Parcerias e Convênios

PARCERIAS E CONVÊNIOS INTERNACIONAIS

1. INSTITUTO CAMÕES (PORTUGAL) – O Instituto Camões é uma organização presente em vários países dos diversos continentes, que visa à promoção externa da língua e da cultura portuguesas. O convênio firmado entre o Instituto Camões e o Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros (CESPUC), abrigado pelo PPG-Letras, com início em 1995, permite ao Centro a promoção de eventos e o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que envolvem a graduação e a pós-graduação, bem como a publicação de periódicos (Scripta e Cadernos Cespuc de Pesquisa: série ensaios) e livros comprometidos com a missão do Centro e do Instituto Camões.

2. UNIVERSITÉ DE LORRAINE, UNIVERSITÉ DE LILLE E UNIVERSITÉ GRENOBLE ALPES (FRANÇA) – Há, desde 2007, um longo histórico de cooperação entre a PUC Minas, por meio do Programa de Pós-graduação em Letras, e a Université Grenoble-Alpes. Essa parceria e as novas redes de colaboração com outras universidades francesas (Université de Lorraine e Université de Lille) e IES brasileiras (IFMG, UNESP de São José do Rio Preto, Unicamp, USP, FURB, UFOP) que se formaram a partir dela também se refletem em projetos de pesquisa aprovados por agências de fomento, ações de mobilidade, publicações, seminários e oferta de disciplinas.

3. UNIVERSITÉ DE LILLE (FRANÇA) – Em 2017, como desdobramento de parcerias entre a PUC Minas e a Université de Lille, firmou-se o projeto interinstitucional "Desafios interculturais de avaliações e comparações internacionais em educação: o PISA em questão – OLHARES CRUZADOS BRASIL-FRANÇA". O projeto reúne professores da Université de Lille e das duas Áreas de concentração do PPG-Letras, além de professores de outras 3 IES mineiras (IFMG, UEMG e UFOP) e discentes do Programa e da graduação.

4. CASE WESTERN RESERVE UNIVERSITY (EUA) ­– A parceria entre a Case Western Reserve University e o PPG-Letras tem início em 2014, por meio de interesses comuns entre pesquisadores do PPG-Letras e pesquisadores da instituição. Entre esses, o linguista cognitivista Mark Turner e o semioticista Per Aage Brandt (Case Western Reserve University – EUA / Aarhus University – Dinamarca), marcadamente no que toca aos princípios teóricos e metodológicos dos campos da Semântica Cognitiva e da Semiótica Cognitiva.

5. UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA/FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS (PORTUGAL) ­– A parceria entre a Universidade Católica de Portugal e o PPG-Letras teve início em 2018, por meio de interesses comuns entre pesquisadores do PPG-Letras do campo dos Estudos Linguísticos e dos Estudos Literários e pesquisadores da instituição.

6. UNIVERSITÉ DE MONTRÉAL (CANADÁ). Duas outras ações marcam essa parceria, ambas envolvendo o professor Simon Harel, professor titular do Département de Littérature Comparée da Université de Montréal. A primeira delas é a participação do professor Simon Harel no projeto de pesquisa "VOZ E CORPO NOS CANTOS RITUAIS DAS MULHERES AIHA KALAPALO", iniciado no 2º semestre de 2019, numa interface entre as duas Áreas de Concentração do Programa, sob a coordenação das professoras Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues e Terezinha Taborda Moreira. Ao lado dessa iniciativa, figura, no 1º semestre de 2021, a participação do professor Simon Harel, por meio de videoconferência, como docente convidado, na disciplina "Tópicos Especiais II – Literature in the context of New Humanism".

7. COLUMBIA UNIVERSITY E UNIVERSITY OF WISCONSIN-MADISON, EUA – Parceria de trabalho em torno do projeto "Escrita acadêmica/escrita científica: das formas de presença do autor, do outro, das áreas de conhecimento e seus domínios disciplinares" (Projeto Interinstitucional, com pesquisadores do Brasil e do exterior. Edital Universal CNPq, Chamada Universal MCTIC/CNPQ 2018), coordenado por docente do Programa.

