Apresentação

Programa de Pós-graduação em Letras

O Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, iniciado em 1989, conta hoje com duas Áreas de Concentração:  “Linguística e Língua Portuguesa” e “Literaturas de Língua Portuguesa”, ambas com cursos de Mestrado e Doutorado. 

As áreas possuem quadro de docentes, linhas, projetos e organização curricular distintos, embora haja docentes e projetos interativos, possibilitando o trânsito e a interseção entre as duas áreas, o que reflete a crença e o empenho do Programa no diálogo interáreas, no caso, entre Linguística e Literatura, em prol, marcadamente, da pesquisa e do ensino voltados para a Educação Básica, em cujo nível se solicita o trato do objeto linguagem, considerado, simultaneamente, pela vertente linguística e literária.

O Programa tem como metas principais:

desenvolver projetos de pesquisa relativos às linhas e áreas de concentração, em nível de mestrado e doutorado, que representem contribuição para o desenvolvimento dos objetos e temas nelas inseridos;

  1. contribuir, de forma efetiva, para o incremento  de pessoal qualificado para atuar nas atividades de pesquisa e de ensino em seus diversos níveis, com ênfase no ensino superior, sobretudo com vistas à formação docente, nas áreas de concentração oferecidas;
  2. desenvolver projetos que contribuam para a formação de profissionais de outras áreas acadêmicas que mantêm interfaces com o campo de conhecimento da linguagem;
  3. propiciar o aperfeiçoamento de práticas e instrumentos pedagógicos para os diversos níveis educacionais, com ênfase na Educação Básica, por meio de projetos que integram as atividades de ensino e de aprendizagem de língua e de literatura e que convergem, sublinhadamente, para questões relacionadas (i) às teorias e práticas de leitura e formação do leitor e (ii) às abordagens que tomam a escrita como objeto.

As atuais linhas de pesquisa são:

Área: Linguística e Língua Portuguesa

  • Linguagem e enunciação: interações sociais e práticas discursivas
  • Linguagem e atividade cognitiva humana
  • Leitura, escrita e oralidade na educação básica (Linha de interseção entre Linguística e Literatura)

Área: Literaturas de Língua Portuguesa

  • Trânsitos literários: produção, tradução, recepção
  • Percursos da literatura: histórias, críticas, teorias
  • Linha de pesquisa: Leitura, escrita e oralidade na educação básica (Linha de interseção entre Linguística e Literatura)

Programa de Doutorado Interinstitucional PUC Minas/CESMAC-Al 2019 

Em setembro de 2018, o Programa iniciou um convênio de Doutorado Interinstitucional com Centro Universitário CESMAC (Maceió/AL), com o objetivo principal de prover a formação de profissionais capazes de desenvolver e ampliar a atividade de pesquisa dentro do CESMAC, da mesma forma que constituir-se como centro fundamental de irradiação para atividades de ensino e de extensão nos diversos CAMPI de atuação da Instituição em Alagoas.

Objetivo Geral:
  • Oferecer oportunidade de formação de pessoal qualificado técnica e cientificamente, para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em estudos da linguagem,
  • Visando ao avanço do conhecimento no campo das práticas discursivas, de interesse para diversas áreas de conhecimento.
  • Objetivos Específicos:
  • Capacitar os docentes de áreas afins com as práticas discursivas para contribuição e aceleração do processo de desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão do CESMAC;
  • Fortalecer  as  atividades  de  pesquisa  no  campo  discursivo,  em  desenvolvimento  no CESMAC, através da institucionalização de projetos de pesquisa já implantados ou a serem implantados em diversos Departamentos da Instituição.
  • Prover instrumentos e meios conceituais, no campo dos estudos discursivos, para uma implementação dos processos de produção acadêmica no âmbito da Instituição.
  • Buscar, pela realização dos projetos de pesquisa dos doutorandos, a implementação de metodologias, de estratégias e de processos de análise cada vez mais apropriados à pesquisa no campo discursivo.
  • Nesta edição do convênio foram selecionados 17 participantes.

Coordenadoras:
Profª Drª Sandra Maria Silva Cavalcante (PUC Minas)
Profª Drª Edileine Vieira Machado da Silva (CESMAC)

Parceiros