da rfepct de mg
​Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/4802479718203436
​Tony Charles Labanca Correia
​22/12/2020
​A experiência do cinema educativo no brasil e na argentina ao início do século xx
​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/0420058213389580

Mestrado 2019

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Tatiane Salles da Silva
​15/02/2019
​Estudo sobre a formação dos profissionais de apoio escolar na educação infantil no município de Santa Luzia
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/3211149394447093
​Fernanda Aparecida da Mata Abreu
​19/02/2019
​Ser bacharel e professor atuante na educação Inclusiva: desafios, impactos e perspectivas da formação à sala de aula da educação profissional
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/5136820948676865
​Raquel Leite Barbosa
​26/02/2019
​Web 2.0, app e tecnologias móveis na avaliação da aprendizagem: um estudo sobre o kahoot
​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/3718781227320753
​Nayane Costa Nascimento
​27/02/2019
​O Direito e suas possibilidades curriculares
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/8217660987671941
​Matheus Henrique Velozo Gonçalves
​28/03/2019
​O processo de construção da Educação Escolar Quilombola em uma comunidade no município do Serro: diálogos com professores, comunidade e outros sujeitos sociais
​Loreno dos Santos
http://lattes.cnpq.br/3675171462917263
​Zenaide Pereira Barcelos Viegas
​05/07/2019
​Uma análise da articulação entre professor regente e o auxiliar de apoio ao educando durante o processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/3584938678515916
​Andreza Mara da Fonseca 
​30/10/2019
​“Aqui não tem máscaras africanas?". A educação étnico-racial em uma EMEI e a experiência com o Percurso Território Negro em museus de Belo Horizonte/MG
​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/6383686855126595
​Belisa Rabelo Dourado de Andrade
​05/12/2019
​O potencial didático-pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação e a formação de professores de Geografia para o seu efetivo uso na Educação Básica: percepções de licenciandos
​​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/8562823862695471

Doutorado 2019

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Núbia Ketyllen Zeferino
​02/05/2019
​O futuro da escola e a escola do futuro: uma perspectiva crítica sobre as tecnologias digitais no currículo escolar 2019
​​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/3259499998680557
​Solange Rodrigues
​20/05/2019
​Reconhecimento de saberes e competências dos professores do ifmg: uma (re)constituição do discurso histórico-social sobre a implementação da lei do magistério federal autor(es
​Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6326281365117269
​Márden de Pádua Ribeiro
​23/08/2019
​A produção de conhecimentos no campo do Currículo no Brasil de 2006 a 2016
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/0980961271011256
​Elenice Silva Ferreira
​28/08/2019
​As políticas públicas no Município de Vitória da Conquista no período de 1930 a 1960
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/3405096783455733
​Sandra Freitas de Souza
​29/11/2019
​O trabalho docente com estudantes com deficiência em cursos técnicos de nível médio
​Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7572327946841261

Mestrado 2018

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Gleides Ander Nonato
​13/04/2018
​Formação inicial de professores para a diversidade étnico-racial nas licenciaturas em letras e pedagogia em duas ies mineiras
​Loreno dos Santos
http://lattes.cnpq.br/9020273118009457
​Angela Kirllian Mendes Santos
​04/05/2018
​Os saberes neurocientíficos e a formação docente: percepções dos egressos dos cursos de formação inicial e continuada da PUC Minas
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/2256640266097379
​Lidiane Cristina do Nascimento
​09/08/2018
​A educação na Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/0206730600493699
​Natalia Lacerda Faria 
​13/08/2018
​O campo da gestão na formação inicial em Educação Física: uma análise de currículos de graduação da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG
​​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/0648367722731051
​Camila Moutinho Domingues 
​23/08/2018
​O lúdico na educação infantil: questões pra o currículo
​​​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/5759719189576162
​Débora Goulart da Silva Duque 
​27/08/2018
​Currículo da escola bilingue para surdos
​​​​Vânia de Fátima Noronha Alves
http://lattes.cnpq.br/1308548819825668
​Daniel Ordane da Costa Vale
​05/10/2018
Professores de educação física egressos do Pibid no início de sua carreira: saberes e habilidades construídos e os desafios do “choque de realidade”
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/3818361866353504
​Jamine Patricia Guedes Miranda
​10/10/2018
​Mulher negra, hip hop e educação: Uma história de resistência
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/4497042147043519
​Maria Angela Barros de Carvalho
​25/10/2018
​Trajetórias de normalistas em uma instituição de minas gerais nos anos 1940 e os impactos da lei orgânica de 1946
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8415282806469975


Doutorado 2018

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Simei Santos Andrade
​09/05/2018
​A Infância da Amazônia Marajoara: sentidos e significados das práticas culturais no cotidiano das crianças ribeirinhas da Vila do Piriá – Curralinho-PA
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/5187077983046014
​Mayrla Andrade
​06/06/2018
​Saberes e práticas Ananin: um estudo sobre a construção das corporeidades cotidianas na cidade de Ananindeua/PA
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/3654924974448971
​Luciete de Cássia Souza Lima Bastos
​21/06/2018
​Educação: culturas das infâncias e identidades em construção no quilombo sambaíba, Caetité-BA/Brasil
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/1066119344510830
​Ana Consuelo Ramos
​25/06/2018
​Movimento da canção latino-americana y caribeña para crianças
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/7857274153178162





