Processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGINF), por meio de seu colegiado, instituiu uma comissão para realizar o processo seletivo do mestrado e do doutorado. 
Para o mestrado, há dois editais anuais, e caso necessário, há um edital para Vagas Remanescentes. O processo seletivo pode ser dividido em três etapas: (i) provas de idioma e de computação; (ii) análise documental, incluindo um tema de pesquisa de interesse; e (iii) entrevista. O intuito da entrevista é auxiliar o candidato na definição do tema e do orientador, além de sanar dúvidas que surgiram da análise documental. Cumpre ressaltar que a designação do orientador é feita ao final da seleção. 
Para o doutorado, o processo seletivo é em fluxo contínuo. Para a inscrição, o candidato precisa elaborar um projeto de pesquisa e ter a aprovação prévia do orientador. A alocação de bolsas também é realizada pela Comissão de Bolsas.
Cumpre notar que o processo seletivo é baseado na disponibilidade de vagas dos orientadores e nos temas de trabalho desejado pelos candidatos. Este é um dos principais motivos pelo perfeito alinhamento dos trabalhos dos discentes e das linhas de pesquisa do programa.
No que tange às alocações de bolsas, após a classificação feita pela Comissão de Seleção, a Comissão de Bolsas analisa todo o processo e realiza as devidas alocações, que também é regida por uma normativa do Colegiado. A ordem de classificação tem sido um importante fator para a alocações de bolsas. 

​Processo Seletivo para Disciplinas Isoladas no PPGINF 2º/2022


Inscrições
[2022] Disc Isoladas Inf 2_2022.png

Parceiros