Histórico da Avaliação Institucional na PUC Minas:
2002- O Programa Permanente de Avaliação Institucional (PROPAV) foi criado na PUC Minas com o objetivo de criar cultura de avaliação Institucional, produzir conhecimento e aferir qualidade da prática educativa desenvolvida pela PUC Minas;
2003- Realização do primeiro processo de coleta de informações - Dimensão do Ensino de Graduação;
2004- O Sinaes é instituído pela Lei 10.861/04 e, em obediência à Lei, a PUC Minas institui a Comissão Permanente de Avaliação – Portaria 019/2004;
2005- Encaminhamento do Projeto de Avaliação Institucional da PUC Minas ao MEC/Inep. O Projeto da Universidade obteve o melhor conceito no parecer emitido pela CONAES, o Parecer Tipo 1;
2006- Continuação do processo de Autoavaliação de todas as dimensões propostas pelo Sinaes, exceto Ensino de Graduação. Em agosto desse ano a CPA encaminhou o Relatório de Autoavaliação Interna ao MEC;
2007- Início de novo processo de Autoavaliação Institucional englobando o Ensino de Graduação na Universidade: alunos, professores e membros de Colegiado participaram dessa etapa;
2008- Coleta e análise dos dados referentes ao processo avaliativo iniciado em 2007. Em 28/11/08 o Relatório de Avaliação Institucional Interna do Ensino de Graduação da PUC Minas 2005/2007 foi entregue ao MEC;
2009- Entrega dos resultados à comunidade acadêmica.
2010- O MEC estabeleceu, por meio de Portaria Normativa nº 40/2007 a periodicidade anual para entrega dos relatórios de autoavaliação institucional .
2011- A Autoavaliação Institucional somam-se a Avaliação Docente, o acompanhamento das Avaliações dos Cursos de Graduação e a participação na reconstrução e implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Planejamento e Gestão Estratégica (PGE);
2012- O crescimento das demandas impeliu a CPA a racionalizar suas ações de modo que o empreendimento resultasse em produto final a bom termo, sem que isso significasse a perda da qualidade do trabalho desenvolvido;
2013- Inaugura um novo processo avaliativo tendo como referência o ciclo do ENADE;
2014- Aplicação dos questionários da avaliação docente na Universidade.
2015- Mudança da denominação e da caracterização da CPA. Antes era denominada Comissão Permanente de Avaliação e passou a ser nomeada de Comissão Própria de Avaliação (CPA).
2016- Condução do segundo processo de avaliação docente – aula presencial na graduação no primeiro semestre e inclusão de aula virtual no segundo semestre. Avaliação de quesitos institucionais: infraestrutura no primeiro semestre e práticas de ensino, pesquisa e extensão no segundo semestre.