8. UNIVERSIDADE DE LISBOA (PORTUGAL) – Desde 2011, existe um intercâmbio com a Universidade de Lisboa, com compromisso mútuo de alternar, periodicamente, simpósios que tenham por objeto Literatura e Filosofia. A qualidade das ações, sua diversidade, a apresentação de produtos produzidos por docentes, discentes e egressos, em relação de parceria com instituições de ensino superior de diferentes países – Canadá, Estados Unidos, França e Portugal, dentre outros –, colocam em evidência o forte engajamento do PPG-Letras em parcerias internacionais.

 

CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

A PUC Minas entende a internacionalização do ensino superior como o processo responsável pela integração de uma abordagem internacional ou intercultural ao ensino, pesquisa e gestão dos serviços prestados pela instituição, não sendo um fim em si mesma, mas um meio que visa garantir a formação de profissionais para atuar em mercados de trabalho cada vez mais globalizados.

Desde os anos 1990, diversas iniciativas de internacionalização foram sendo tomadas por docentes e pesquisadores da PUC Minas, fato que suscitou a criação da Diretoria de Relações Internacionais para cuidar desses primeiros convênios. Diante da crescente demanda e complexidade das relações articuladas pela Universidade, em 2004, a Diretoria transformou-se na Secretaria de Relações Internacionais, que, em 2008, foi incorporada à estrutura da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SEPLAN), dada a centralidade da internacionalização nas estratégias de gestão e planejamento da Universidade.

A partir daí, observa-se a intensificação das conexões internacionais com a inserção institucional da PUC Minas nas principais redes de internacionalização do ensino superior, no Brasil e no mundo, tais como a Association of International Educators (NAFSA); a European Association for International Education (EAIE); a Associação das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (FAUBAI); a Rede PUCBR; o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Rede UNIMINAS. A PUC Minas possui, ainda, mais de 150 acordos bilaterais com universidades de 30 países, em todas as modalidades de internacionalização, sendo a mobilidade discente a mais amplamente consolidada.

 

INSERÇÃO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL

No PPG-Letras, é expressiva a participação de docentes em redes locais, regionais e nacionais de pesquisa, que também incluem a participação de discentes e egressos do Programa, além de estudantes da graduação. A seguir, apresentamos um retrato dessas parcerias, que indiciam, efetivamente a forte capacidade e compromisso do PPG-Letras na transferência de conhecimentos para a sociedade.

 PROJETO TRILHAS DE FUTURO - FORMADORES, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS (SEE-MG).

DINTER

Como primeira evidência da inserção nacional do PPG-Letras, tomamos, inicialmente, a criação do DINTER (Doutorado Interinstitucional) em Letras, na área de Linguística e Língua Portuguesa, com o Centro Universitário CESMAC. Localizado em Maceió, no Estado de Alagoas, trata-se do maior centro universitário particular do Estado de Alagoas, distribuído em 4 "campi", tendo como mantenedora a Fundação Educacional Jayme de Altavilla, entidade sem fins lucrativos. O projeto foi apresentado à CAPES em 10/8/2018, tendo sido homologado pelo Gestor de Avaliação daquela Coordenação em 16/8/2018.

Trata-se da segunda aproximação entre o PPG-Letras e o CESMAC, dando sequência a uma experiência de cotutela para doutoramento de 3 docentes daquela instituição, realizada de agosto de 2011 a novembro de 2014, também com a participação da Université Grenoble Alpes (França).

O perfil da demanda a ser atendida por essa proposta de DINTER é de profissionais do ensino superior que precisam se desenvolver, qualificar-se para atuarem no campo da pesquisa e do ensino, de acordo com as exigências do contexto contemporâneo. A trajetória do PPG-Letras em seus 32 anos de funcionamento, marcada pela qualidade da formação desenvolvida e pela inserção acadêmica nacional e internacional de seus docentes, é fator central para o sucesso dessa iniciativa.

