Dados da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) apontam que a remuneração de profissionais que concluíram uma pós-graduação chega a ser 120% superior. Foi constatado também que esses trabalhadores recebem 3 salários mínimos ou mais. Sendo assim, a pesquisa da Entidade evidencia a valorização do estudo especializado por parte dos empregadores.
Atrelado a esse reconhecimento, a Semesp ainda levantou que a procura por cursos de pós-graduação aumentou no Brasil entre 2019 e 2021. Em dois anos, o número de pessoas matriculadas avançou 136%, o que impacta na qualificação da concorrência no mercado de trabalho atual.
O grau de exigência por mais conhecimentos pode ser observado em diversos ramos, e paralelamente também é notória a preocupação dos profissionais em se adequarem para garantir êxito na carreira. Diante dessa movimentação, instituições de ensino buscam se modernizar para atender às demandas e proporcionar a preparação ideal aos alunos.
PUC Minas é destaque em todo o Brasil
Com a consolidação do ensino online, o espaço físico deixou de ser um impeditivo para profissionais de todo país buscarem capacitação de onde estiverem e onde desejarem.
Entre as 10 instituições de ensino mais respeitadas por empregadores do Brasil e nota máxima (5) no MEC, a PUC Minas, com sede na capital mineira, é exemplo da ausência de barreiras para os estudos. Com mais de 10 mil alunos, a Universidade Católica atende hoje profissionais de estados de todas as regiões e até de outros países. Os cursos de especialização EAD com aulas gravadas, tem mais da metade dos matriculados que não são da região metropolitana de Belo Horizonte.
A publicitária Ketley Vidal Moura mora em Lauro de Freitas, na Bahia, e está cursando a pós-graduação Estratégia de Alta Performance em Comunicação Digital. Ela revelou como a experiência na PUC Minas contribuiu para o crescimento na vida profissional: “Queria me especializar e aprofundar meus conhecimentos em uma área específica. A Comunicação Digital era a área mais objetiva e alinhada com aquilo que eu quero exercer. Os professores são ótimos e super solícitos e sempre trazem discussões atuais e pertinentes”. A praticidade e a forma de organizar seus próprios horários de estudos foram decisivos para escolha da modalidade on-line com aulas gravadas.
A advogada Thosany Neto, 35 anos, mora em Luanda, capital de Angola e é aluna da Pós-graduação EAD em Direito Empresarial. Ela conta que esta foi sua primeira experiência na modalidade de ensino à distância com aulas gravadas e não sentiu diferença entre o aprendizado presencial e o on-line. Além disso, ter a possibilidade de escolher seus horários de estudos e, ainda assim, tirar dúvidas com os professores e discutir os casos do Direito Empresarial com colegas de outro país foi um dos diferenciais. “A PUC tem uma modalidade EAD muito investigativa e uma metodologia que tornou possível partilhar o direito Angolano e o Brasileiro”, afirma.
Até o dia 25 de novembro é possível entrar nas turmas da Pós-graduação de 2023. São 69 cursos ofertados em diversas áreas do conhecimento. Acesse.