06/10/2021 13:50

 Entrevista com o coordenador: Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

 

Doutor pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp (Capes conceito 7) tendo realizado parte de seus estudos na Technische Universität Berlin e no Fokus Fraunhofer Institute, Berlin, Alemanha. Neil Paiva Tizzo é professor da PUC Minas desde 1998, onde coordena o curso de graduação em Engenharia de Produção desde a sua implantação em fevereiro de 2014, também coordenador do curso de pós-graduação Master Engineer in Lean Manufacturing. É avaliador de cursos pelo MEC BASis/INEP e membro da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Trabalhou durante três anos como Engenheiro de Automação Industrial da Alcoa Alumínio S.A e, durante quatro anos, como scrum master em duas startups locais. Veja o que ele tem a dizer sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial:

1- O que o aluno irá aprender no curso?

Para se tornar um gestor da produção industrial, um profissional precisa aprender a realizar várias tarefas, entre elas destacam-se: planejar e supervisionar processos de produção; planejar, avaliar e otimizar fluxos de materiais, layouts e linhas de produção; supervisionar a operação de estoques; controlar a qualidade de processos e produtos; coordenar equipes de trabalho; analisar informações para apoiar decisões e facilitar o gerenciamento e o controle da manufatura; vistoriar, realizar perícia, avaliar e emitir laudo e parecer técnico. Estes e outros conteúdos serão apresentados e discutidos ao longo do curso e o seu aprendizado será apoiado por práticas reais nas disciplinas de projetos.

2- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em um Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial?

O Curso Superior Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial foi especialmente elaborado para atender às necessidades do mercado, formando profissionais com as competências necessárias para exercer suas atividades. Com duração de apenas três anos, o aluno entra no mercado de trabalho rapidamente. Apesar de mais curto do que um bacharelado convencional, este é um curso superior como qualquer outro (reconhecido como tal pela legislação brasileira), permitindo que o aluno possa continuar seus estudos em uma pós-graduação.

3- Qual o diferencial do curso?

Este curso foi especialmente projetado para que o aluno possa desenvolver habilidades e competências valorizadas no mercado de trabalho, tais como, liderança, resiliência, proatividade e trabalho em equipe além, obviamente, de todo o conhecimento técnico necessário para gerir processos industriais. Com o uso de metodologias de ensino avançadas, o aluno aprende na prática, realizando projetos e estudando casos reais das empresas parceiras. Para tal, o curso promove encontros remotos e síncronos semanais com professores experientes.

4- Quais as vantagens do formato EAD para o aluno?

Na PUC Minas os cursos EAD possuem as mesmas qualidades do curso presencial, compartilhando o corpo docente e os recursos virtuais, como uma biblioteca com milhares de livros, revistas e artigos eletrônicos. Além disso, os cursos EAD possuem flexibilidade de horários e localização e mensalidades mais em conta. Se há uma desvantagem esta é a falta de interação presencial com colegas e professores. Entretanto, as disciplinas de projetos foram especialmente elaboradas para diminuir ao máximo essa desvantagem.

5- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?

Coordenar um curso que foi criado para ser um dos melhores do país em uma área que está em constante inovação é um grande desafio. As tecnologias que sustentam a indústria 4.0 requer profissionais altamente qualificados. Profissionais estes que precisam aprender a aproveitar não somente os recursos tecnológicos disponíveis, mas também precisam ser líderes, inovadores e éticos. Neste sentido, a coordenação tem a responsabilidade de agir como facilitador entre os alunos, professores e empresas, auxiliando no andamento dos projetos e cobrando resultados.

A possibilidade de estar à frente de um curso audacioso como este é muito motivador.

6- Quais são os grandes desafios deste curso para você?

O papel principal de um coordenador é zelar pela qualidade do curso. Para isso, alunos, professores e equipe técnica precisam estar alinhados com os objetivos do curso. E nosso grande objetivo é a formação de pessoas capazes de contribuir para o aprimoramento da sociedade. Pessoas que não se satisfazem apenas com a sua realização profissional, mas que também desejam ser motivo de orgulho e de alegria para todos aqueles que o cercam.