Planejamento Estratégico e Autoavaliação
Compromisso do PPG-Letras com os Direitos Humanos e a Cultura da Paz – Missão do Programa
Os objetivos de formação do PPG-Letras alinham-se a seu compromisso com os Direitos Humanos e a Cultura da Paz, assumido com base em três argumentos, inscritos no campo da ética e da responsabilidade social. Primeiramente, por cumprir o objetivo de exercer institucionalmente, sensibilizando a comunidade social, o papel histórico da atividade científica que praticamos no campo dos Estudos Linguísticos e Literários no Brasil. Em segundo lugar, por colocar em cena discussões que visam contribuir para a reflexão acerca do retorno social das pesquisas realizadas pelo Programa. Esse compromisso reafirma que fazemos parte da comunidade de países latino-americanos, marcados historicamente por uma concreta espoliação de direitos e reconhecidos por diferentes faces da desigualdade social. Em terceiro lugar, por ser um compromisso que visa contribuir para a busca de respostas para problemas e fenômenos situados sócio-historicamente.
Com base nesses princípios básicos, o Programa propõe a realização de práticas de pesquisa, ensino e extensão que se afiliam a uma agenda internacional de defesa dos Direitos Humanos e da Cultura da Paz, na medida em que busca trabalhar a serviço da dignidade e emancipação dos seres humanos, sendo, conforme expressa o Plano de Desenvolvimento Institucional da PUC Minas (2017-2021), "um agente de busca de conhecimento que se alicerça no exercício da autonomia da ciência e liberdade do pensamento acadêmico, na participação ativa na transformação ética da sociedade, com especial atenção a suas dimensões éticas".
Planejamento Estratégico do PPG-Letras
O conjunto de objetivos e ações estratégicas assumidos no Planejamento Estratégico da Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas (PROPPg), organizado a partir de cinco dimensões – pós-graduação, pesquisa, inovação, internacionalização, gestão e processos –, ilumina e orienta o Planejamento Estratégico do Programa no que toca ao seu desenvolvimento futuro e ao compromisso com constantes melhorias e atualizações em suas ações, processos e recursos tecnológicos e infraestruturais.
Visando a seu contínuo fortalecimento e sem perder de vista suas finalidades primeiras, seus compromissos com a formação intelectual, a ciência e a sociedade, o Programa, em consonância com os objetivos estratégicos traçados pela PROPPg, compromete-se, em seu planejamento estratégico, a:
- continuar realizando ciclos semestrais e/ou anuais de planejamento e autoavaliação, considerando tanto os dispositivos institucionais instanciados pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da PUC Minas quanto aqueles levados a efeitos pelo PPG-Letras, tendo em conta aspectos que vão desde a infraestrutura física e administrativa até aqueles diretamente ligados ao funcionamento das disciplinas, das linhas e projetos de pesquisa e dos demais processos e produtos ligados à formação "stricto sensu";
- estimular participação de seus docentes e discentes em redes de pesquisas internacionais e nacionais;
- estimular a mobilidade de docentes e/ou discentes em visitas técnicas, estágios (doutorado e pós-doutorado) no exterior;
- incentivar continuamente a submissão de projetos pelos docentes em editais públicos de fomento à pesquisa, sobretudo em redes de pesquisa nacionais e internacionais;
- estimular iniciativas de participação dos docentes em convênios científico-tecnológicos em parceria ou em rede com instituições internacionais;
- fomentar a produção científica dos mestrandos e doutorandos em periódicos qualificados;
- ampliar o número de publicações de docentes e discentes, em colaboração com parceiros internacionais;
- estimular a produção intelectual qualificada do conjunto do corpo docente e discente em veículos de visibilidade externa, preferencialmente, com a participação de coautores estrangeiros;
- ampliar a visibilidade e o impacto das pesquisas e demais ações do Programa junto à sociedade;
- continuar investindo em projetos que retornem positivamente para a educação básica;
- ampliar e consolidar ações de internacionalização, consideradas as várias parcerias listadas na seção "Internacionalização", com impactos evidentes já no quadriênio 2017-2020 e renovados esforços para o próximo quadriênio;
- incrementar a presença/participação de professores visitantes, com ênfase para docentes estrangeiros, ao longo do próximo quadriênio;
- ampliar o quadro de docentes permanentes, com ênfase para aqueles com regime de dedicação integral (40h);
- ampliar a publicação interinstitucional, nacional e internacional, impressa e virtual, de periódicos e livros cuja organização conte com a participação de pesquisadores estrangeiros;
- ampliar a realização de cursos, seminários, palestras, bancas de defesa ou outros eventos por meio de videoconferência com a participação de pesquisadores estrangeiros;
- ampliar oferta de disciplinas que articulem as duas áreas de concentração do Programa;
- estreitar cooperação com Programas da PUC Minas e de outras IES, por meio da oferta conjunta de disciplinas, elaboração de projetos e outras atividades;
- investir em ações que deem maior visibilidade nacional e internacional às pesquisas e projetos do Programa;
- ofertar disciplinas em língua inglesa, espanhola ou francesa com regularidade;
- monitorar o impacto da pandemia provocada pela Covid-19 nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma a planejar ações reparadoras.
