19/07/2021 12:25

 Entrevista com coordenador: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de T.I.

 

O professor Alisson Arantes é o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de T.I. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Alisson é professor da PUC Minas há mais de 20 anos, lecionando em diversos cursos da graduação e pós-graduação da área tecnológica. Saiba o que ele tem a dizer sobre o curso: 

 

1- Quais as vantagens de fazer um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de TI? 

A área de Tecnologia da Informação, de um modo geral, está com o mercado bastante aquecido e demandando profissionais qualificados. As organizações hoje em dia, bem como a sociedade como um todo, são extremamente dependentes da TI para dar suporte aos seus processos organizacionais. O aluno do curso de Gestão de TI desenvolverá competências e habilidades que o permitirão selecionar, implantar, avaliar e manter a infraestrutura de TI necessária às organizações. Trata-se, portanto, de um profissional de extrema relevância no cenário tecnológico atual. 


2- O que o aluno irá aprender no curso? 

O curso tem duração de dois anos e meio, dividido em cinco períodos ou eixos. A cada eixo o aluno desenvolve um projeto com uma temática diferente, sempre voltado para uma demanda do mundo real, para uma situação em que ele possa colocar em prática o que aprende no curso. 

Os dois primeiros eixos temáticos (Fundamentos de Computação e Gestão da Infraestrutura) têm como objetivo fornecer ao aluno uma base conceitual em Computação, necessária para a elaboração, implantação e gestão de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação. Os dois eixos seguintes (Gestão de Dados e Software e Gestão de Projetos e Recursos Humanos) têm como objetivo desenvolver competências relacionadas à gestão ética de dados (importante ativo de informação de uma organização) e à gestão de pessoas. Esses dois eixos avançam na formação do aluno iniciada no primeiro ano, no que diz respeito à importância de que ele tenha a visão e a compreensão das dimensões tecnológica, humana e organizacional, presentes no seu exercício profissional. Por fim, o quinto e último eixo (Gestão da Melhoria Contínua) objetiva finalizar o processo de construção do conhecimento, no qual o aluno desenvolverá competências relacionadas à legislação e a normas e padrões empregados na gestão da Tecnologia da Informação. 

O curso procura, portanto, fornecer ao aluno uma formação abrangente, que não perpassa apenas por aspectos tecnológicos, mas também humanos e organizacionais, já que fazem parte do cotidiano de um profissional de Gestão de TI. 

 

3- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em Tecnologia em Gestão de TI? 

O título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação concedido pela PUC Minas reconhece que o egresso passou por um curso de qualidade, em uma das principais instituições de ensino superior do país. Com formação baseada em competências, o egresso terá desenvolvido projetos ao longo do curso em que ele foi capaz de resolver problemas reais com o conhecimento adquirido. 

 

4- Quais as vantagens que alguém que já possui graduação na área tem em fazer o curso Curso Superior de Tecnologia em Gestão de TI? 

Hoje em dia ter formação e experiência completas e abrangentes mostra-se ser mais do que um diferencial do profissional, mas sim uma exigência do mercado. A formação proporcionada pelo curso possibilita que o aluno possa gerir a Tecnologia da Informação, que se tornou uma das principais ferramentas das organizações na sociedade moderna, no cotidiano das organizações. Isso complementa sua formação e amplia sua visão com a formação tecnológica, organizacional e até mesmo humana adquirida. 

 

5- Qual o diferencial do curso? 

O curso possui uma metodologia inovadora, com aprendizagem baseada em projetos e formação por competências. Em cada semestre, em cada eixo temático, o aluno desenvolve um projeto voltado a um problema real onde aplica o conhecimento teórico oferecido pelo curso. Os projetos são desenvolvidos em grupos sob a orientação de um professor do curso. 

O curso é totalmente a distância (presencialmente, o aluno faz apenas uma prova semestral no polo a que está vinculado), o que democratiza o acesso a ele e permite a inclusão de alunos de qualquer lugar do país e até mesmo do mundo, desde que tenham a estrutura necessária pra isso no local onde residem. Por ser um curso vinculado ao ICEI (Instituto de Ciências Exatas e Informática) da PUC Minas, o aluno tem acesso a parcerias estabelecidas com grandes empresas do mundo da tecnologia, como a Microsoft. Por meio dessas parcerias, o aluno tem a oportunidade de usufruir de uma série de benefícios enquanto aluno da PUC Minas. E mesmo sendo um curso a distância, o aluno do curso também usufrui da estrutura que a PUC Minas disponibiliza aos seus alunos. Nesse aspecto, é interessante destacar o acervo de bibliografias que são obras disponibilizadas online pela Biblioteca. 

Outro diferencial é que o aluno obtém certificações intermediárias à medida que avança no curso. Tais certificações favorecem sua inserção profissional antes mesmo da conclusão do seu curso. Ao concluir o primeiro ciclo (primeiro ano do curso), ele obtém o certificado de Administrador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. E ao concluir o segundo ciclo (segundo ano do curso), ele obtém o certificado de Administrador de Recursos Informacionais. 

 

6- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua? 

Em um mundo tão dinâmico e complexo como o que vivemos, nossa vida profissional é repleta de desafios que nos são apresentados a cada dia. E o setor educacional, como é o nosso caso, tem sofrido grandes transformações ao longo dos últimos anos. Mudanças que, por si só já seriam acentuadas, foram ainda mais aceleradas pelo cenário de pandemia. Estar na Coordenação de um curso como esse, oferecido por uma instituição tão séria e de qualidade, nos motiva a trabalhar para levar ao aluno formação de qualidade, que o possibilite estar a serviço da sociedade na busca pela solução de seus principais problemas.

 

7- Quais são os grandes desafios deste curso para você? 

O curso é EAD e apenas esse fato já se torna um grande desafio. Ter contato com um aluno que não é presencial é realmente desafiador. Ao mesmo tempo, entender o mundo em que vivemos atualmente para que saibamos que tipo de formação esse aluno precisa é uma tarefa complexa e que deve nortear o nosso trabalho. Mas os grandes desafios são os que nos movem e é em busca de enfrentá-los que devemos orientar toda a nossa prática profissional.