15/10/2021 11:05

 Entrevista com a coordenadora: Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

 


A professora doutora Délcia Barbosa de Vasconcelos Adami possui doutorado na Faculdade de Ciências Médicas no departamento de Ciências da Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2016), Mestre em Ciências Biomédicas-Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2005), graduada em Fisioterapia pela Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS (1996). Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu: Especialização em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com PUC - MINAS campus Poços de Caldas (2017), Atualização em disciplinas no Curso de Especialização em Fisioterapia Dermato Funcional (2012). Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino, IBRAPE. Especialização em Saúde da Família pela Faculdade Redentor (2010), Especialização em Fisioterapia Desportiva e Cardiologia pela Universidade de Franca- UNIFRAN (2000). Curso de Aprimoramento em Fisioterapia Dermato Funcional promovido pelo CBF- Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia em convênio com a Uni Sant' Anna (2001). Veja o que ela tem a dizer sobre o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética: 

 1- O que o aluno irá aprender no curso?

O curso aborda todo o conteúdo necessário para que o aluno se torne referência no mercado de trabalho. Conhecendo a legislação e as competências necessárias para ser um profissional de destaque, para gerir o próprio negócio, lidar com equipes multiprofissionais e inserir o seu serviço nas mídias e redes sociais. O aluno terá contato com os conteúdos básicos que serão responsáveis por embasar o conhecimento técnico, como anatomia e o estudo das disfunções estéticas a serem tratadas. Tecnicamente o aluno será capaz de reconhecer as disfunções estéticas faciais, corporais e capilares e propor recursos terapêuticos que visam a melhoria estética e do bem estar físico e mental contribuindo com a melhora na qualidade de vida.

Os ciclos de aprendizagem serão

- Gestão e Biossegurança

- Visagismo e Tricologia

- Estética Corporal e Facial

- Atualidades na Estética

O diferencial no aprendizado será o desenvolvimento de Projetos onde o aluno tem o papel de gestor na sua própria construção de conhecimento pautada na competência, habilidade e atitude para sua formação de conteúdo em cada eixo temático.

 

2- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em um Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética? 

O mercado competitivo de trabalho apresenta uma vantagem para o aluno com o título em um Curso Superior em Tecnologia Estética e Cosmética formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O aluno durante o aprendizado estará em contato direto com a realidade do mercado de trabalho na área de estética e cosmética. O seu aprendizado será pautado na capacitação de suas competências, habilidades e atitudes com visão humanística e científica. 

Desde o primeiro ciclo de aprendizagem o aluno será orientado a identificar problemas, formular explicações, buscar e construir novos conhecimentos e significados para a realidade do mercado de trabalho. Esta proposta formará um profissional com um diferencial para o crescimento pessoal e valorização profissional na área estética e cosmética. 

Além do crescimento pessoal o aluno com o título em um Curso Superior em Tecnologia Estética e Cosmética formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais terá a capacitação técnica para exercer atividades nas áreas da estética e beleza e atuar como profissional tecnólogo em Estética Corporal e/ou Facial; Personal e Consultor nas áreas de Estética e Cosmética.

O aluno adquiri conhecimento pela sua própria gestão e monitoramento de professores para uma carreira que permite o conhecimento para gerenciar, administrar, supervisionar, coordenar e assessorar Spas, Salões de Beleza, Centros e Clínicas de Estética. O mercado de trabalho é amplo e com muitas possibilidades de atuação.

 

3- Qual o diferencial do curso? 

O Curso Superior em Tecnologia Estética e Cosmética pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais apresenta a característica principal do desenvolvimento do Projeto durante os ciclos de aprendizagem que é um diferencial no curso prezando um ensino de qualidade. Os recursos de metodologias ativas e desafiadoras promovem a construção de projetos reais para o mercado de trabalho em Estética e Cosmética. Desse forma, o aluno será capaz de exercer sua profissão com ética, responsabilidade, qualidade e segurança.

Estes projetos serão executados em equipes de trabalho que terão o monitoramento de professores com experiência do ensino e pesquisa, envolvendo a equipe num trabalho interprofissional, num processo continuo com excelência no desenvolvimento pessoal e profissional. Os encontros para a construção do conhecimento serão síncronos e presencial fortalecendo a prática de atuação no formato do estudo híbrido.

O aluno acompanhará a distância informações e conhecimentos de temas referentes a Desafios Contemporâneos e Competências Comportamentais o que traz uma mudança de paradigma e comportamento diante de outras propostas a nível de estratégias pessoais e profissionais para o mercado de trabalho.

 

4- Quais as vantagens do formato ead para o aluno? 

As vantagens do formato ead para o profissional formado no Curso Superior em Tecnologia Estética e Cosmética pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica. A proposta na migração do ensino tradicional para o ead fortalece a dinâmica do aluno em ser seu próprio gestor no aprendizado, buscando assim as suas competências, habilidades e atitudes próximas ao desenvolvimento para sua prática profissional.

A vantagem no formato ead é que o aluno consegue garantir o conhecimento científico mesmo a distância e aplicar suas habilidades na prática de atuação nos momentos presenciais, no formato híbrido. O aluno poderá exercer sua formação com pensamento crítico, identificar problemas e integrar conhecimento para aplicação adequada dos tratamentos estéticos em meio a realidade e discussão entre pares em um processo real de atuação.

 

5- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua? 

Neste momento a Coordenação do Curso Superior em Tecnologia Estética e Cosmética pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais do curso para minha carreira profissional apresentou um novo horizonte com grandes desafios e com a oportunidade de um aprendizado diferencial pautado em ferramentas das metodologias inovadoras e tecnológicas que envolvem o ensino, serviço e pesquisa. Me trouxe um novo incentivo e um estimulo na carreira profissional. Sou muito grata pela oportunidade em apresentar ao discente um curso inovador no seu formato e com uma importante alavanca de estimulo a auto estima pessoal e profissional em relação a imagem pessoal, a promoção e ao cuidado à saúde.

6- Quais são os grandes desafios deste curso para você? 

São os grandes desafios que nos movem ao aprendizado!

A proposta de construir grandes projetos com parcerias utilizando ferramentas de aprendizagem das metodologias ativas traduzem um grande desafio para o Curso Superior em Tecnologia Estética e Cosmética. A aprendizagem baseada em projeto como diretriz na construção da formação para o aluno estabelece as competências, habilidades e atitudes adquiridas na condução da prática para a realidade do mercado de trabalho. 

Sejam bem vindos!