LP1: Percursos da literatura: histórias, críticas, teorias – Estudo das literaturas de língua portuguesa com especial atenção para o ato de narrar; a passagem do mito à narrativa ficcional; a relação entre ficção e história, tanto na perspectiva tradicional quanto na contemporânea; as transformações nos modos de narrar e nos tempos encenados e. ainda, dos espaços ficcionais, em sua relação com a construção da subjetividade e da identidade. DOCENTES: Audemaro Taranto Goulart, Priscila Campolina de Sá Campello, Vera Lopes da Silva. | LP4: Linguagem e atividade cognitiva humana: teorias, processos e práticas de produção de sentido – Estudo da linguagem natural como um sistema criativo complexo que se realiza em processos sensório-perceptivos implicados na produção de sentido como fator constitutivo de auto-organização em diferentes domínios da atividade humana. A linha acolhe propostas de pesquisa estruturadas em uma perspectiva transdisciplinar sobre a natureza do conhecimento humano em diferentes semioses. DOCENTES: Arabie Bezri Hermont, Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Hugo Mari, Marco Antônio de Oliveira, Milton do Nascimento, Sandra Maria Silva Cavalcante. |
LP2: Trânsitos literários: produção, tradução, recepção – Estudo das literaturas de língua portuguesa com especial atenção para o diálogo da literatura com outras artes e outros discursos; a diversidade e a construção de territórios e novos lugares de enunciação literária; os movimentos migratórios e tradutórios entre grupos sociais, espaços e tempos diversos, e entre sociedades dadas como nacionais. DOCENTES: Ivete Lara Camargos Walty, Márcio de Vasconcellos Serelle, Priscila Campolina de Sá Campello, Raquel Beatriz Junqueira Guimarães, Terezinha Taborda Moreira. | LP5: Linguagem e enunciação: interações sociais e práticas discursivas – Abordagem da relação entre sujeito, linguagens e sociedade, com o objetivo de empreender pesquisas que se interessam por fenômenos linguísticos, textuais, enunciativos e discursivos em diferentes esferas das atividades humanas de nossa sociedade (educacionais, midiáticas, religiosas, dentre outras), contemplando questões acerca do trabalho discursivo do sujeito que nelas atua. Orientando-se por uma perspectiva transdisciplinar, a partir de abordagens teóricas e metodológicas de base sociointeracionista e discursivo-dialógica, as frentes de pesquisa desenvolvidas no âmbito dessa linha buscam examinar o funcionamento dos discursos na vida social. DOCENTES: Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues, Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Hugo Mari, Jane Quintiliano Guimarães Silva, Juliana Alves Assis, Maria Angela Paulino Teixeira Lopes. |
LP3: Leitura, Escrita e Oralidade na Educação Básica (linha de intersecção entre as duas Áreas - até dezembro de 2021) – Estudo de práticas de ensino e de aprendizagem da escrita, da oralidade e da leitura na escola e para o uso de tecnologias digitais na educação. Proposição de reflexões de caráter interdisciplinar acerca das práticas e processos de linguagem na ambiência escolar, respaldadas em um diálogo com os estudos do campo da Linguística e da Literatura. Investigação e análise de questões implicadas na formação e na atuação de professores da educação básica, com ênfase nos profissionais de língua portuguesa e suas literaturas, seja para falantes nativos, seja para não nativos. DOCENTES: Márcia Marques de Morais, Raquel Beatriz Junqueira Guimarães, Terezinha Taborda Moreira, Vera Lopes da Silva. LP3 – Linguagens em/na sociedade: arte, educação, mídia e tecnologias (a partir de janeiro de 2022) – É uma linha que se abre para instigar reflexões de caráter interdisciplinar acerca das práticas e processos de linguagem em ambientes educativos, respaldadas em um diálogo com os estudos do campo da Linguística e da Literatura, e consideradas as demandas e perspectivas trazidas pelas tecnologias digitais. Sublinha-se que as investigações propostas nesta linha de pesquisa estão inseridas em uma perspectiva que traz para o cerne de sua observação e análise questões implicadas na formação e na atuação de profissionais, com ênfase em práticas educativas de língua portuguesa e suas literaturas, seja para falantes nativos, seja para não nativos.
DOCENTES: Márcia Marques de Morais, Marcio de Vasconcellos Serelle, Raquel Beatriz Junqueira Guimarães, Terezinha Taborda Moreira, Vera Lopes da Silva.
| LP6: Leitura, Escrita e Oralidade na Educação Básica (linha de intersecção entre as duas Áreas - até dezembro de 2021) – Estudo de práticas de ensino e de aprendizagem da escrita, da oralidade e da leitura na escola e para o uso de tecnologias digitais na educação. Proposição de reflexões de caráter interdisciplinar acerca das práticas e processos de linguagem na ambiência escolar, respaldadas em um diálogo com os estudos do campo da Linguística e da Literatura. Investigação e análise de questões implicadas na formação e na atuação de professores da educação básica, com ênfase nos profissionais de língua portuguesa e suas literaturas, seja para falantes nativos, seja para não nativos. DOCENTES: Arabie Bezri Hermont, Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues, Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Jane Quintiliano Guimarães Silva, Juliana Alves Assis, Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, Sandra Maria Silva Cavalcante. LP6 – Linguagens em/na sociedade: arte, educação, mídia e tecnologias (a partir de janeiro de 2022) – É uma linha que se abre para instigar reflexões de caráter interdisciplinar acerca das práticas e processos de linguagem em ambientes educativos, respaldadas em um diálogo com os estudos do campo da Linguística e da Literatura, e consideradas as demandas e perspectivas trazidas pelas tecnologias digitais. Sublinha-se que as investigações propostas nesta linha de pesquisa estão inseridas em uma perspectiva que traz para o cerne de sua observação e análise questões implicadas na formação e na atuação de profissionais, com ênfase em práticas educativas de língua portuguesa e suas literaturas, seja para falantes nativos, seja para não nativos.
DOCENTES: Arabie Bezri Hermont, Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues, Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Jane Quintiliano Guimarães Silva, Juliana Alves Assis, Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, Sandra Maria Silva Cavalcante. |