Autoavaliação

Planejamento Estratégico e Autoavaliação


Compromisso do PPG-Letras com os Direitos Humanos e a Cultura da Paz – Missão do Programa


Os objetivos de formação do PPG-Letras alinham-se a seu compromisso com os Direitos Humanos e a Cultura da Paz, assumido com base em três argumentos, inscritos no campo da ética e da responsabilidade social. Primeiramente, por cumprir o objetivo de exercer institucionalmente, sensibilizando a comunidade social, o papel histórico da atividade científica que praticamos no campo dos Estudos Linguísticos e Literários no Brasil. Em segundo lugar, por colocar em cena discussões que visam contribuir para a reflexão acerca do retorno social das pesquisas realizadas pelo Programa. Esse compromisso reafirma que fazemos parte da comunidade de países latino-americanos, marcados historicamente por uma concreta espoliação de direitos e reconhecidos por diferentes faces da desigualdade social. Em terceiro lugar, por ser um compromisso que visa contribuir para a busca de respostas para problemas e fenômenos situados sócio-historicamente.

Com base nesses princípios básicos, o Programa propõe a realização de práticas de pesquisa, ensino e extensão que se afiliam a uma agenda internacional de defesa dos Direitos Humanos e da Cultura da Paz, na medida em que busca trabalhar a serviço da dignidade e emancipação dos seres humanos, sendo, conforme expressa o Plano de Desenvolvimento Institucional da PUC Minas (2017-2021), "um agente de busca de conhecimento que se alicerça no exercício da autonomia da ciência e liberdade do pensamento acadêmico, na participação ativa na transformação ética da sociedade, com especial atenção a suas dimensões éticas".

 

Planejamento Estratégico do PPG-Letras


O conjunto de objetivos e ações estratégicas assumidos no Planejamento Estratégico da Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas (PROPPg), organizado a partir de cinco dimensões – pós-graduação, pesquisa, inovação, internacionalização, gestão e processos –, ilumina e orienta o Planejamento Estratégico do Programa no que toca ao seu desenvolvimento futuro e ao compromisso com constantes melhorias e atualizações em suas ações, processos e recursos tecnológicos e infraestruturais.

Visando a seu contínuo fortalecimento e sem perder de vista suas finalidades primeiras, seus compromissos com a formação intelectual, a ciência e a sociedade, o Programa, em consonância com os objetivos estratégicos traçados pela PROPPg, compromete-se, em seu planejamento estratégico, a:

  1. continuar realizando ciclos semestrais e/ou anuais de planejamento e autoavaliação, considerando tanto os dispositivos institucionais instanciados pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da PUC Minas quanto aqueles levados a efeitos pelo PPG-Letras, tendo em conta aspectos que vão desde a infraestrutura física e administrativa até aqueles diretamente ligados ao funcionamento das disciplinas, das linhas e projetos de pesquisa e dos demais processos e produtos ligados à formação "stricto sensu";
  2. estimular participação de seus docentes e discentes em redes de pesquisas internacionais e nacionais;
  3. estimular a mobilidade de docentes e/ou discentes em visitas técnicas, estágios (doutorado e pós-doutorado) no exterior;
  4. incentivar continuamente a submissão de projetos pelos docentes em editais públicos de fomento à pesquisa, sobretudo em redes de pesquisa nacionais e internacionais;
  5. estimular iniciativas de participação dos docentes em convênios científico-tecnológicos em parceria ou em rede com instituições internacionais;
  6. fomentar a produção científica dos mestrandos e doutorandos em periódicos qualificados;
  7. ampliar o número de publicações de docentes e discentes, em colaboração com parceiros internacionais;
  8. estimular a produção intelectual qualificada do conjunto do corpo docente e discente em veículos de visibilidade externa, preferencialmente, com a participação de coautores estrangeiros;
  9. ampliar a visibilidade e o impacto das pesquisas e demais ações do Programa junto à sociedade;
  10. continuar investindo em projetos que retornem positivamente para a educação básica;
  11. ampliar e consolidar ações de internacionalização, consideradas as várias parcerias listadas na seção "Internacionalização", com impactos evidentes já no quadriênio 2017-2020 e renovados esforços para o próximo quadriênio;
  12. incrementar a presença/participação de professores visitantes, com ênfase para docentes estrangeiros, ao longo do próximo quadriênio;
  13. ampliar o quadro de docentes permanentes, com ênfase para aqueles com regime de dedicação integral (40h);
  14. ampliar a publicação interinstitucional, nacional e internacional, impressa e virtual, de periódicos e livros cuja organização conte com a participação de pesquisadores estrangeiros;
  15. ampliar a realização de cursos, seminários, palestras, bancas de defesa ou outros eventos por meio de videoconferência com a participação de pesquisadores estrangeiros;
  16. ampliar oferta de disciplinas que articulem as duas áreas de concentração do Programa;
  17. estreitar cooperação com Programas da PUC Minas e de outras IES, por meio da oferta conjunta de disciplinas, elaboração de projetos e outras atividades;
  18. investir em ações que deem maior visibilidade nacional e internacional às pesquisas e projetos do Programa;
  19. ofertar disciplinas em língua inglesa, espanhola ou francesa com regularidade;
  20. monitorar o impacto da pandemia provocada pela Covid-19 nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma a planejar ações reparadoras. 


