Avaliação Docente na PUC Minas
A avaliação docente atende à determinação do Estatuto da Universidade (2010) e do Estatuto da Carreira Docente (2012), e decorre da necessidade de se estabelecer um instrumento para subsidiar a análise do desenvolvimento das atividades dos professores, nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, além daquelas exercidas em cargos acadêmico-administrativos da Universidade.
Para a operacionalização da coleta de dados, o questionário para avaliação docente é disponibilizado via SGA e deve ser respondido por todos os professores (autoavaliação), pelos alunos, referente à atuação do professor, e pelo colegiado do curso, no que diz respeito à atividade do docente em sala de aula. Esta avaliação é feita ao fim de todo semestre letivo.
A devolução dos resultados da Avaliação Docente será divulgada a cada professor, através do Portal de Acesso Restrito e do SGA, na aba “Avaliações da CPA”. Cada professor terá vistas ao seu relatório individual, assim como ao agregado do(s) curso(s) em que lecionou no
semestre em que foi conduzida a avaliação, um comparativo com a avaliação geral dos professores de outros cursos de seu departamento e da PUC Minas como um todo. Além do próprio professor, outras instâncias terão acesso aos resultados da avaliação docente, tais como diretores de institutos ou faculdades, diretores acadêmicos, chefes de departamento e coordenadores de curso. Cumpre salientar que a análise dos resultados produzidos pela avaliação docente cabe às câmaras departamentais e aos institutos e faculdades. À CPA compete subsidiar esses setores e órgãos com os resultados, mas não é de sua responsabilidade a tomada de quaisquer decisões em relação a eles.