10/12/2021 16:00

 Entrevista com o coordenador - Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre

 

1- Quais as vantagens de fazer um Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre?  

Na PUC Minas os cursos EAD possuem as mesmas qualidades do curso presencial, compartilhando o corpo docente e os recursos virtuais, como uma biblioteca com milhares de livros, revistas e artigos eletrônicos. Além disso, os cursos EAD possuem flexibilidade de horário de estudo, dessa forma, o aluno poderá atuar profissionalmente enquanto desenvolve sua formação, sem se preocupar com imprevistos que possam ocorrer no dia a dia. Outra vantagem e mensalidades mais em conta em relação aos cursos presenciais.   

2- O que o aluno irá aprender no curso?  

O curso é composto por dois ciclos de aprendizagem, cada um composto por dois eixos temáticos. 

- Ciclo 1: Fundamentos da Modelagem da Informação no Transporte Terrestre 

-- Eixo 1a: Modelagem da Informação do Transporte Terrestre 

-- Eixo 1b: Estudos Preliminares   

- Ciclo 2: Modelagem Paramétrica do Transporte Terrestre 

-- Eixo 2a: Projeto Aplicado De Transporte E Tráfego 

-- Eixo 2b: Gestão, Comunicação E Sociedade  

Dentro de cada Eixo será trabalhado um tema específico na disciplina de Projeto. Os conteúdos que embasam o desenvolvimento deste trabalho serão abordados na forma de microfundamentos, ao longo do respectivo Eixo. Além do conteúdo técnico, as disciplinas de Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos buscam desenvolver as soft skills, que são características necessárias para o profissional atual, e trazem discussões acerca dos desafios da sociedade e dos tempos modernos, visando a formação humana, que é um diferencial muito requisitado pelas empresas atualmente.  

Todo o conteúdo do curso foi elaborado para garantir o embasamento prático, teórico, científico, técnico e humano, para que o profissional tenha uma formação abrangente, moderna e dirigida para o mercado.    

3- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre?  

Ter o título em Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre qualifica o profissional a atuar diretamente em:  

  1. Desenvolvimento de Planos de Mobilidade. 
  2. Adequação à legislação constitucional, administrativa e penal. 
  3. Projetos de tráfego e capacitação de agentes de trânsito. 
  4. Campanhas educativas, capacitação de operadores do transporte. 
  5. Sistemas de transportes, gestão de frota, análise de demanda. 
  6. Construção, manipulação e análise de sistemas virtuais de transportes.  

4- Qual o diferencial do curso?  

O Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre surge na PUC Minas como uma alternativa para quem quer ingressar neste ramo de atuação, se destacando no mercado de trabalho, pois o curso foi elaborado por profissionais experientes na área de transporte terrestre, e oferece ao aluno conhecimentos que variam desde a fundamentação física e matemática necessária, passando por conteúdos técnicos específicos de infraestrutura, sinalização viária, legislação de trânsito, mobilidade e planejamento dos transportes, até conteúdos que buscam conectar o aluno às mais recentes tecnologias que visam automatizar processos com o que há de mais moderno no ramo dos transportes.    

5- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?  

A importância da Coordenação do curso é poder acolher e contribuir de maneira direta e indireta na formação técnica e humanista de futuros tecnólogos que atuem sobretudo com ética, responsabilidade e eficiência. Com uma equipe colaborativa de alunos, professores, funcionários e coordenação, obtêm-se o desenvolvimento do conhecimento de maneira coletiva, agregando valor a todos os envolvidos no processo. 

O coordenador deve ser um agente facilitador do curso. Devendo manter contato com os alunos, estar sempre atento às expectativas e anseios dos mesmos, e não somente gerenciar os processos administrativos. Sua figura é importa para  garantir que os alunos tenham aulas de qualidade, conforme o projeto pedagógico cuidadosamente elaborado visando o perfil do egresso.  

Na PUC Minas, nos orgulhamos de manter o caráter humanista na relação professor/coordenador e aluno, de forma que esta relação seja profissional, mas também levando em consideração as diferenças e particularidades de cada indivíduo. A figura do coordenador do curso também é essencial para conectar os alunos ao mercado profissional, construindo pontes e promovendo o networking, tão necessário para um mercado em movimento, como temos hoje.   

6- Quais são os grandes desafios deste curso para você?  

O maior desafio é garantir que o aluno tenha uma formação sólida, desenvolvendo projetos reais de engenharia a cada eixo temático, para que ele possa ser destaque diante de outros profissionais no mercado de trabalho.  

Dessa forma, e destacando que são os desafios que contribuem para o desenvolvimento de uma carreira, o aluno será capaz de atuar no mercado de trabalho diretamente na solução de problemas.  

Acesse as redes sociais.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.