Mestrado 2017

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Danielle de Fátima Ferreira
​07/02/2017
​Alteridade e cuidado na educação básica: educação humanizadora nas fronteiras da ética
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/0178640650114308
​Lenir Pimenta Dutra
​20/02/2017
A construção de saberes experenciais por egressas do Pibid nos primeiros anos da docência
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/0978111525428896
​Adriana Gomes Tavares
​22/02/2017
​Formação de professores e práticas educacionais para a diversidade: o Pibid nas experiências de implementação da lei 10.639/03
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/7642350769978928
​Vanda Arantes de Araújo
​22/02/2017
​Representações sociais de professores da Área de Linguagem do Ensino Fundamental II sobre o hipertexto
​​​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/5634751065465186
​Ricardo Marques Nicolau
​22/02/2017
​Usos pessoal e profissional das tecnologias digitais de informação e comunicação do professor da Educação Básica na Era Digital: um estudo com base no modelo SAMR
​​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/4989859303959104
​Fabiano Henrique Fonseca Moreira
​31/03/2017
​Arte no ensino fundamental do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais: uma análise de sua legislação
​Carlos Roberto Jamil Cury
http://lattes.cnpq.br/8910785016868359
​Pablo Henrique Simões Barbosa
​19/04/2017
​A arte de contar histórias como metodologia e a formação do professor contador de histórias: perspectivas e desafios para o processo ensino-aprendizagem
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/0323641647443591
​Cleidiane Lemes de Oliveira
​20/04/2017
​Marcas da perspectiva decolonial no curso de licenciatura em Educação do Campo
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/1055197032961557
​Ana Maria Moreira Pontes Milli
​20/04/2017
​A gestão do tempo pelos docentes em escolas do campo
​​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/9410130256245415
​Maria Aparecida de Freitas
​04/05/2017
​As representações sociais de famílias sobre professoras(es) da educação infantil da rede municipal de ensino de belo horizonte
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/3005295928296758
​Carlos Frederico Felício Fagundes
​17/08/2017
​Um olhar sobre a prática docente em um centro de internação para adolescentes em conflito com a lei: CEAD, emoções e memórias
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/5083675249867493
​Ronaldo Moreira de Castro
​16/10/2017
​A aplicação da teoria das restrições na educação: um estudo em escolas municipais de Joinville - SC
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/1442412392484297
​Danielle Ornelas Amorim
​14/12/2017
​Formação inicial docente na perspectiva da inclusão: estudo de impactos na formação de alunos de Ciências Biológicas em projeto de extensão
​​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/8647546372850559



​​​


Doutorado 2017

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Kátia Aparecida de Souza e Silva
​09/02/2017
​As relações entre a formação/qualificação de professores e o processo pedagógico reveladas em oito pesquisas empíricas de sala de aula
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/8097027661160166
​Paula Andrea de Oliveira e Silva Rezende
​26/04/2017
​Discursos e práticas que embaçam/embasam o taylorismo nos cursos de formação de professores ead da universidade aberta do brasil (uab)
​​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/5530481592906702
​Fernanda de Jesus Costa
​10/05/2017
​Fatores da permanência de professores na formação continuada online: a proposta de uma taxonomia a partir do projeto um computador por aluno
​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/9387752688292084
​Ana Paula Braz Maleta
​31/05/2017
​O currículo pensado para, por, entre e com as crianças:: aproximações e distanciamentos entre o contexto brasileiro e o português
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/3229403829455473
​Gustavo Pereira Pessoa
​13/06/2017
​A pesquisa escolar no território da internet: a proposta de um modelo
​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/0948339100386983
​Maria Helena Morra
​01/09/2017
​Educação, direito humano e tráfico de pessoas: uma análise da trajetória de seis mulheres traficadas
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/4813036365129661

Mestrado 2016

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes
​Silene Gelmini
​28/03/2016
​Trabalho e Empregabilidade no projeto curricular no Projeto Reinventando o Ensino Médio: contribuições e desafios na definição da função social da escola.
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/4600155912081738
​Márden de Pádua Ribeiro
​04/04/2016
​O "currículo" na pedagogia: uma análise crítica da disciplina de Currículo nos cursos de Pedagogia
​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/0980961271011256
​Zilda Maria de Oliveira Lana
​05/05/2016
​Educação Ambiental: entre reprodução ideológica e criticidade - análise das práticas curriculares em uma escola pública de Itabirito/MG
​​​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/7060125411908149
​Daniella Soares Ricieri
​12/07/2016
​​Saberes e fazeres dos professores de crianças com dislexia nos anos iniciais do ensino fundamental
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/4846787506428157
​Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte
​08/07/2016
​A análise das prática pedagógicas de professores da educação superior presencial a partir de experiências com a modalidade a distância
​Stela Maria Fernandes Marques
http://lattes.cnpq.br/4008680996925947
​Wanderson de Sousa Cleres
​12/12/2016
​Currículo e formação de professores: a categoria trabalho no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
​​Teodoro Adriano Costa Zanardi
http://lattes.cnpq.br/4497042147043519
​Débora Gonçalves Siqueira
​13/12/2016
​O papel social da escola: como a escola é percebida pelas crianças e como a escola gostaria de ser percebida frente a este público
​Magali dos Reis
http://lattes.cnpq.br/8577975280738093


Doutorado 2016

​Nome
​Data da defesa
​Título da tese
​Orientador(a)
​Link do Lattes


Patrícia Maria Caetano de Araújo
​05/12/2016
​Tecnologias digitais e a inovação disruptiva na formação a distância de pedagogos
​Simão Pedro Pinto Marinho
http://lattes.cnpq.br/9859185234305334
​Danielle Vasconcelos Corrêa
​13/12/2016
​O papel das trajetórias profissionais na construção de concepções, saberes e práticas de professoras que atuam no 1º ano do ensino fundamental de 9 anos
​Lorene dos Santos
http://lattes.cnpq.br/4094792485116891







Parceiros