Perfil dos egressos

O perfil do egresso do Programa de Pós-graduação em Letras, em qualquer uma de suas duas Áreas de Concentração, seja como mestre, seja como doutor, integra capacidades centrais à atuação do pesquisador e do docente, no ensino superior e na educação básica.

Nas duas Áreas, as ações de formação desenvolvidas preveem a criação de oportunidades para os mestrandos aprofundarem seus conhecimentos profissionais e acadêmicos, desenvolvendo e aperfeiçoando competências para atividades de pesquisa. Quanto aos doutorandos, almeja-se que eles desenvolvam com mais eficiência o conhecimento profissional e acadêmico, realizando suas pesquisas avançadas com mais originalidade e independência, inclusive com a possibilidade de diálogo internacional.


Para a Área de Linguística e Língua Portuguesa, prevê-se a formação de mestres e doutores que:

(a) concebam, de forma crítica, a linguagem, tomada como fenômeno multifacetado e passível de múltiplas abordagens;

(b) conheçam princípios e pressupostos teórico-conceituais e metodológicos de abordagens fonológicas, sintáticas e semânticas da língua;

(c) recorram, de modo consistente e crítico, a teorias e métodos necessários à atividade de pesquisa, em suas diferentes etapas;

(d) construam análises, categorizações e sínteses próprias da atividade de reflexão teórica;

(e) exerçam, de forma crítico-reflexiva e ética, com embasamento teórico‑metodológico consistente e respeito à diversidade, a prática docente, seja na educação básica, seja no ensino superior.


Com relação à Área de Literaturas de Língua Portuguesa, propõe-se a formação de mestres e doutores que:

(a) conheçam os principais métodos teórico-críticos relativos à abordagem do texto literário em seu diálogo com outros textos, com realce para aqueles que se produzem em/com a língua portuguesa, como seu código linguístico;

(b) concebam, de forma crítica, a linguagem, tomada como fenômeno multifacetado e passível de múltiplas abordagens;

(c) percebam o texto literário em múltiplos espaços e tempos, considerando-se tanto uma vertente historiográfica quanto um viés intersemiótico;

(d) construam projetos de pesquisa com clareza de objeto e objetivos, quadro teórico-metodológico adequado e bibliografia atualizada e estejam capacitados para a análise e crítica literárias;

(e) exerçam, de forma crítico-reflexiva e ética, com embasamento teórico-metodológico consistente, a prática docente, seja na educação básica, seja no ensino superior.

Acerca desse último objetivo, comum à formação nas duas Áreas, compete-nos salientar o expressivo número de mestres e de doutores egressos do Programa que passaram a integrar o sistema de ensino, seja nos níveis básicos, seja no ensino superior, por meio de concursos nacionais, aspecto que, dentre outros, denuncia o compromisso do Programa com a formação de recursos humanos para o campo da educação. 


Pesquisa com Egressos


Caro ex-aluno do PPG-Letras, queremos saber aonde você está. Queremos conhecer sua atuação profissional após a conclusão de sua formação.

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