16/07/2021 17:05

 Entrevista com o coordenador: Curso Superior de Engenharia de Produção

 

Andressa Amaral de Azevedo possui graduação em Engenharia de Produção pela UFV e mestrado, também em Engenharia de Produção, pela UFMG. É doutora em Administração pela PUC Minas e Engenheira de Segurança do Trabalho pela UFSJ. Possui especialização em Docência no Ensino Superior e Gestão Acadêmica pelo IMIH. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Produção e Coordenadora do curso de Engenharia de Produção da PUC Minas Virtual. Saiba o que ela tem a dizer sobre o curso:

 

1- Quais as vantagens de fazer um curso de Engenharia de Produção? 

O Engenheiro de Produção é o profissional capacitado a solucionar problemas e a garantir resultados de produtividade e qualidade aos sistemas produtivos. São várias as oportunidade para o Engenheiro de Produção. O profissional pode trabalhar em organizações manufatureiras, em empresas de serviço ou gerindo o seu próprio negócio.  No setor manufatureiro, o profissional poderá atuar em empresas do ramo siderúrgico, da mineração, automobilístico, aeronáutico, moveleiro, na indústria cimenteira, química, petroquímica, na indústria eletro-eltrônica, couro-calçadista, têxtil, entre outras. 

Na área de serviços, atuará no campo da logística de setores industriais, empresas de consultoria, das instituições financeiras, em empresas de transporte, do varejo e da saúde. Independente de onde atuar, o profissional de Engenharia de Produção atuará no gerenciamento de custos de produção, no controle dos prazos, na eliminação de desperdícios, na integração de pessoas, processos e sistemas, bem como na garantia da qualidade durante o projeto e da fabricação de novos produtos.  


2- O que o aluno irá aprender no curso? 

O conteúdo curricular de curso é estruturado em 10 subáreas de conhecimento definidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Cada período do curso é composto por um vasto conjunto de métodos e ferramentas de uma subárea específica que estão presentes em unidades curriculares chamadas de "Fundamentos de Engenharia". 

Essas unidades curriculares fornecem a base de conteúdos para a realização de um projeto que integra todo o conhecimento desenvolvido no período e por isto, é chamado de Projeto Integrador. O Projeto Integrador representa o "saber fazer" do profissional de Engenharia de Produção. Ao longo do curso, o aluno desenvolverá dez projetos integradores num laboratório criado especialmente para esta finalidade:

Projeto Integrador 1 - Introdução ao Projeto de Engenharia

Projeto Integrador 2 - Engenharia da Sustentabilidade

Projeto Integrador 3 - Qualidade em Processos  

Projeto Integrador 4 - Engenharia Econômica na Manufatura

Projeto Integrador 5 - Desenvolvimento de Produtos

Projeto Integrador 6 - Logística e Cadeias Produtivas

Projeto Integrador 7 - Trabalho e Operações em Serviços

Projeto Integrador 8 - Otimização de Sistemas Produtivos

Projeto Integrador 9 - Inovações Tecnológicas

Projeto Integrador de Fim de Curso

 

3- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título de engenheiro de produção?

Em um mundo tão mutável e competitivo, a centralidade da Engenharia para a criação e adaptação de tecnologias que agregam valor aos processos produtivos colocam a área em destaque. A Engenharia de Produção, em especial, consegue integrar vários elementos do sistema produtivo possibilitando a tomada de decisão mais assertiva. 

 

4- Qual o diferencial do curso de Engenharia de Produção da PUC Minas Virtual?

Alicerçado na tradição do Instituto Politécnico da Universidade Católica (IPUC), que desde 1963 forma engenheiros e engenheiras em Minas Gerais, o Departamento de Engenharia de Produção lança seu novo curso de graduação, na modalidade híbrida nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Poços de Caldas. 

O curso híbrido de Engenharia de Produção da PUC Minas oferece metodologias inovadoras de ensino que se baseiam na aprendizagem pela realização de projetos e por meio da solução de problemas reais, contemplando o que há de melhor no ensino presencial e a distância.  

Os encontros presenciais, que ocorrem em uma ou duas vezes por semana com a presença de professores, são integralmente dedicados: às atividades práticas nos modernos laboratórios da PUC Minas; à resolução de problemas e estudos de caso apresentados pelos professores; e a execução de Projetos Integradores em equipes. Já os conteúdos trabalhados a distância propiciam mais autonomia de aprendizagem aos alunos, que poderão escolher quando e onde estudar, determinando assim o seu ritmo de estudo.  

Cabe destacar que um dos principais diferenciais do curso é a sólida formação prática em laboratórios com aulas presenciais. Nelas, os alunos têm a oportunidade de realizar trabalhos em equipe desenvolvendo o aprendizado coletivo e colaborativo, habilidades amplamente valorizadas no ambiente empresarial.  

A ênfase na aplicação de métodos e no "saber fazer profissional" por meio de projetos guia toda a formação dos alunos do curso de Engenharia de Produção da PUC Minas Virtual. Neste sentido, os professores do curso desenvolvem os conteúdos de forma contextualizada com as reais necessidades do mercado de trabalho. Assim, ao contrário dos cursos tradicionais de engenharia, nos quais os alunos são submetidos a uma única experiência de projeto para concluir a graduação, no curso da PUC Minas Virtual o pensamento de projeto é pilar contínuo e central na formação do (a) Engenheiro (a) de Produção.  

O curso também oferece oportunidades de participação em empresas juniores, de interação em pesquisas e projetos de extensão com professores que possuem ampla experiência profissional e acadêmica; apoio na busca de estágios e no desenvolvimento da carreira profissional; e a possibilidade de realizar visitas técnicas em empresas parceiras. Diferenciais como esses fazem com que os cursos do Departamento de Engenharia de Produção da PUC Minas recebam as melhores avaliações do mercado empresarial brasileiro, segundo pesquisa do Ranking Universitário da Folha (RUF - 2019). 

 

5- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua? 

Em um momento atípico como o vivido atualmente, a coordenação do curso integra o aluno com a universidade, com olhar cuidadoso para o progresso da qualificação do aluno para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais volátil e competitivo.

O objetivo da coordenação do curso é formar profissionais empreendedores e inovadores, com sólida formação humanística, capaz de pensar sistêmica e estrategicamente, e de coordenar projetos operacionais com uma visão gerencial aguçada. 

 

6- Quais são os grandes desafios deste curso para você? 

O curso de Engenharia de Produção da PUC Minas Virtual apresenta um projeto pedagógico atualizado e um desenho moderno, pautado na aprendizagem significativa, onde os alunos desenvolvem projetos integradores a cada semestre. Dessa forma, o aluno adquire experiência prática ao longo de todo o curso.  

Considerando a realidade do mercado de trabalho e a natureza da formação educacional da PUC Minas, os desafios deste curso é formar profissionais de Engenharia de Produção com as seguintes competências: 

  • Dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir com eficácia e ao menor custo; 
  • Utilizar ferramental (métodos, técnicas e modelos) matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões gerenciais; 
  • Projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas, e preceitos da sustentabilidade; 
  • Prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, gerenciamento o processo de desenvolvimento de novos produtos ou reprojetando características e funcionalidades; 
  • Incorporar conceitos, técnicas e modelos de gestão da qualidade sobre o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria; 
  • Prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e as variáveis econômicas, políticas, sociais, ambientais de seu contexto institucional; 
  • Monitorar e avaliar os avanços tecnológicos e seus impactos sobre os sistemas produtivos, organizando-os e colocando-os à serviço da demanda das empresas e da sociedade; 
  • Compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade; 
  • Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos; e 
  • Gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.