Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGINF), por meio de seu colegiado, instituiu uma comissão para realizar o processo seletivo do mestrado e do doutorado. 

Para o mestrado, há dois editais anuais, e caso necessário, há um edital para Vagas Remanescentes. O processo seletivo pode ser dividido em três etapas: (i) provas de idioma e de computação; (ii) análise documental, incluindo um tema de pesquisa de interesse; e (iii) entrevista. O intuito da entrevista é auxiliar o candidato na definição do tema e do orientador, além de sanar dúvidas que surgiram da análise documental. Cumpre ressaltar que a designação do orientador é feita ao final da seleção. 

Cumpre notar que o processo seletivo é baseado na disponibilidade de vagas dos orientadores e nos temas de trabalho desejado pelos candidatos. Este é um dos principais motivos pelo perfeito alinhamento dos trabalhos dos discentes e das linhas de pesquisa do programa.

No que tange às alocações de bolsas, após a classificação feita pela Comissão de Seleção, a Comissão de Bolsas analisa todo o processo e realiza as devidas alocações, que também é regida por uma normativa do Colegiado. A ordem de classificação tem sido um importante fator para a alocações de bolsas. 



Vagas remanescentes Mestrado no PPGInf: inscrições até o dia 03/02



Processo de seleção Mestrado 1/2023


[2022] Processo Seletivo Inf 1_2023.png


Documentos para inscrição:

  • Formulário de inscrição preenchido: clique aqui para acessar
  • cópia do diploma de graduação ou documento equivalente;
  • cópia do histórico escolar de graduação;
  • currículo Lattes (disponível em lattes.cnpq.br) comprovado, sendo que a comprovação dos dados do currículo Lattes solicitado acima refere-se a documentos que atestem a formação complementar do candidato: a) bolsas de monitoria e/ou iniciação científica; b) cursos de extensão universitária, aperfeiçoamento; c) curso de especialização; d) publicações; e) participação em eventos acadêmicos - organizados e dispostos nesta ordem, quando for o caso.
  • comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • cópia do CPF e RG;
  • 1 (uma) carta de apresentação (opcional) - formulário disponível aqui


Datas importantes: 

  • Data limite para se inscrever 24/06/2022.
  • O resultado final do processo de seleção, homologado pelo Colegiado do curso, será divulgado oficialmente, na Secretaria do curso e pela internet, até o dia 11/07/2022.
  • Os candidatos APROVADOS E SELECIONADOS deverão fazer a solicitação de matrícula no período de 02 a 03 de agosto de 2022, até às 23h59min, no SGA (Sistema de Gestão Acadêmica);
    informações e senha serão enviadas diretamente para o e-mail do candidato aprovado e selecionado
  • A matrícula deverá ser finalizada no período de 02 a 05 de agosto de 2022. 
  • O candidato deverá encaminhar para o e-mail ppginfsec@pucminas.br o Termo de Adesão assinado, para finalizar o processo de matrícula, e fazer o pagamento do boleto com vencimento em 04 de agosto de 2022.
  • O curso iniciará em 08 de agosto de 2022.


Atenção: Eventualmente, algum(ns) orientador(es) não possuíra(ão) disponibilidade(s) para receber novos alunos neste processo. Assim, é fundamental que entrem em contato com os eventuais orientadores para que possam discutir sobre temas e disponibilidade.

Processo de seleção do Mestrado 2/2022

[2022] Processo Seletivo Inf 2_2022.png

Edital 040/2022

Link para inscrições 

Clique aqui e conheça os orientadores de mestrado do PPGInf.

Relação de inscrições deferidas

Resultado final

Documentos para inscrição:

  • Formulário de inscrição preenchido: clique aqui para acessar
  • cópia do diploma de graduação ou documento equivalente;
  • cópia do histórico escolar de graduação;
  • currículo Lattes (disponível em lattes.cnpq.br) comprovado, sendo que a comprovação dos dados do currículo Lattes solicitado acima refere-se a documentos que atestem a formação complementar do candidato: a) bolsas de monitoria e/ou iniciação científica; b) cursos de extensão universitária, aperfeiçoamento; c) curso de especialização; d) publicações; e) participação em eventos acadêmicos - organizados e dispostos nesta ordem, quando for o caso.
  • comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • cópia do CPF e RG;
  • 1 (uma) carta de apresentação (opcional) - formulário disponível aqui

Datas importantes: 

  • Data limite para se inscrever 24/06/2022.
  • O resultado final do processo de seleção, homologado pelo Colegiado do curso, será divulgado oficialmente, na Secretaria do curso e pela internet, até o dia 11/07/2022.
  • Os candidatos APROVADOS E SELECIONADOS deverão fazer a solicitação de matrícula no período de 02 a 03 de agosto de 2022, até às 23h59min, no SGA (Sistema de Gestão Acadêmica);
    informações e senha serão enviadas diretamente para o e-mail do candidato aprovado e selecionado
  • A matrícula deverá ser finalizada no período de 02 a 05 de agosto de 2022. 
  • O candidato deverá encaminhar para o e-mail ppginfsec@pucminas.br o Termo de Adesão assinado, para finalizar o processo de matrícula, e fazer o pagamento do boleto com vencimento em 04 de agosto de 2022.
  • O curso iniciará em 08 de agosto de 2022.

Atenção: Eventualmente, algum(ns) orientador(es) não possuíra(ão) disponibilidade(s) para receber novos alunos neste processo. Assim, é fundamental que entrem em contato com os eventuais orientadores para que possam discutir sobre temas e disponibilidade.

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