A PUC Minas e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) assinaram o Termo de Cooperação Técnica que oferece aos integrantes militares e civis da PMMG e seus dependentes (cônjuges e filhos), concessão de desconto em diversos cursos de graduação presenciais e todos os cursos de graduação a distância, além de cursos pós-graduação lato sensu (especializações e MBA) presenciais, semipresenciais e EAD ofertados pela Universidade. São descontos de 20% sobre o valor das semestralidades nas graduações e 15% sobre as parcelas dos cursos de pós-graduação lato sensu. O benefício é válido para novos ingressantes a partir do 2º semestre de 2023.
O Termo foi assinado pelo Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, e pelo Major Raphael Alexandrino Damásio, nesta quinta-feira, 13 de julho, no Campus Coração Eucarístico. Também participaram da reunião o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Dr. Guilherme Coelho Colen; a Consultora Jurídica e Secretária-geral da Universidade, Prof.ª Dr.ª Anne Shirley de Oliveira Rezende Martins; o Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Virtual, Prof. Carlos Barreto Ribas; o Capitão Alexandro Egídio Luz; a 2ª Tenente Juliana Cristina Ribeiro Matthes; e o Cadete Jorge Luiz Macedo de Freitas.
Major Egídio destacou que o acordo vai beneficiar militares dos 853 municípios do Estado que, mesmo em cidades mais afastadas, terão a possibilidade de estudar por meio dos cursos EAD. Serão ofertados 28 cursos de graduação e 68 de pós-graduação, totalmente a distância, atendendo aos integrantes da PMMG e seus familiares que moram em cidades mais distantes, com uma formação de qualidade e sem barreiras. "É um efetivo de 38 mil militares, além de 70 mil da Reserva, fora os seus dependentes que terão a chance de estudar por meio dessa parceria", disse.
Já o Prof. Ribas lembrou que este é o segundo acordo firmado com a PMMG, que também tem uma parceria com a Universidade específica para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Por fim, o Reitor da PUC Minas destacou a importância dessa iniciativa que tem o objetivo de qualificar os servidores do Estado, cumprindo, assim, a função social da Universidade. "Estamos felizes em sermos parceiros", finalizou.
O edital com todas as condições do acordo e os cursos de graduação presenciais contemplados serão divulgados ainda este mês.