06/07/2021 10:00

 7 PERGUNTAS SOBRE CST EM LOGÍSTICA PARA KÉSIA TEIXEIRA

 

A Profª Késia Teixeira tem grande experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Gestão e Sociedade. Doutora e Mestre em Administração, Késia, que também é professora e Coordenadora de Pesquisa no Curso de Administração da PUC Minas Barreiro, acaba de assumir a Coordenação do curso de Tecnologia em Logística do ICEG. Confira a entrevista a seguir e tire suas dúvidas sobre este curso.

Késia Página.jpeg

1- Quais as vantagens de fazer um curso Tecnólogo em Logística?

R - São muitas as vantagens oferecidas pelo Curso Superior de Tecnologia em Logística. Trata-se de uma graduação tecnológica que pode ser concluída em apenas dois anos. Além disso, o programa é à distância, totalmente flexível e adaptado à rotina do aluno. Ainda assim, a unidade curricular de projetos possibilita que o aluno seja acompanhado e orientado diretamente por um professor durante toda a realização do trabalho. O curso trabalha, além das competências técnicas, habilidades e atitudes relacionadas à comunicação, trabalho em equipe, liderança, dentre outras, que são altamente desejáveis em um profissional na atualidade. Outra vantagem é se formar em uma área que tem crescido e se transformado nos últimos anos, tornando-se essencial para empresas atuantes nos mais diversos setores.

Finalmente, é preciso destacar a vantagem de ser formado pela PUC Minas, mundialmente reconhecida e respeitada.

2- O que o aluno irá aprender no curso?

R - O curso está estruturado em dois ciclos de aprendizagem, que abordam a gestão da rede de suprimentos e a gestão da rede de movimentação e distribuição. Estes se subdividem em quatro eixos temáticos, que serão trabalhados durante os quatro semestres. Tais eixos  elucidam a gestão contemporânea, a gestão de suprimentos e transformação, a gestão dos canais de distribuição e o processamento de pedidos e, por fim, a gestão estratégica sustentável. Nos eixos temáticos, serão abordadas técnicas e ferramentas da área logística comumente utilizadas por empresas modernas atuantes no mercado.

3- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título de Tecnólogo em Logística?

R - A Logística é uma área que cresce exponencialmente no Brasil. É necessário compreender que o emprego de novas tecnologias nas empresas modernizou as estruturas logísticas. As diversas transformações identificadas no mercado cada vez mais globalizado fazem com que as mercadorias transitem entre países e continentes em ritmo frenético, o que torna a logística essencial na busca por um nível de serviço adequado ao cliente. O contexto pandêmico e o crescimento significativo do comércio eletrônico intensificaram os serviços logísticos e, no atual momento, as empresas demandam um número significativo de profissionais na área. No Brasil, principalmente, o profissional de logística encontra muitas oportunidades de atuação, tendo em vista os altos custos logísticos que demandam a otimização da logística com o objetivo de tornar as empresas mais competitivas. Trata-se de uma área em pleno desenvolvimento, inovadora e que apresenta muitas oportunidades para o futuro tecnólogo em Logística!

4- Quais as vantagens que alguém que já possui graduação na área gerencial tem em fazer o curso Tecnólogo em Logística?

R - O Curso de Tecnologia em Logística representa uma grande oportunidade para graduados na área gerencial, pois possibilita um direcionamento para uma área específica da gestão, que permitirá o aprofundamento em conteúdos, ferramentas e técnicas voltadas para essa área. No rol de áreas pertinentes à gestão, a logística se consolida cada vez mais como uma área em pleno desenvolvimento, o que traz muitas oportunidades para profissionais da área. Além disso, o ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS atua há 50 anos formando profissionais na área de gestão nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, o que lhe confere expertise comprovada no mercado. Com o curso superior de Tecnologia em Logística, manteremos o mesmo compromisso de formar profissionais altamente qualificados para atuarem na área logística. 

5- Qual o diferencial do curso de Tecnologia em Logística do ICEG?

R - A metodologia educacional do projeto é muito inovadora! Trata-se de um curso estruturado em projetos. Assim, o aluno avança na teoria e aprende na prática, com situações reais vivenciadas nas empresas. A cada semestre, o aluno desenvolve um projeto voltado para a área logística, considerando o ambiente contemporâneo de negócio e seus reflexos na gestão empresarial. Os projetos são desenvolvidos com base em competências e habilidades técnicas e comportamentais que são trabalhadas de forma detalhada ao longo do curso. Além disso, o aluno será formado pela PUC Minas, uma universidade reconhecida no mercado de trabalho pela qualidade na formação profissional de seus alunos.

6- Qual a importância da Coordenação do curso de Tecnologia em Logística para uma carreira tão rica como a sua?

R - Estar na coordenação do curso de Tecnologia em Logística significa para mim uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional, principalmente por se tratar de um curso estruturado em uma nova metodologia de projetos, que exige um acompanhamento e aperfeiçoamento contínuo. A coordenação trabalha o mais próximo possível dos alunos, sendo a ligação entre eles e a universidade.

7- Quais são os grandes desafios deste curso para você?

R- Considero que o maior desafio é proporcionar ao aluno um ensino de qualidade e atualizado com o que se tem de mais moderno sendo discutido e praticado na área logística. Vivemos um momento de grandes mudanças no mercado que afetam consideravelmente a forma com que a área e os profissionais logísticos atuam nas empresas. O desafio é formar profissionais preparados para esse ambiente dinâmico e que possua competências e habilidades requeridas nesse novo contexto que se apresenta para a área Logística.

-Texto produzido pela estudante Sofia Carvalho França, estagiária do setor de Comunicação do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS

Selo Cor.png