Nessa seção serão apresentados os trabalhos publicados pela CPA PUC Minas. Confira!



A autoavaliação institucional em uma instituição de ensino superior comunitária e seu potencial de uso para gestão universitária 

Autores: Marisaura dos Santos Cardoso, Raquel Wanderley D'Albuquerque, Maria Carolina Tomás

Resumo: Neste texto, apresentam-se resultados de um trabalho que teve por objetivo analisar a importância do uso dos resultados da autoavaliação institucional para a gestão de uma IES. Sabemos que, ao final do processo de avaliação, tem-se uma quantidade grande de dados, muitas vezes difíceis de serem interpretados e usados, por isso, apresentamos um exemplo de tratamento de dados, através da análise fatorial, para tornar viável o uso dos resultados da autoavaliação institucional para estudos, acompanhamento e monitoramento da autoavaliação institucional para a gestão da IES. A partir de resultados obtidos no processo realizado em 2018, pôde-se concluir que o uso da técnica de análise fatorial contribuiu para uma leitura mais simplificada e criteriosa dos resultados obtidos a partir das respostas dos alunos na autoavaliação institucional. Foram criados seis fatores que representam eixos do Sinaes com quarenta e duas variáveis. Os fatores possibilitaram uma análise de correlação entre eles e abriu um leque de possibilidades de análises, como, por exemplo, cada eixo se comporta com relação aos aspectos relacionados à estrutura institucional como departamentos, institutos, faculdades, cursos, campus e unidades educacionais, bem como por critérios relacionados aos sujeitos da pesquisa.

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Ensino Remoto Fora da Pandemia: Quem Cursaria? Um Estudo de Caso em uma Universidade Comunitária

Autores: Maria Carolina Tomás, Otaviano Francisco Neves, Liza Fensterseifer, Gabrielle Alves Chagas

Resumo: O artigo compara o perfil de alunos que responderam que cursariam uma disciplina remota mesmo fora do contexto da pandemia, com o foco na comparação entre alunos mais jovens (16 a 24 anos) e alunos adultos (25 anos ou mais). A análise considera dois conjuntos de explicações: 1) informações sobre o aluno, como sexo, período em que está matriculado e carga horária de dedicação ao curso e características do curso em que está matriculado e 2) dificuldades que enfrentaram com a implementação do ensino remoto. Os dados são provenientes de uma pesquisa de autoavaliação institucional interna, realizada no primeiro semestre de 2020. A técnica de análise utilizada foi a de análise de correspondência, além da análise descritiva dos dados. Os principais resultados apontam que os alunos mais velhos e interessados em cursar uma disciplina remota estão matriculados nos períodos finais dos cursos e dedicam menor número de horas semanais aos estudos. Quanto às dificuldades, o grupo mais jovem relata, com maior frequência, falta de concentração, enquanto os mais velhos relatam dificuldades de ordem tecnológica. Mas, os alunos que fariam uma disciplina remota não estão associados a nenhuma dificuldade. Os dados apresentados revelam que o perfil do aluno que se interessa pelo ensino remoto mesmo em um contexto fora da pandemia se aproxima daquele que opta pelo ensino à distância, e que a experiência de cada aluno no contexto da pandemia e do regime letivo remoto aponta para uma maior ou menor resistência ao ensino remoto, em um contexto fora da pandemia.

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PANDEMIA DA COVID-19 E ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO: Dificuldades de alunos de uma universidade privada


Autores: Maria Carolina Tomás, Otaviano Francisco Neves, Liza Fensterseifer, Jane Carmelita das Dores Garandy de Arruda Barroso, Marisaura dos Santos Cardoso.

Resumo: O artigo analisa as dificuldades encontradas pelos alunos de uma instituição de ensino superior (IES) privada confessional, para continuidade do semestre, a partir da adoção de atividades remotas, devido à pandemia da COVID-19. Foram consideradas características dos estudantes assim como dos cursos em que estão matriculados. Os dados são provenientes da avaliação conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da IES. As dificuldades analisadas abordam diferentes aspectos vivenciados no contexto de educação baseada no ensino remoto, durante a crise sanitária, que podem ser resumidas em dois grupos: (i) as de ordem biopsicossocial, incluindo problemas de concentração, de saúde, conciliação das atividades escolares e domésticas e (ii) as de ordem tecnológica, como acesso e funcionamento de equipamentos e dispositivos. O método de análise foi a análise de regressão logística e os principais resultados apontam que dentre as dificuldades de natureza biopsicossocial houve destaque para a dificuldade de concentração, sendo mais reportada entre as mulheres, os alunos mais jovens, os que estudam no horário da tarde ou em período integral. Dentre as dificuldades de ordem tecnológica, observou-se que a falta de conhecimento se relaciona com idade, foi maior em alunos dos cursos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Biológicas, menor entre os bolsistas PROUNI/Fies e maior entre aqueles com menor quantidade de horas semanais dedicadas aos estudos.

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ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA AVALIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores: Maria Carolina Tomás, Raquel Wanderley D'Albuquerque, Otaviano Francisco Neves, Maytê Cabral Mesquita.

Resumo: O objetivo do artigo é compreender quais fatores influenciam a participação dos alunos em um processo de avaliação docente, identificando os perfis mais e menos propensos a participar, incluindo características individuais e dos cursos aos quais estão vinculados. Os dados analisados são da avaliação docente semestral de uma IES privada entre 2016 e 2018. O modelo de análise é a regressão logística multinível. Os resultados apontam que características individuais e também dos cursos, afetam a probabilidade de participação discente na avaliação dos professores: ser mulher, acima de 41 anos de idade, beneficiário de programas de financiamento ou bolsa de estudos, em um curso de licenciatura ou em um curso integral tendem a aumentar a probabilidade de participação na avaliação docente.

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AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, SISTEMAS DE GESTÃO DE INFORMÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores: Maytê Cabral Mesquita, Maria Carolina Tomás, Kleber Jacques Ferreira de Souza e Leandro Figueira Lessa.

Resumo: Este artigo apresenta o trabalho da CPA de uma Instituição de Ensino Superior privada em Minas Gerais, que utiliza de sistemas de informação para executar sua autoavaliação institucional. A utilização de sistemas de informação é importante, dado o tamanho da instituição, sua realidade multicampi, bem como, as mudanças recentes no contexto institucional, mercadológico e legal, com relação às exigências para avaliação dos cursos. O uso de sistemas de gestão de informação proporciona maior agilidade na coleta e processamento das informações, pois auxilia na automatização do processo, facilitando a realização de diagnósticos para: rever ou criar processos, definir e realinhar estratégias, planejar o futuro. Além disso, possibilita a produção de conhecimento para além da universidade, mas em diálogo importante com outros interlocutores e outras esferas da academia.

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CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS ASSOCIADAS À PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO DOCENTE: uma análise a partir de uma instituição de ensino superior privada

Autores: Maria Carolina Tomás, Maytê Cabral Mesquita, Kleber Jacques Ferreira de Souza e Leandro Figueira Lessa.

Resumo: O trabalho analisa as características dos alunos e sua participação voluntária na avaliação docente de uma instituição de ensino superior privada. Os dados referem-se ao primeiro e ao segundo semestre de 2016. Os principais modelos de análise foram regressão logística e multinomial. Os resultados mostram que as mulheres, os alunos mais velhos e nos períodos iniciais têm maiores chances de participar da avaliação docente. Área do conhecimento não apresenta influência na participação quando consideramos os dois semestres em conjunto.

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