Autoavaliação


Processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do Programa, com foco na formação discente e produção intelectual

 

O processo de autoavaliação do PPG em Letras orienta-se, inicialmente, pelos princípios que regem a proposta de Autoavaliação Institucional da PUC Minas, que tem como objetivo atender à Instituição no desenvolvimento de autoconhecimento, na definição de estratégias, políticas e planos institucionais em diversos níveis.

Nesse sentido, em todos os anos de existência do PPG em Letras, antes de a Autoavaliação ser institucionalizada formalmente por meio de dispositivos e estratégias concebidos com essa finalidade precípua, diferentes ações junto aos alunos, ex-alunos e docentes são percebidas  como iniciativas por meio das quais se pôde/pode "olhar" e "conhecer" o Programa de outros ângulos, visão que, conduzida pelo permanente diálogo, permitiu/permite sua constante atualização face às demandas dos campos científicos e da realidade social em que nos inscrevemos.

Os processos específicos de autoavaliação no âmbito da PUC Minas assumem como diretriz a participação de toda a comunidade acadêmica. Para isso, em um primeiro momento, os envolvidos são convocados a participar do processo de construção dos instrumentos e a responder a eles por meio de questionários ou roteiros específicos. E, em um segundo momento, promovem-se a socialização dos resultados e o compartilhamento das experiências entre os vários setores da Universidade.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) desenvolve diferentes frentes de trabalho, com vistas a alcançar esses objetivos. A ela compete formular e propor políticas e diretrizes para a Autoavaliação Institucional, nos termos da legislação vigente, sob a aprovação do Conselho Universitário.

No final de agosto de 2019, o Colegiado do PPG-Letras instituiu a COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA (CAP), constituída por representantes docentes, discentes e do corpo técnico-administrativo, de forma a conduzir e planejar o processo de autoavaliação do Programa, prevendo a efetiva participação de toda a comunidade acadêmica: alunos, professores, funcionários, egressos e a PROPPg. Entre os anos de 2019 e 2020, a COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA elaborou e adotou instrumentos para a coleta de dados sobre a percepção de cada segmento envolvido, focalizando os seguintes aspectos, dentre outros: (i) organização do Programa (objetivos, áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos de pesquisa e corpo docente); (ii) processo formativo: disciplinas, seminários, grupos de pesquisa e orientação; (iii) colegiado (funcionamento e atendimento, bem como retorno às demandas dos alunos, professores e funcionários); (iv) secretaria (atendimento, conhecimento geral sobre o funcionamento do programa e encaminhamento das demandas); (v) instalações físicas e biblioteca.

Os resultados dos trabalhos da CAP e da CPA foram socializados e discutidos com a participação de alunos, professores e funcionários em dois momentos:

  • Em 2 de julho de 2021: "2º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG em Letras".
  • Em 15 de dezembro de 2022: "3º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG em Letras".
  • Em 20 de dezembro de 2023: "4º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG em Letras".
  • Em 16 de dezembro de 2024: "5º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG em Letras".


  A COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPG EM LETRAS

 

Em relatório publicado em 2019, o Grupo de Trabalho da CAPES "Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação" considera que "a autoavaliação é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica", com vistas a possibilitar "uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão" (CAPES, 2019).

Dentro dessa perspectiva, o Colegiado do PPG em Letras institui, em 2023, a Comissão para a construção do Planejamento Estratégico do Programa, composta pelos professores Terezinha Taborda Moreira (Coordenadora), Alex Sandro Martoni (representante da Área de Literatura) e (Filipe Gomes (representante da Área de Linguística). Esta Comissão definiu as seguintes orientações para o processo de autoavaliação do Programa:

