Apresentação

Programa de Pós-graduação em Letras

O Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, iniciado em 1989, conta hoje com duas Áreas de Concentração:  “Linguística e Língua Portuguesa” e “Literaturas de Língua Portuguesa”, ambas com cursos de Mestrado e Doutorado. 

As áreas possuem quadro de docentes, linhas, projetos e organização curricular distintos, embora haja docentes e projetos interativos, possibilitando o trânsito e a interseção entre as duas áreas, o que reflete a crença e o empenho do Programa no diálogo interáreas, no caso, entre Linguística e Literatura, em prol, marcadamente, da pesquisa e do ensino voltados para a Educação Básica, em cujo nível se solicita o trato do objeto linguagem, considerado, simultaneamente, pela vertente linguística e literária.

Cursos oferecidos: 

Mestrado

O Programa oferece atualmente cursos de Mestrado nas Áreas de Concentração "Linguística e Língua Portuguesa" e "Literaturas de Língua Portuguesa". O Curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 e requer o cumprimento mínimo de 18 créditos em disciplinas  e 06 na dissertação aprovada.

Doutorado

O Programa oferece cursos de Doutorado nas Áreas de Concentração "Linguística e Língua Portuguesa" e "Literaturas de Língua Portuguesa". O Curso tem duração mínima de 24 meses e máxima de 48 e requer o cumprimento mínimo de 36 créditos em disciplinas (com aproveitamento daquelas cursadas no Mestrado, a juízo do Colegiado do Programa) e 12 na tese aprovada.
No período de fevereiro/2010 a janeiro/2014,  Programa desenvolveu o Projeto DINTER - Doutorado Interinstitucional com a Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, aprovado pela CAPES e financiado pela FAPEMIG.

O Programa tem como metas principais:

desenvolver projetos de pesquisa relativos às linhas e áreas de concentração, em nível de mestrado e doutorado, que representem contribuição para o desenvolvimento dos objetos e temas nelas inseridos;

  1. contribuir, de forma efetiva, para o incremento  de pessoal qualificado para atuar nas atividades de pesquisa e de ensino em seus diversos níveis, com ênfase no ensino superior, sobretudo com vistas à formação docente, nas áreas de concentração oferecidas;
  2. desenvolver projetos que contribuam para a formação de profissionais de outras áreas acadêmicas que mantêm interfaces com o campo de conhecimento da linguagem;
  3. propiciar o aperfeiçoamento de práticas e instrumentos pedagógicos para os diversos níveis educacionais, com ênfase na Educação Básica, por meio de projetos que integram as atividades de ensino e de aprendizagem de língua e de literatura e que convergem, sublinhadamente, para questões relacionadas (i) às teorias e práticas de leitura e formação do leitor e (ii) às abordagens que tomam a escrita como objeto.

As atuais linhas de pesquisa são:

ÁREA DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

(Mestrado e Doutorado)

ÁREA DE LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA 

(Mestrado e Doutorado)

​LP1: Percursos da literatura: histórias, críticas, teorias – Estudo das literaturas de língua portuguesa com especial atenção para o ato de narrar; a passagem do mito à narrativa ficcional; a relação entre ficção e história, tanto na perspectiva tradicional quanto na contemporânea; as  transformações nos modos de narrar e nos tempos encenados e. ainda, dos espaços ficcionais, em sua relação com a construção da subjetividade e da identidade.

DOCENTES: Audemaro Taranto Goulart, Priscila Campolina de Sá Campello, Vera Lopes da Silva.

LP4: Linguagem e atividade cognitiva humana: teorias, processos e práticas de produção de sentido – Estudo da linguagem natural como um sistema criativo complexo que se realiza em processos sensório-perceptivos implicados na produção de sentido como fator constitutivo de auto-organização em diferentes domínios da atividade humana. A linha acolhe propostas de pesquisa estruturadas em uma perspectiva transdisciplinar sobre a natureza do conhecimento humano em diferentes semioses.

DOCENTES: Arabie Bezri Hermont, Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Hugo Mari, Marco Antônio de Oliveira, Milton do Nascimento, Sandra Maria Silva Cavalcante.

LP2: Trânsitos literários: produção, tradução, recepção – Estudo das literaturas de língua portuguesa com especial atenção para o diálogo da literatura com outras artes e outros discursos; a diversidade e a construção de territórios e novos lugares de enunciação literária; os movimentos migratórios e tradutórios entre grupos sociais, espaços e tempos diversos, e entre sociedades dadas como nacionais.

