Joyce Christina de Paiva Carvalho possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Atuou no mercado de Tecnologia da Informação em empresas nacionais e multinacionais de grande porte dos Setores Hospitalar e de Telecomunicações, além de empresas de Serviços em TI. Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e coordenadora do curso Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da PUC Minas Virtual. Saiba o que ela tem a dizer sobre o curso no link notícias, em nossa bio!
1- Quais as vantagens de fazer um Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
O CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem uma proposta pedagógica diferenciada, utilizando a metodologia de aprendizagem por projetos, voltada para a prática profissional e em busca de soluções inovadoras para as organizações. Os alunos terão um professor mentor que os orientará, de forma online, durante todo o semestre para o desenvolvimento do projeto. Sendo um curso EAD, os conteúdos serão explorados pelos alunos e depois serão aplicados no projeto, promovendo assim uma aprendizagem vivencial, simulando um ambiente real de uma equipe de desenvolvimento de software.
O aluno de Análise e desenvolvimento de Sistemas irá aplicar as mais avançadas ferramentas, técnicas e linguagens de programação utilizadas no mercado, a fim de atuar na análise e desenvolvimento de soluções variadas de software para organizações de todos os portes e nichos de mercado.
2- O que o aluno irá aprender no curso?
O aluno irá aprender a analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implementar, manter sistemas de software, bem como, gerenciar todo processo de desenvolvimento utilizando as mais modernas técnicas e linguagens de programação existentes no mercado.
3- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional com visão ampla da área de TI. Ele estará apto a identificar problemas e promover o desenvolvimento de soluções de software que impactem positivamente nos ambientes onde são utilizadas.
Este profissional é capaz de desenvolver soluções nas diversas plataformas utilizadas no mercado, sabendo identificar a melhor solução para cada contexto e necessidade. Além disso, terá habilidade de gerenciar equipes e de constituir o seu próprio negócio.
A formação de tecnólogo é uma formação mais rápida e direcionada ao mercado. O curso inclusive, se organiza com certificações intermediárias que aumentará a empregabilidade dos alunos.
4 - Qual o diferencial do curso?
O diferencial do curso é o desenvolvimento de projetos práticos em todos os eixos, o que permite aos alunos a experimentação, a prática profissional em todas as esferas de formação: técnica, humana e social.
Além da tutoria que apoia os alunos em todo seu percurso de formação, comum em cursos EAD, temos também a mentoria de professores que acompanham todo o desenvolvimento dos projetos.
5- Qual a importância da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para uma carreira tão rica como a sua?
É a minha primeira experiência como coordenadora de curso de graduação. Tem sido uma experiência muito rica e desafiadora. Tenho participado do desenvolvimento e da mudança de vida de várias pessoas. Percebo como o curso tem promovido a oportunidade de profissionais se desenvolverem, fazerem transição de carreira, permitindo sua inserção em um mercado tão aquecido.
Neste primeiro semestre de oferta do curso tivemos vários alunos que iniciaram estágios e processos de formação em empresas de referência no mercado de TI. Tais resultados me motivam a continuar e melhorar cada vez mais o curso.
6- Quais são os grandes desafios deste curso para você?
O grande desafio do curso é rever o processo de aprendizagem. Historicamente existe uma cultura de formação passiva, onde os alunos recebem conteúdo de forma expositiva, estudam e fazem provas.
A metodologia de aprendizagem por projetos tem outra dinâmica, que exige dos alunos dedicação para o desenvolvimento do projeto, mas que, apesar das dificuldades do percurso, promovem um verdadeiro aprendizado, simulando a experiência de trabalho de equipes de desenvolvimento de software.
Além disso, por ser um curso de ensino a distância autoinstrucional, exige dos alunos muita disciplina para conciliar vida pessoal, profissional e de estudante.