23/08/2021 09:55

 Entrevista com a coordenadora: Curso Ciências Contábeis

 


A professora Josmária Oliveira é doutora em Ciência da Informação, mestre em Administração, especialista em Administração de Sistemas de Informação, bacharel em Ciências Contábeis e Administração. Coordenadora de Ciências Contábeis EAD na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Saiba o que ela tem a dizer sobre o curso:

 

1- Quais as vantagens de fazer um Curso Superior de Ciências Contábeis?

As oportunidades de mercado são reais com perspectivas de empregabilidade, estabilidade e carreira. Uma área com grande adesão tecnológica e que favorece a inserção de pessoas que gostem de aprender sempre.

 

2- O que o aluno irá aprender no curso?

A dinâmica do curso é direcionada para as áreas de atuação, com uma metodologia que favorece a prática e a reflexão crítica. Logo no primeiro semestre, os alunos já apóiam o desenvolvimento de novos negócios e assessoram empresários que desejam estruturar suas ideias e registrar suas empresas. O segundo semestre do curso propicia uma experiência de inserção nos sistemas corporativas por meio de ambientes simulados. As possibilidades de atuação como controller, auditor, perito, analista tributário e contador no terceiro setor ou em entidades governamentais são enfatizadas no transcorrer da formação.

 

3- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em Ciências Contábeis?

A profissão contábil é respeitada e o Conselho Federal de Contabilidade credencia os profissionais para as funções de contador, auditor e perito. O acesso qualificado e as demandas de mercado tem resignificado a profissão favorecendo o reconhecimento do profissional e a projeção profissional para cargos de gestão.

 

4- Quais as vantagens que alguém que já possui graduação na área tem em fazer o curso Curso Superior de de Ciências Contábeis?

A maturidade em cursar uma segunda graduação ressalta a alta qualificação exigida para o profissional. Após a pessoa ingressar no ambiente empresarial, ela passa a perceber a relevância da contabilidade para a gestão da informação nas organizações, e a partir de então, ela começa a identificar que o avanço ou continuidade em sua função exige competências e habilidades previstas no perfil formativo do contador. A trajetória de segunda formação é a realidade de muitos dos nossos alunos que já exercem a profissão como advogados, administradores e engenheiros.

 

5- Qual o diferencial do curso?

O curso é o único EAD nota 5 no Enade, no Brasil, pelo desempenho dos alunos. Além disso as aprovações no Exame de Suficiência do CFC é extremamente representativa, demonstrando o alinhamento do percurso formativo ao processo de aprendizagem. A tradição dos 50 anos da Escola de Negócios do ICEG, a oferta por mais de 40 anos do curso de Ciências Contábeis na PUC Minas, e o pioneirismo no EAD há 15 anos com o curso de Ciências Contábeis são registros da nossa identidade com a comunidade profissional, bem como para com o envolvimento docente que preconiza uma formação moderna aliada à tradição da nossa história.

 

6- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?

Coordenar o curso é uma oportunidade significativa de gerar uma comunidade de jovens profissionais, orientados para o tratamento de grandes volumes de dados com a orquestração dos processos de negócios por meio de ferramentas que favorecem a construção de cenários que permita o monitoramento, resultando em intervenções efetivas que garantam a perpetuidade dos negócios, bem como a maximização das receitas.

 

7- Quais são os grandes desafios deste curso para você?

Todos os dias sou desafiada a entrega o meu melhor para o desenvolvimento da classe contábil, na expectativa de que nossos egressos contribuam como profissionais competentes para o desenvolvimento econômico e social das organizações que nos cercam. E assim, eles possam ser reconhecidos pelas contribuições e dignificados pela remuneração obtida. De certa forma, mobilizar pessoas para dedicarem o seu melhor a construção de um processo formativo inovador com experiências únicas e relevantes é o que me motiva a prosseguir neste caminho, sabendo que o impacto gerado pode resultar em um benefício significativo para a prosperidade de muitos.