  1. a Comissão de Autoavaliação (CAA) é constituída por 6 (seis) membros da comunidade acadêmica e externos a ela, sendo 1 (um) representante do corpo docente – da Área de Linguística ou da área de Literatura –, 1 (um) representante do corpo discente, 1 (um) representante dos egressos, 1 (um) representante da PUC Minas, 1 (um) representante do corpo técnico-administrativo e 1 (um) representante da comunidade externa;
  2. a Comissão de Autoavaliação (CAA) é formada a partir da indicação do coordenador do PPG-Letras e da subsequente submissão e aprovação do colegiado;
  3. a Comissão de Autoavaliação (CAA) tem vigência por dois anos, ficando estabelecida a alternância entre as áreas de conhecimento na coordenação dos trabalhos;
  4. a Comissão de Autoavaliação (CAA) deverá elaborar uma pré-proposta de plano de autoavaliação, com base (i) nas diretrizes apresentadas no Planejamento Estratégico do PPG-Letras e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); (ii) nos resultados de avaliação da CAPES; e (iii) no Relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho da CAPES "Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação" da Capes;
  5. a Comissão de Autoavaliação (CAA) colaborará para o monitoramento anual de qualidade do PPG em Letras, em relação ao processo de formação, ancorado na missão, nos valores, nos princípios e na visão estabelecidos no Planejamento Estratégico do PPG-Letras;
  6. a Comissão de Autoavaliação (CAA) realizará avaliações anuais do PPG Letras;
  7. a construção da proposta de autoavaliação, compreenderá: (i) o contexto organizacional e cultural da autoavaliação, conforme diretrizes propostas pela Capes; (ii) o papel da autoavaliação no gerenciamento da qualidade da instituição; (iii) os atributos, estratégias e organização do processo de autoavaliação; (iv) a condução do processo de autoavaliação; (v) a aplicação dos resultados da autoavaliação nos níveis de pessoas, programa e instituição; e (vi) a meta avaliação do processo.

     

    A par dessas orientações, a Comissão para a construção do Planejamento Estratégico do PPG em Letras encaminhou ao Colegiado uma proposta de composição para a Comissão de Auto Avaliação – CAA – do Programa, a qual foi levada para assembleia de professores e aprovada, ficando a CAA assim constituída:


COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPG EM LETRAS DA PUC MINAS
Representantes do Corpo DocenteAlex Sandro Martoni (Área de Literatura)
Representante do Corpo DiscenteThiago Ruas (Área de Linguística)
Representante do Corpo Técnico-AdministrativoSirlane Silva Rodrigues 
Representante dos EgressosVinícius Lourenço (Área de Literatura)
Representante da PROPPGMarcelo de Rezende Pinto (PPG Administração)
Representante da Comunidade ExternaClaudio Leite Pereira (Restaurante A Granel)

 

  O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO DO PPG EM LETRAS

 

              Para a construção do processo de autoavaliação do PPG em Letras, a CAA considerou as quatro dimensões, elencadas pelo Programa em sua Matriz Swot, para a definição de objetivos e ações estratégicas que pretende adotar para manter sua condição atual de programa de excelência. Essas estratégias são as apresentadas no quadro abaixo.

 

  DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PPG EM LETRAS
1
Político-pedagógicaFormação de excelência para a pesquisa, o ensino e a extensão
2
Tática
Interação entre pós-graduação, graduação e Educação Básica
3OperacionalInovação, transferência e compartilhamento de conhecimento

Internacionalização, cooperação e mobilidade acadêmica

 

              Orientada pela Matriz Swot do Programa, a CAA realizou vários encontros para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados que seriam utilizados na auto avaliação do Programa, conforme documentado nas Atas que registram a memória das reuniões.

Ao longo desses encontros, A CAA decidiu pela construção de 4 (quatro) formulários de auto avaliação, um para cada ator envolvido com o PPG em Letras, a saber: docentes, discentes, egressos e corpo técnico-administrativo. A CAA definiu também que a construção dos questionários contemplaria as quatro dimensões contempladas no Planejamento Estratégico do PPG em Letras, a saber (i) Formação de excelência para pesquisa, o ensino e a extensão; (ii) Inovação, transferência e compartilhamento de conhecimento; (iii) Interação entre Pós-graduação, Graduação e Educação Básica; e (iv) Internacionalização, cooperação e mobilidade acadêmica.

 

  DELIBERAÇÕES DO COLEGIADO DO PPG EM LETRAS EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO APRESENTADOS PELA CAA 

 

              O Colegiado do PPG em Letras analisou os resultados do processo de autoavaliação apresentados pela CAA. A partir desses resultados, apresenta as seguintes considerações, que acredita serem importantes para a construção do Planejamento Estratégico do Programa, que está em curso. As considerações serão apresentadas dentro de cada uma das dimensões avaliadas, uma vez que elas compõem os pilares nos quais o Programa almeja sustentar suas ações ao longo dos próximos anos, ou seja, no período de 2025-2028. 


  ENCAMINHAMENTOS DA CAA E DO COLEGIADO PARA A META AVALIAÇÃO

 

              O Colegiado do PPG em Letras, juntamente com a CAA, encaminham, para a etapa de meta-avaliação do Programa, as seguintes ponderações:

  1. Necessidade de revisão do número de membros da CAA, a fim de incluir 2 (dois) docentes do Programa, um representante de cada Área de Conhecimento, uma vez que a elaboração dos instrumentos de coleta de dados requer a expertise não apenas de um especialista de cada  Área, mas também de como o Programa coloca em prática as ações que materializam as concepções e metodologias que orientam a abordagem de cada área. Nesse caso, serão 7 (sete) os membros da CAA.
  2. Revisão dos formulários de autoavaliação, com atenção a uma correspondência mais coerente entre a escala de avaliação e os distratores. 












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