15/10/2021 11:00

 Entrevista com o coordenador: Curso Superior de Tecnologia em Beneficiamento de Minérios

 


O professor Ubirajara Domingos de Castro é coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Beneficiamento de Minérios. Ele possui graduação em Engenharia Metalúrgica (1984) e mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas na área de concentração de Metalurgia de Transformação (1997) pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). Veja o que ela tem a dizer sobre o curso:


1- O que o aluno irá aprender no curso?

O egresso do curso CST de Beneficiamento de Minérios será um especialista dos processos, que a partir do material resultante da extração na mina, buscam separar e concentrar os minerais desejados do rejeito do minério para o qual não existe interesse econômico.

 

2- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em um Curso Superior de Tecnologia em Beneficiamento de Minérios?

O Brasil possui uma das maiores reservas do mundo em minérios de diversos elementos metálicos (ferrosos e não ferrosos), não metálicos, energéticos, pedras preciosas, dentre outros. O minério de ferro se destaca pois movimenta uma das principais áreas da indústria que é a siderurgia, responsável pela produção do aço, que é a principal matéria prima da indústria da construção mecânica.

O Tecnólogo em Beneficiamento de Minérios, estará apto a coordenar e supervisionar classificação e separação dos elementos retirados das jazidas que se encontram misturados em seu estado natural, podendo definir e supervisionar todos os processos envolvidos, como britagem, moagem e concentração de minérios, além da analise da qualidade e quantidade dos produtos, seus aspectos químicos, físicos e mineralógicos, isso tudo visando preparar o mineral para seu uso na indústria.

Este profissional pode atuar em empresas de extração de minérios, petróleo, pedras preciosas, rochas ornamentais, órgãos governamentais e ambientais, empresas de equipamentos de mineração, além de centros de pesquisa em mineração e beneficiamento de minérios.

3- Qual o diferencial do curso?

Este curso Tecnólogo em Beneficiamento de Minérios foi preparado por professores da PUC Minas com ampla experiência em Engenharia Mecânica, Metalúrgica e em Engenharia de Minas, os quais dedicarão todos os seus esforços na preparação dos alunos para capacitá-los a desenvolverem supervisão e orientação de processos de tratamento de minérios, além da coordenação de trabalhos de pesquisa visando buscando otimização em cominuição, separação e enriquecimento de minérios de importância econômica para o Brasil.

4- Quais as vantagens do formato ead para o aluno?  

Este formato de ensino à distância possibilita ao aluno o melhor horário para estudo, aprendizagem e desenvolvimento das atividades propostas pelos professores, de acordo com o seu intervalo de disponibilidade durante o dia. Desta forma, profissionais que já desenvolvem atividades afins, como técnicos e auxiliares, poderão buscar conhecimentos adicionais para especialização nesta área.

5- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?

Apesar de já ter coordenado um Curso Latu Sensu de Processos Industriais de Fabricação, o qual foi desenvolvido em parceria entre o Instituto de Educação Continuada da PUC Minas e o Centro de Competências da FIAT Automóveis, como coordenador deste curso CST em Beneficiamento de Minérios, encaro esta oportunidade como mais um desafio em minha carreira de engenheiro e professor. Sem dúvida nenhuma, este curso será um divisor na formação a distância de profissionais com excelentes perspectivas de trabalho, em uma área de crescente importância dentro da economia brasileira, que é a mineração.

 6- Quais são os grandes desafios deste curso para você?

O grande desafio deste curso é que os investimentos da PUC Minas em cursos como este CST em Beneficiamento de Minérios, para a formação de profissionais experientes em tecnologias diferenciadas, buscando inovação contínua na busca de soluções completas e integradas para a indústria da mineração, possam garantir um grande sucesso e reconhecimento destes profissionais neste crescente e promissor mercado de trabalho.