Autoavaliação
Processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do Programa, com foco na formação discente e produção intelectual
O processo de autoavaliação do PPG em Letras orienta-se, inicialmente, pelos princípios que regem a proposta de Autoavaliação Institucional da PUC Minas, que tem como objetivo atender à Instituição no desenvolvimento de autoconhecimento, na definição de estratégias, políticas e planos institucionais em diversos níveis.
Nesse sentido, em todos os anos de existência do PPG em Letras, antes de a Autoavaliação ser institucionalizada formalmente por meio de dispositivos e estratégias concebidos com essa finalidade precípua, diferentes ações junto aos alunos, ex-alunos e docentes são percebidas como iniciativas por meio das quais se pôde/pode "olhar" e "conhecer" o Programa de outros ângulos, visão que, conduzida pelo permanente diálogo, permitiu/permite sua constante atualização face às demandas dos campos científicos e da realidade social em que nos inscrevemos.
Os processos específicos de autoavaliação no âmbito da PUC Minas assumem como diretriz a participação de toda a comunidade acadêmica. Para isso, em um primeiro momento, os envolvidos são convocados a participar do processo de construção dos instrumentos e a responder a eles por meio de questionários ou roteiros específicos. E, em um segundo momento, promovem-se a socialização dos resultados e o compartilhamento das experiências entre os vários setores da Universidade.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) desenvolve diferentes frentes de trabalho, com vistas a alcançar esses objetivos. A ela compete formular e propor políticas e diretrizes para a Autoavaliação Institucional, nos termos da legislação vigente, sob a aprovação do Conselho Universitário.
No final de agosto de 2019, o Colegiado do PPG-Letras instituiu a COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA (CAP), constituída por representantes docentes, discentes e do corpo técnico-administrativo, de forma a conduzir e planejar o processo de autoavaliação do Programa, prevendo a efetiva participação de toda a comunidade acadêmica: alunos, professores, funcionários, egressos e a PROPPg. Entre os anos de 2019 e 2020, a COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA elaborou e adotou instrumentos para a coleta de dados sobre a percepção de cada segmento envolvido, focalizando os seguintes aspectos, dentre outros: (i) organização do Programa (objetivos, áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos de pesquisa e corpo docente); (ii) processo formativo: disciplinas, seminários, grupos de pesquisa e orientação; (iii) colegiado (funcionamento e atendimento, bem como retorno às demandas dos alunos, professores e funcionários); (iv) secretaria (atendimento, conhecimento geral sobre o funcionamento do programa e encaminhamento das demandas); (v) instalações físicas e biblioteca.
Os resultados dos trabalhos da CAP e da CPA foram socializados e discutidos com a participação de alunos, professores e funcionários em dois momentos:
- Em 2 de julho de 2021: "2º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG em Letras".
- Em 15 de dezembro de 2022: "3º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG em Letras".
- Em 20 de dezembro de 2023: "4º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG em Letras".
- Em 16 de dezembro de 2024: "5º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG em Letras".
A COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPG EM LETRAS
Em relatório publicado em 2019, o Grupo de Trabalho da CAPES "Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação" considera que "a autoavaliação é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica", com vistas a possibilitar "uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão" (CAPES, 2019).
Dentro dessa perspectiva, o Colegiado do PPG em Letras institui, em 2023, a Comissão para a construção do Planejamento Estratégico do Programa, composta pelos professores Terezinha Taborda Moreira (Coordenadora), Alex Sandro Martoni (representante da Área de Literatura) e (Filipe Gomes (representante da Área de Linguística). Esta Comissão definiu as seguintes orientações para o processo de autoavaliação do Programa:
- a Comissão de Autoavaliação (CAA) é constituída por 6 (seis) membros da comunidade acadêmica e externos a ela, sendo 1 (um) representante do corpo docente – da Área de Linguística ou da área de Literatura –, 1 (um) representante do corpo discente, 1 (um) representante dos egressos, 1 (um) representante da PUC Minas, 1 (um) representante do corpo técnico-administrativo e 1 (um) representante da comunidade externa;
- a Comissão de Autoavaliação (CAA) é formada a partir da indicação do coordenador do PPG-Letras e da subsequente submissão e aprovação do colegiado;
- a Comissão de Autoavaliação (CAA) tem vigência por dois anos, ficando estabelecida a alternância entre as áreas de conhecimento na coordenação dos trabalhos;
- a Comissão de Autoavaliação (CAA) deverá elaborar uma pré-proposta de plano de autoavaliação, com base (i) nas diretrizes apresentadas no Planejamento Estratégico do PPG-Letras e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); (ii) nos resultados de avaliação da CAPES; e (iii) no Relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho da CAPES "Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação" da Capes;
- a Comissão de Autoavaliação (CAA) colaborará para o monitoramento anual de qualidade do PPG em Letras, em relação ao processo de formação, ancorado na missão, nos valores, nos princípios e na visão estabelecidos no Planejamento Estratégico do PPG-Letras;
- a Comissão de Autoavaliação (CAA) realizará avaliações anuais do PPG Letras;
- a construção da proposta de autoavaliação, compreenderá: (i) o contexto organizacional e cultural da autoavaliação, conforme diretrizes propostas pela Capes; (ii) o papel da autoavaliação no gerenciamento da qualidade da instituição; (iii) os atributos, estratégias e organização do processo de autoavaliação; (iv) a condução do processo de autoavaliação; (v) a aplicação dos resultados da autoavaliação nos níveis de pessoas, programa e instituição; e (vi) a meta avaliação do processo.
