Em consonância com os objetivos de formação apresentados acima, o perfil do egresso do Programa de pós-graduação em Letras, em qualquer uma de suas duas áreas de concentração, integra capacidades centrais à atuação do pesquisador e do docente.
Com relação à área de Literaturas de Língua Portuguesa, propõe-se a formação de mestres e doutores que:
- concebam, de forma crítica, a linguagem, tomada como fenômeno multifacetado e passível de múltiplas abordagens;
- conheçam os principais métodos teórico-críticos relativos à abordagem do texto literário em seu diálogo com outros textos literários, com realce para aqueles que se produzem em/com a língua portuguesa, como seu código linguístico;
- percebam o texto literário em múltiplos espaços e tempos, considerando-se tanto uma vertente historiográfica quanto um viés intersemiótico;
- construam projetos de pesquisa com clareza de objeto e objetivos, quadro teórico-metodológico adequado e bibliografia atualizada e estejam capacitados para a análise e crítica literárias;
- exerçam, de forma crítico-reflexiva e com embasamento teórico-metodológico consistente, a prática docente, seja na Educação Básica, seja no Ensino Superior.
Para a área de Linguística e Língua Portuguesa, prevê-se a formação de mestres e doutores que:
- concebam, de forma crítica, a linguagem, tomada como fenômeno multifacetado e passível de múltiplas abordagens;
- conheçam princípios e pressupostos teórico-conceituais e metodológicos de abordagens fonológicas, sintáticas e semânticas da língua;
- recorram, de modo consistente e crítico, a teorias e métodos necessários à atividade de pesquisa, em suas diferentes etapas;
- construam análises, categorizações e sínteses próprias da atividade de reflexão teórica;
- exerçam, de forma crítico-reflexiva, com embasamento teórico-metodológico consistente e respeito à diversidade, a prática docente, seja na Educação Básica, seja no Ensino Superior.