Após seleção, realizada em agosto de 2018, ingressaram no DINTER 17 doutorandos, um grupo constituído por profissionais de diferentes áreas do saber interessado em estudos acerca da linguagem, objeto que permeia todos os campos do saber. As atividades letivas se iniciaram em setembro de 2018, tendo sido ministradas, até o final de 2020, 8 disciplinas específicas para a turma e 1 cursada com alunos regulares do PPG-Letras e de outros Programas do País. Além dessas disciplinas, os doutorandos puderam se matricular em disciplinas do PPG-Letras da oferta regular ao longo de 2020, todas elas pelo sistema de ensino remoto.

 

PARCERIAS E CONVÊNIOS NACIONAIS

O Programa mantém parcerias com várias universidades e outras instituições com o intuito de implementar novos convênios e de consolidar outros que já haviam sido iniciados.

  1. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP/SJRP),    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB), INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG), UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – Parceria que dá continuidade a várias outras iniciativas de pesquisa e de colaboração envolvendo o PPG-Letras e Programas e/ou pesquisadores das IES indicadas. Desde 2019, as IES indicadas engajaram-se no projeto "Escrita acadêmica/escrita científica: das formas de presença do autor, do outro, das áreas de conhecimento e seus domínios disciplinares" (aprovado na Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018), sob a coordenação da PUC Minas, na pessoa da professora Juliana Alves Assis.
  2. GPELL/CEALE/FaE/UFMG; UNIR; PBH/GPELL; UFU – Essa rede de instituições, à qual se junta a PUC Minas, com a participação da professora Márcia Marques de Morais, atua no "Projeto Enciclopédia Rosiana", que visa à publicação (em formato impresso e digital) da "Enciclopédia Rosiana", cujo principal objetivo é o de ampliar o universo de investigação sobre a obra de Guimarães Rosa.
  3. IFMG – A parceria do PPG-Letras com o IFMG se mantém viva tanto em dois projetos interinstitucionais descritos anteriormente, quanto no projeto intitulado "O aspecto verbal: objeto de ensino da língua portuguesa na educação básica", aprovado pelo edital 087/2019, da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMG, com duração de 2020 a 2021. O projeto dedica-se à consecução do objetivo de desenvolver, como produto educacional, um livro (no formato de manual) em que se apresente abordagem teórico-prática sobre o aspecto verbal no ensino de Língua Portuguesa na educação básica.
  4. UFMG, UNIFAL, UEMG, UFSJ – A parceria entre a PUC Minas/PPG-Letras e as IES indicadas se articula em torno do PIBIB. A pesquisa, intitulada "PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES – PARTICIPANTES DO PIBID EM IES MINEIRAS: SABERES, PRÁTICAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO", iniciou-se em 2015. Na etapa em que se encontra, o projeto visa a compreender aspectos das múltiplas identidades desses professores em formação, interrogando seus percursos formativos e se interessando, particularmente, pelos aprendizados realizados e saberes construídos a partir de sua participação em um programa de iniciação à docência (2015 a 2017) e como tem se dado o ingresso na carreira, em escolas públicas da educação básica (acompanhamento de egressos – etapa 2018 a 2020).
  5. SERVIÇO JESUÍTA A MIGRANTES E REFUGIADOS – Parceria interinstitucional na realização do projeto de pesquisa e extensão universitária intitulado LER (Leitura e Escrita com Refugiados e Migrantes). O projeto implica a realização e a análise crítica (de natureza pedagógica e científica) de práticas de leitura e escrita, desenvolvidas com jovens refugiados e migrantes, em reconhecida situação de vulnerabilidade social, moradores da região metropolitana de Belo Horizonte.
  6. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – Parceria com a Profa. Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras da UFMG, em discussões de natureza teórico-metodológica para o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), no âmbito do projeto de extensão Leitura e Escrita com Refugiados e Migrantes (LER), em 2018. Dessa parceria decorreu a proposição de um Simpósio Temático no Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), em 2019, e a proposição do projeto "Narrativas multimídia e multimodais no campo da migração e do refúgio", iniciado em 2020.
  7. CENTRO DE ESTUDOS PORTUGUESES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – Parceria realizada por meio do grupo de pesquisa Versiprosa, do Programa, com o amparo do Instituto Camões, que apoia as ações do CESPUC. 


Parceiros