A par dessas orientações, a Comissão para a construção do Planejamento Estratégico do PPG em Letras encaminhou ao Colegiado uma proposta de composição para a Comissão de Auto Avaliação – CAA – do Programa, a qual foi levada para assembleia de professores e aprovada, ficando a CAA assim constituída:
COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPG EM LETRAS DA PUC MINAS
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Representantes do Corpo Docente | Alex Sandro Martoni (Área de Literatura) |
Representante do Corpo Discente | Thiago Ruas (Área de Linguística) |
Representante do Corpo Técnico-Administrativo | Sirlane Silva Rodrigues |
Representante dos Egressos | Vinícius Lourenço (Área de Literatura) |
Representante da PROPPG | Marcelo de Rezende Pinto (PPG Administração) |
Representante da Comunidade Externa | Claudio Leite Pereira (Restaurante A Granel) |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO DO PPG EM LETRAS
Para a construção do processo de autoavaliação do PPG em Letras, a CAA considerou as quatro dimensões, elencadas pelo Programa em sua Matriz Swot, para a definição de objetivos e ações estratégicas que pretende adotar para manter sua condição atual de programa de excelência. Essas estratégias são as apresentadas no quadro abaixo.
1
| Político-pedagógica | Formação de excelência para a pesquisa, o ensino e a extensão |
2
| Tática
| Interação entre pós-graduação, graduação e Educação Básica |
3 | Operacional | Inovação, transferência e compartilhamento de conhecimento
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| | Internacionalização, cooperação e mobilidade acadêmica
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Orientada pela Matriz Swot do Programa, a CAA realizou vários encontros para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados que seriam utilizados na auto avaliação do Programa, conforme documentado nas Atas que registram a memória das reuniões.
Ao longo desses encontros, A CAA decidiu pela construção de 4 (quatro) formulários de auto avaliação, um para cada ator envolvido com o PPG em Letras, a saber: docentes, discentes, egressos e corpo técnico-administrativo. A CAA definiu também que a construção dos questionários contemplaria as quatro dimensões contempladas no Planejamento Estratégico do PPG em Letras, a saber (i) Formação de excelência para pesquisa, o ensino e a extensão; (ii) Inovação, transferência e compartilhamento de conhecimento; (iii) Interação entre Pós-graduação, Graduação e Educação Básica; e (iv) Internacionalização, cooperação e mobilidade acadêmica.
DELIBERAÇÕES DO COLEGIADO DO PPG EM LETRAS EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO APRESENTADOS PELA CAA
O Colegiado do PPG em Letras analisou os resultados do processo de autoavaliação apresentados pela CAA. A partir desses resultados, apresenta as seguintes considerações, que acredita serem importantes para a construção do Planejamento Estratégico do Programa, que está em curso. As considerações serão apresentadas dentro de cada uma das dimensões avaliadas, uma vez que elas compõem os pilares nos quais o Programa almeja sustentar suas ações ao longo dos próximos anos, ou seja, no período de 2025-2028.
ENCAMINHAMENTOS DA CAA E DO COLEGIADO PARA A META AVALIAÇÃO
O Colegiado do PPG em Letras, juntamente com a CAA, encaminham, para a etapa de meta-avaliação do Programa, as seguintes ponderações:
- Necessidade de revisão do número de membros da CAA, a fim de incluir 2 (dois) docentes do Programa, um representante de cada Área de Conhecimento, uma vez que a elaboração dos instrumentos de coleta de dados requer a expertise não apenas de um especialista de cada Área, mas também de como o Programa coloca em prática as ações que materializam as concepções e metodologias que orientam a abordagem de cada área. Nesse caso, serão 7 (sete) os membros da CAA.
- Revisão dos formulários de autoavaliação, com atenção a uma correspondência mais coerente entre a escala de avaliação e os distratores.