DOCENTES: Ivete Lara Camargos Walty, Priscila Campolina de Sá Campello, Raquel Beatriz Junqueira Guimarães, Terezinha Taborda Moreira.

LP5: Linguagem e enunciação: interações sociais e práticas discursivas – Abordagem da relação entre sujeito, linguagens e sociedade, com o objetivo de empreender pesquisas que se interessam por fenômenos linguísticos, textuais, enunciativos e discursivos em diferentes esferas das atividades humanas de nossa sociedade (educacionais, midiáticas, religiosas, dentre outras), contemplando questões acerca do trabalho discursivo do sujeito que nelas atua. Orientando-se por uma perspectiva transdisciplinar, a partir de abordagens teóricas e metodológicas de base sociointeracionista e discursivo-dialógica, as frentes de pesquisa desenvolvidas no âmbito dessa linha buscam examinar o funcionamento dos discursos na vida social.

DOCENTES: Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues, Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Hugo Mari, Jane Quintiliano Guimarães Silva, Juliana Alves Assis, Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

LP3: Leitura, Escrita e Oralidade na Educação Básica (linha de intersecção entre as duas Áreas) – Estudo de práticas de ensino e de aprendizagem da escrita, da oralidade e da leitura na escola e para o uso de tecnologias digitais na educação. Proposição de reflexões de caráter interdisciplinar acerca das práticas e processos de linguagem na ambiência escolar, respaldadas em um diálogo com os estudos do campo da Linguística e da Literatura. Investigação e análise de questões implicadas na formação e na atuação de professores da educação básica, com ênfase nos profissionais de língua portuguesa e suas literaturas, seja para falantes nativos, seja para não nativos.

DOCENTES: Márcia Marques de Morais, Raquel Beatriz Junqueira Guimarães, Terezinha Taborda Moreira, Vera Lopes da Silva.

LP6: Leitura, Escrita e Oralidade na Educação Básica (linha de intersecção entre as duas Áreas) – Estudo de práticas de ensino e de aprendizagem da escrita, da oralidade e da leitura na escola e para o uso de tecnologias digitais na educação. Proposição de reflexões de caráter interdisciplinar acerca das práticas e processos de linguagem na ambiência escolar, respaldadas em um diálogo com os estudos do campo da Linguística e da Literatura. Investigação e análise de questões implicadas na formação e na atuação de professores da educação básica, com ênfase nos profissionais de língua portuguesa e suas literaturas, seja para falantes nativos, seja para não nativos.

DOCENTES: Arabie Bezri Hermont, Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues, Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Jane Quintiliano Guimarães Silva, Juliana Alves Assis, Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, Sandra Maria Silva Cavalcante.

Programa de Doutorado Interinstitucional PUC Minas/CESMAC-AL 2019 
Em setembro de 2018, o Programa iniciou um convênio de Doutorado Interinstitucional com Centro Universitário CESMAC (Maceió/AL), com o objetivo principal de prover a formação de profissionais capazes de desenvolver e ampliar a atividade de pesquisa dentro do CESMAC, da mesma forma que constituir-se como centro fundamental de irradiação para atividades de ensino e de extensão nos diversos CAMPI de atuação da Instituição em Alagoas.

Objetivo Geral:
  • Oferecer oportunidade de formação de pessoal qualificado técnica e cientificamente, para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em estudos da linguagem,
  • Visando ao avanço do conhecimento no campo das práticas discursivas, de interesse para diversas áreas de conhecimento.
  • Objetivos Específicos:
  • Capacitar os docentes de áreas afins com as práticas discursivas para contribuição e aceleração do processo de desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão do CESMAC;
  • Fortalecer  as  atividades  de  pesquisa  no  campo  discursivo,  em  desenvolvimento  no CESMAC, através da institucionalização de projetos de pesquisa já implantados ou a serem implantados em diversos Departamentos da Instituição.
  • Prover instrumentos e meios conceituais, no campo dos estudos discursivos, para uma implementação dos processos de produção acadêmica no âmbito da Instituição.
  • Buscar, pela realização dos projetos de pesquisa dos doutorandos, a implementação de metodologias, de estratégias e de processos de análise cada vez mais apropriados à pesquisa no campo discursivo.
  • Nesta edição do convênio foram selecionados 17 participantes.

Coordenadoras:
Profª Drª Sandra Maria Silva Cavalcante (PUC Minas)
Profª Drª Edileine Vieira Machado da Silva (CESMAC)

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