Publicitário pela PUC Minas, o professor Rodrigo Fortini Bosch também possui formação como economista e é mestre em administração. Professor do departamento de Comunicação Social da PUC Minas desde 2004 e Membro do Conselho Diretor da Faculdade de Comunicação e Artes. Hoje em dia é Coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda da PUC Minas na PUC Virtual (EaD) e Praça da Liberdade. Fundou e dirigiu a agência de publicidade Sigla Comunicação por quase 20 anos.
Veja o que ele tem a dizer sobre o curso:
1. Quais as vantagens de fazer um Curso Superior em Publicidade de Propaganda?
O publicitário é um profissional bastante versátil e requisitado. As possibilidades de atuação são diversas: agências de publicidade, produtoras audiovisuais, estudos de fotografia, veículos de comunicação, agências digitais, assessorias de marketing, institutos de pesquisa, departamentos de marketing e startups. Em cada uma desses tipos de empresas há uma enorme variedade de funções e atividades desenvolvidas pelos publicitários.
Além do vasto campo de trabalho, é importante destacar que a monotonia não faz parte da nossa rotina. Cada campanha é diferente e todo dia é um novo aprendizado. Essa ampliação de visão do mundo ocorre também pela necessidade de estarmos antenados ao que acontece no mundo e, sobretudo, termos muita bagagem artística e cultural.
2. O que o aluno irá aprender no curso?
O curso é dividido em quatro ciclos: criatividade, comunicação digital, produção publicitária e gestão na publicidade. No clico de criatividade o aluno entende os processos de criação publicitária, bem como design e comunicação visual. Em comunicação digital aprende sobre produção de conteúdos digitais e publicidade digital. A produção publicitária é composta pelos eixos de audiovisual e de imagem e fotografia. Por fim, a gestão na publicidade é estruturada com base no gerenciamento de campanhas e na propaganda e marketing.
3. Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em Publicidade e Propaganda?
As grandes vantagens do publicitário no mercado de trabalho estão nas soft skills que o curso ajuda a desenvolver. Empresas procuram por profissionais criativos, inovadores, comunicativos e que trabalhem bem em equipe. As quatro características estão no coração do curso. O trabalho publicitário acontece, essencialmente, de maneira coletiva e isso demanda boa comunicação interpessoal. Criatividade e inovação permeiam todos os processos da nossa atividade profissional.
4. Qual o diferencial do curso?
A qualidade e tradição da PUC Minas e do curso de Publicidade e Propaganda, reconhecidas há décadas pelo mercado, agora acessíveis na plataforma EaD da PUC Virtual. Historicamente somos uma das principais instituições formadoras de bons publicitários para o mercado nacional e internacional. O alto nível dessa formação está calcado na aliança entre teoria e prática. Acreditamos num profissional com grande capacidade crítica e reflexiva, capaz de ser agente de transformação e evolução do fazer publicitário. O curso tem um viés prático muito acentuado, sem abrir mão da sólida formação humana.
5. Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?
O desenvolvimento do mercado e das pessoas através do acesso e da inclusão. Com mais de vinte anos no mercado publicitário e mais de quinze anos no meio acadêmico, vi diversos talentos se afastarem da propaganda por não conseguirem conciliar os compromissos que a vida lhes impunha. Levar a qualidade do curso de Publicidade e Propaganda da PUC, através da educação à distância, a uma gama maior de interessados significa termos profissionais mais bem preparados, pessoas mais felizes com o que fazem e, por consequência, um mercado mais desenvolvido e profissionalizado.