Acordos

Projetos de cooperação internacional


O Programa de Pós-Graduação em Informática tem sido um importante catalizador em algumas áreas da Ciência da Computação. Projetos de cooperação internacional têm sido, sistematicamente, coordenados por docente do Programa com participação de diversos outros docentes. Nestes projetos de cooperação e graças às inúmeras parcerias, há a participação de doutorandos com teses em cotutela, e com estágios sanduíche. Em termos de cooperação nacional, os docentes do programa têm participado e/ou coordenado vários projetos de pesquisa com outras instituições. A seguir, são elencadas algumas cooperações.

  • 1. INRIA/IRISA Rennes (França)

O laboratório IMScience (antigo VIPLAB) do Programa de Pós-graduação em Informática da PUC Minas, coordenado pelos prof. Silvio Jamil e prof. Zenilton, desenvolve atividades de pesquisa em cooperação com a Equipe TEXMEX (INRIA Rennes), liderado pelo Dr. Patrick Gros no INRIA Rennes. Em 2014, houve alteração no nome da Equipe e na pesquisador responsável, para LinkMedia e Dr. Guillaume Gravier. Projeto com financiamento FAPEMIG-INRIA. Em 2017, foi aprovado um projeto no edital CAPES/STIC-AMSUD envolvendo IRISA, PUC Minas e Universidad de Chile. Em 2019, foi aprovado um projeto na IRISA referente à chamada Equipe Associé, dando ao VIPLAB um rótulo de equipe associado ao LinkMedia.

  • 2. Université Grenoble Alpes (França)

No quadriênio 2017-2020, o Grupo de Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo (CArT) do PPGINF, coordenado pelo prof. Henrique Freitas, desenvolveu atividades de pesquisa em cooperação com os professores Jean-François Méhaut e François Broquedis, no contexto do projeto ExaSE (INRIA/UFRGS/PUC Minas) com financiamento INRIA, FAPERGS e FAPEMIG, que contou também com os professores Philippe Navaux e Lucas Schnorr, ambos da UFRGS, e do professor Márcio Castro da UFSC. Do lado PUC Minas, houve participação dos professores Carlos Martins e Luís Góes, PPGEE e PPGINF, respectivamente. No quadriênio também foi celebrado um acordo de doutorado cotutela envolvendo a PUC Minas e a Université Grenoble Alpes (UGA), orientação conjunta dos professores Henrique Freitas e Jean-François Méhaut, com defesa realizada em 2021. Em 2018-2019, um doutorando do CArT (tese também defendida em 2021) realizou seu estágio sanduíche com supervisão do professor Frédéric Pétrot na Université Grenoble Alpes. Em 2019, 4 mestrandos da UGA fizeram estágios de 3 meses nas dependências da PUC Minas, no laboratório CArT. No mesmo ano, um mestrado do CArT realizou estágio de 3 meses na UGA, sob supervisão do professor J-F Méhaut.

  • 3. ESIEE Paris (França)

O laboratório IMScience (antigo VIPLAB) do Programa de Pós-graduação em Informática da PUC Minas, coordenado pelo prof. Silvio Jamil e prof. Zenilton, desenvolve atividades de pesquisa com pesquisadores da ESIEE/Paris. Terminou em 2017, um projeto CAPES/PVE em que o Prof. Jean Cousty (ESIEE) permanecia 1 mês por ano como professor visitante na PUC Minas. O Prof. Silvio Jamil é pesquisador associado na ESIEE desde 2012.

  • 4. Universidad de Chile (Chile)

O laboratório IMScience (antigo VIPLAB) do Programa de Pós-graduação em Informática da PUC Minas, coordenado pelos profs. Silvio Jamil, e Zenilton desenvolve atividades de pesquisa com o Prof. Benjamin Bustos da Universidad de Chile. Em 2017, foi aprovado um projeto no edital CAPES/STIC-AMSUD envolvendo IRISA, PUC Minas e Universidad de Chile.

  • 5. Rede ESIEE Paris, Université Grenoble Alpes e INRIA/IRISA Rennes / PUC Minas, UFMG e UNICAMP

Projeto CAPES/COFECUB com início em 2019 e coordenador no Brasil pelo Prof. Silvio Jamil. O projeto possui pesquisadores da PUC Minas, UFMG e UNICAMP pelo lado brasileiro. No lado francês, o projeto é coordenado pelo Prof. Laurent Najman e possui as seguintes instituições como participantes do projeto: ESIEE Paris, Université Grenoble Alpes e INRIA/IRISA Rennes.

  • 6. Projeto CAPES/STIC-AmSud 

Projeto CAPES/STIC-AmSud com início em 2018 e coordenado no Brasil pelo Profa. Jussara Marques de Almeida da UFMG. O projeto possui pesquisadores da PUC Minas, UFMG e MCTI/LNCC pelo lado brasileiro. No lado francês, o projeto é coordenado pelo Prof. Marton Karsai e possui as seguintes instituições como participantes do projeto: INRIA Grenoble/ENS Lyon e INRIA/TRiBE Saclay.

Parceiros