29/09/2021 13:25

 Entrevista com coordenador: Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edificios

 

Minicurrículo Rafael Aredes Couto:

Engenheiro Civil pela PUC Minas (2014), Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2017) e Doutorando em Engenharia Civil pelo Cefet-MG. Professor e membro do colegiado do curso de Engenharia Civil na Praça da Liberdade. Atuação profissional na área de construção de edifícios, contemplando o controle e acompanhamento da execução e do cronograma de obra, levantamento de quantitativos, medições de empreiteiros, acompanhamento de frentes de obra, integração com o sistema da qualidade, atendimento às políticas de meio ambiente e segurança do trabalho. Desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Building Information Modeling (BIM) e Previsão da Vida Útil de Estruturas em Concreto Armado.

1- O que o aluno irá aprender no curso? 

O aluno estudará, dentro dos ciclos de aprendizagem, todas as grandes áreas da engenharia que envolvem as etapas construtivas de uma edificação, sendo elas: estruturas, geotecnia, tecnologia das construções, instalações hidráulicas, instalações elétricas, gerenciamento das construções. Todas as etapas serão associadas à Tecnologia BIM. Os eixos temáticos do curso são:

1) Modelagem da Informação da Construção;

2) Estudos preliminares e arquitetônicos;

3) Sistemas estruturais e fundações em concreto armado;

4) Sistemas estruturais em aço e instalações prediais;

5) Gerenciamento das construções;

6) Operação e manutenção das construções.

Além disso, o aluno terá uma formação básica fundamental para a atuação de um Tecnólogo em Construção de Edifícios no mercado de trabalho. Também, disciplinas como Filosofia e Cultura Religiosa contribuirão para a formação humanista e de atuação ética no mercado de trabalho.
 
2- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em um Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios?
 
Ter o título em Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios qualifica o profissional a atuar diretamente em:
 
1) Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;
2) Construtoras.
3) Empresas fornecedoras de concreto.
4) Indústria de transformação.
5) Laboratórios de material.
6) Madeireiras.
7) Institutos e Centros de Pesquisa.
8) Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
 
Dessa forma, um profissional com formação de Tecnologia em Construção de Edifícios se qualifica a trabalhar em um setor da economia fundamental para o desenvolvimento e que está em constante evolução, necessitando de profissionais qualificados para acompanhar e desenvolver novas tecnologias.

Também, o mercado da Construção Civil está passando por uma revolução, dentro da Engenharia 4.0. O Building Information Modeling (BIM) é a tecnologia que está direcionando essa revolução. Para compreensão e aplicação desse novo conceito, é necessário que a pessoa possua uma formação voltada para essa nova tecnologia.
 
3- Qual o diferencial do curso?
 
O principal diferencial do curso é a formação voltada para o Building Information Modeling (BIM) em uma das instituições mais renomadas e que está estruturada para atender as demandas do mercado de trabalho, de acordo com as novas tecnologias e inovações.

Também, o aluno terá uma formação técnica e humanista completa para Construção de Edifícios, atuando desde a fundação até o acabamento e desde o planejamento até o fim da vida útil da edificação. A formação será voltada para a responsabilidade social, econômica e ambiental de um empreendimento, atendendo às diretrizes do tripé da sustentabilidade.
 
4- Quais as vantagens do formato ead para o aluno?
 
O formato EAD possui a principal vantagem da flexibilidade no horário de estudos. Dessa forma, o aluno poderá atuar profissionalmente enquanto desenvolve sua formação, sem se preocupar com imprevistos que possam ocorrer no dia-a-dia. Além disso, o aluno terá uma formação de qualidade em uma institução que há anos está consolidada no formato EAD, com professores capacitados, uma equipe de apoio preparada e excelente conteúdo. O formato EAD também possui a vantagem que o aluno economiza tempo em deslocamentos que podem ser aproveitados para aprimorar sua formação.
 
5- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?
 
A importância da Coordenação do curso é poder acolher e contribuir de maneira direta e indireta na formação técnica e humanista de futuros tecnólogos que atuem sobretudo com ética, responsabilidade e eficiência. Com uma equipe colaborativa de alunos, professores, funcionários e coordenação, obtêm-se o desenvolvimento do conhecimento de maneira coletiva, agregando valor a todos os envolvidos no processo.
Para o desenvolvimento de uma carreira, os desafios são os principais responsáveis. Portanto, a responsabilidade de coordenar um curso tão importante que impactará positivamente na vida de tantos alunos é uma função nobre e terá muito a agregar em minha carreira.
 
6- Quais são os grandes desafios deste curso para você?
 
O grande desafio do curso para os alunos será o desenvolvimento de projetos reais de engenharia a cada eixo temático (semestre). Dentro desses projetos, os alunos poderão aplicar o conhecimento obtido ao longo do semestre para resolução de um problema real de Construção de Edifícios, orientados por um professor. Dessa forma, e destacando novamente que são os desafios que contribuem para o desenvolvimento de uma carreira, o aluno será capaz de atuar no mercado de trabalho diretamente na solução de problemas.

Outro desafio será de manter o curso atualizado com o mercado de trabalho, devido à velocidade de atualização das informações. Porém, com uma equipe competente, colaborativa e determinada de alunos, professores, funcionários e coordenação, esse desafio se tornará mais um diferencial do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios da PUC Minas.