15/10/2021 11:05

 Entrevista com o coordenador: Curso Superior de Tecnologia em Producao Audiovisual

 


O professor Silvio Ferreira Júnior é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas (2015), especialista em Novas Tecnologias aplicadas em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2004) e graduado pela Universidade Mackenzie em Industrial Design com ênfase em Design de Produto (2000). Desde 2013 é professor no curso de Publicidade e Propaganda na PUC Minas Poços de Caldas, ministrando as disciplinas de Produção de Conteúdo RTVC, Audiovisual Digital e Convergência Midiática, além de participar da coordenação do Laboratório de Convergência. Também foi professor no Centro Universitário Unipinhal (2002-2008) e ministrou disciplinas de história da arte, promoção de vendas, planejamento, mídia e publicidade virtual. Foi professor convidado para ministrar a disciplina de Tecnologias na Educação no curso de pedagogia da UEMG (2006) e também desenvolveu e ministrou os módulos especiais no Centro de Design de Poços de Caldas - FIEMG / SENAI (2004), no curso de Design de Produto. Tem experiência na área de comunicação: desde 2000 é sócio proprietário da Agência Cervantes, e diretor de criação e novas tecnologias. Coordenou o núcleo de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (2012). Veja o que ele tem a dizer sobre o Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual: 

1- O que o aluno irá aprender no curso?

Quando fala-se sobre produção audiovisual, muito se pensa sobre o universo referencial comum nas produções: câmeras, luz, enquadramento e direção. Claro, esses elementos são importantes e existe todo um glamour envolvendo o backstage cinematográfico. Porém, também existe uma infinidade de particularidades, competências e questões igualmente importantes. No curso de Produção Audiovisual da PUC Minas você vai aprender sobre todo esse panorama, desde o planejamento até a distribuição. Para isso, estudará disciplinas envolvendo roteirização, captação de recursos, animação, edição, direção de fotografia, captação sonora e uma variedade de disciplinas que visam proporcionar ao profissional um amplo domínio entre as diversas áreas existentes na produção de conteúdo audiovisual – isso tudo, tanto nos modos tradicionais como a televisão, como também nas mídias e redes sociais. 

2- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em um Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual?

Muito além de proporcionar um título, o curso de Produção Audiovisual da PUC Minas estimula o conhecimento e o know-how. Com professores especialistas, uma grade curricular atenta às necessidades do mercado e uma dinâmica de aulas inovadora, o curso forma profissionais competentes e sensíveis às diversas nuances do audiovisual contemporâneo. Para os iniciantes, é uma ótima forma de se conhecer as complexidades do panorama audiovisual contemporâneo e, mais do que isso, desenvolver projetos que concretizem as abordagens teóricas. Para o profissional autônomo, é uma chance de se especializar e melhorar o nível de suas produções. Para aqueles que trabalham dentro de empresas e produtoras da área, é uma boa oportunidade para se destacar frente aos demais, com um curso superior que carrega consigo a experiência e excelência do ensino PUC Minas.

3- Qual o diferencial do curso?

A dinâmica do curso é fundamentada em cima de um método inovador. A cada semestre existe um grande projeto, de viés prático, que articula todas as matérias disponíveis para os alunos estudarem. Isso faz com que cada semestre obedeça a determinado eixo temático, o que garante a possibilidade de abrangência mantendo, ao mesmo tempo, o foco dos estudos. Dessa maneira, é possível misturar abrangência, foco, autonomia e direcionamento de forma dialética. O curso consegue ser amplo sem ser superficial e conferir autonomia sem que o aluno se sinta perdido ou desestimulado. Esse método, aliado à qualidade do material, autoridade dos professores e seriedade da PUC Minas faz do curso de Produção Audiovisual a escolha ideal tanto para iniciantes quanto profissionais que já possuem experiência na área.

4- Quais as vantagens do formato ead para o aluno?

O formato EAD proporciona autonomia para que você possa estudar nos dias e horários mais convenientes de acordo com as suas necessidades. Cada sessão de estudos é planejada de forma particular, curta e objetiva, para que você não perca seu foco ou interesse. Ao mesmo tempo, você sempre estará envolvido em um projeto que visa articular tudo aquilo que está sendo estudado com o desenvolvimento de um produto de ordem prática. Dessa maneira, você consegue ter todas as vantagens do ensino EAD e ainda preservar características essenciais do ensino presencial, como a articulação de equipes, o trabalho em grupo e a criação de networking.

5- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?

Antes de iniciar a minha caminhada acadêmica, em 2003 e na PUC Minas em 2013, eu já estava inserido no mercado da publicidade e propaganda e do audiovisual. As disciplinas que ministro na PUC Minas no curso de Publicidade e Propaganda, sempre foram ligadas às questões práticas, como por exemplo Produção Audiovisual RTVC (rádio, tv e cinema). Em 2016 conheci uma outra área na academia, o colegiado do curso, e em 2019 assumi a coordenação. A coordenação proporciona a você uma experiência muito rica no que diz respeito ao bom andamento do curso e te permite um contato não somente com a instituição em si mas também com os alunos, de uma forma para além da sala de aula. Isso me veio a mente, porque ao assumir a coordenação de um curso, que se relaciona diretamente com parte da minha caminhada profissional, creio que será de grande importância para minha carreira, porque no contato com o alunos, não é somente ele que aprende, sei que também vou aprender muito com as turmas da Produção Audiovisual.

6- Quais são os grandes desafios deste curso para você?

Creio que o principal desafio é trazer para um curso ofertado 100% em EaD o principal fundamento da Produção Audiovisual - a prática. Quando se fala em Produção Audiovisual é impossível não pensar no produto, a peça final, mesmo que não tangível, é algo que tem a sua forma - eu não toco, mas normalmente eu vejo e escuto uma produto audiovisual. O curso foi pensado e idealizado para instrumentalizar o aluno para que ele produza. São 4 eixos temáticos e em cada eixo tem um projeto real que será desenvolvido na prática. Então creio que este é o desafio que teremos que encarar juntos, os professores e a turma. Do lado do professor está tudo preparado - o conteúdo e a orientação para o desenvolvimento prático. Do lado da turma virá o empenho e a vontade de querer produzir. Enfim, já temos a fórmula para resolver com sucesso este desafio.