Nessa seção são apresentados os trabalhos publicados pela CPA PUC Minas. Confira!



ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA AVALIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores: Maria Carolina Tomás, Raquel Wanderley D'Albuquerque, Otaviano Francisco Neves, Maytê Cabral Mesquita.

Resumo: O objetivo do artigo é compreender quais fatores influenciam a participação dos alunos em um processo de avaliação docente, identificando os perfis mais e menos propensos a participar, incluindo características individuais e dos cursos aos quais estão vinculados. Os dados analisados são da avaliação docente semestral de uma IES privada entre 2016 e 2018. O modelo de análise é a regressão logística multinível. Os resultados apontam que características individuais e também dos cursos, afetam a probabilidade de participação discente na avaliação dos professores: ser mulher, acima de 41 anos de idade, beneficiário de programas de financiamento ou bolsa de estudos, em um curso de licenciatura ou em um curso integral tendem a aumentar a probabilidade de participação na avaliação docente.

Texto completo - PDF



AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, SISTEMAS DE GESTÃO DE INFORMÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores: Maytê Cabral Mesquita, Maria Carolina Tomás, Kleber Jacques Ferreira de Souza e Leandro Figueira Lessa.

Resumo: Este artigo apresenta o trabalho da CPA de uma Instituição de Ensino Superior privada em Minas Gerais, que utiliza de sistemas de informação para executar sua autoavaliação institucional. A utilização de sistemas de informação é importante, dado o tamanho da instituição, sua realidade multicampi, bem como, as mudanças recentes no contexto institucional, mercadológico e legal, com relação às exigências para avaliação dos cursos. O uso de sistemas de gestão de informação proporciona maior agilidade na coleta e processamento das informações, pois auxilia na automatização do processo, facilitando a realização de diagnósticos para: rever ou criar processos, definir e realinhar estratégias, planejar o futuro. Além disso, possibilita a produção de conhecimento para além da universidade, mas em diálogo importante com outros interlocutores e outras esferas da academia.

Texto completo - PDF



CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS ASSOCIADAS À PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO DOCENTE: uma análise a partir de uma instituição de ensino superior privada

Autores: Maria Carolina Tomás, Maytê Cabral Mesquita, Kleber Jacques Ferreira de Souza e Leandro Figueira Lessa.

Resumo: O trabalho analisa as características dos alunos e sua participação voluntária na avaliação docente de uma instituição de ensino superior privada. Os dados referem-se ao primeiro e ao segundo semestre de 2016. Os principais modelos de análise foram regressão logística e multinomial. Os resultados mostram que as mulheres, os alunos mais velhos e nos períodos iniciais têm maiores chances de participar da avaliação docente. Área do conhecimento não apresenta influência na participação quando consideramos os dois semestres em conjunto.

Texto completo - PDF