19/10/2021 16:20

 Entrevista com a coordenadora: Curso Superior de Tecnologia em Material de Construção

 

A professora Luciana Dias Martins da Costa Castro é Mestre em Construção Civil na área de concentração Materiais de Construção Civil pelo curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenadora do curso de Engenharia Civil São Gabriel da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Coordenadora dos Laboratórios do Departamento de Engenharia Civil da PUC Minas, membro do Colegiado do Curso de Engenharia Civil do campus Coração Eucarístico e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Material de Construção. Veja o que ela tem a dizer sobre o curso: 

 

1-   O que o aluno irá aprender no curso? 

O aluno irá aprender os Fundamentos de Engenharia, de Materiais de Construção Civil e de Gestão da Construção ressaltando a sustentabilidade, a inovação, e a definição e o uso eficiente do material de construção. A aprendizagem será por competências e baseada em eixos temáticos, conforme a estrutura seguinte:

Ciclo 1: Fundamentos de Engenharia e de Materiais de Construção

                Eixo 1: Modelagem da Informação da Construção

                Eixo 2: Estudos Preliminares e Ciência dos Materiais

Ciclo 2: Materiais na Construção Civil

                Eixo 1: Sistemas Estruturais e Materiais Cimentícios

                Eixo 2: Sistemas Estruturais e Materiais de Construção Civil

Ciclo 3: Gestão da Construção e de Materiais de Construção

                Eixo 1: Gerenciamento das Construções

Eixo 2: Gestão e Sustentabilidade dos Materiais 

 

2- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em um Curso Superior de Tecnologia em Material de Construção? 

O mercado de trabalho não para de se transformar, desta forma, é muito importante que estejamos alinhados com suas novas demandas. O Curso Superior de Tecnologia em Material de Construção proporcionará uma formação técnica, humanística e de qualidade, sempre buscando as inovações na área de conhecimento dos materiais de construção civil.  Ao mesmo tempo, a aprendizagem buscará conhecer cada um dos materiais de construção, suas propriedades e funções, estimulando o emprego daqueles mais sustentáveis e de baixo custo. Com uma proposta pedagógica diferenciada e específica, está adaptado às demandas pontuais de mercado, buscando sempre a atualização de conhecimento. O curso é ideal para quem busca o crescimento profissional em um menor período de tempo.

 

3-   Qual o diferencial do curso? 

Como diferencial do curso, é importante destacar a inovação como o objetivo do desenvolvimento de novos materiais de construção, mais sustentáveis e economicamente viáveis. Outro diferencial é a disponibilidade e qualidade dos Laboratórios da PUC Minas que já atendem o mercado da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Destaca-se também o uso do BIM na atualidade dos cursos de Engenharia Civil. O corpo docente possui titulação de mestres e doutores, com atuação tanto acadêmica quanto no mercado.

 

4-   Quais as vantagens do formato ead para o aluno? 

O formato ead oferere flexibilidade de horários e localização ao aluno, mesma qualidade de cursos presenciais da PUC Minas, mensalidades mais acessíveis, autonomia no processo de aprendizagem com Ambiente Virtual que oferece espaços e recursos não apenas para a apresentação de materiais didáticos como também recursos de comunicação.

  

5-   Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua? 

Estar atenta às necessidades do mercado de trabalho e ter a oportunidade de participar de um projeto pedagógico diferenciado, baseado em eixos temáticos e desenvolvimento de projetos será muito engrandecedor para a minha formação profissional. Poder contribuir com a sociedade na tarefa de formar profissionais criativos, inovadores, atuantes com ética e humanismo é mais um aspecto que muito me orgulha na coordenação deste curso. 


6- Quais são os grandes desafios deste curso para você? 

Ser um agente transformador, buscando sempre a excelência e o bom funcionamento do curso atendendo a todas as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e formando profissionais capazes de atender às demandas do mercado.