13/06/2022 09:35

 Entrevista com a Profa. Heloísa Helena - CST em Gestão Hospitalar

 

FOTO Curso Gestão Hospitalar.jpeg

Pós-Graduanda (Nível: Doutorado) em Ciências, com área de concentração em Biomateriais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - campus Araçatuba). Mestre em Enfermagem pela UnG - Universidade de Guarulhos (2016). Especialista em Preceptoria dos SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2020) e especialista em Saúde Pública e Saúde da Família pela Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (2007). Graduada em Enfermagem pela FAI - Faculdade Adamantinenses Integradas (2004). Coordenadora de Grupo do Projeto PET-Saúde Interprofissionalidade 2019-2021. Docente do Curso de Enfermagem, Medicina, Odontologia e Biomedicina, nas disciplinas de Assistência de Enfermagem Cirúrgica, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Fundamentos da Assistência Pre- Hospitalar, Fundamentos de Gerontologia, Anatomia, Educação e Comunicação em Saúde, Práticas na Comunidade e Medicina Preventiva e Social III, e Introdução ao Raciocínio Clínico e Epidemiológico I e II. Membro da Câmara do Departamento de Enfermagem, Membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Enfermagem; Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas.

  1. O que o aluno irá aprender no curso? 

    O curso de Gestão Hospitalar é estruturado em 03 ciclos de aprendizagem, compostos por 6 eixos temáticos (que possuem duração de um semestre cada). Todo eixo temático acontece em torno de um projeto prático, que é o desenvolvimento de um trabalho que dura todo o semestre e tem acompanhamento minucioso de um professor da área. Os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto são adquiridos pelos alunos por meio dos microfundamentos, que ficam à disposição do aluno durante todo o tempo e que podem ser consultados conforme a necessidade do tema.

     Os alunos trabalharão os seguintes eixos temáticos:

    _Fundamentos de gestão

    _Sistemas e processos operacionais

    _Pessoas e inovação

    _Sistemas e processos gerenciais

    _Gestão institucional

    _Planejamento e visão estratégica


     
  2. Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em um Curso Superior em Gestão Hospitalar? 

    São diversas vantagens que o gestor hospitalar tem na área. A profissão não se restringe apenas na área hospitalar. São diversos os ambientes que são voltados para o cuidado da saúde. O curso oferece uma grade curricular atenta às necessidades do mercado e uma dinâmica de aulas inovadoras.
  3.    Qual o diferencial do curso? 

    O Curso Superior de Gestão Hospitalar possui um corpo docente multidisciplinar, atualizado e especializado na temática e trabalhará com os alunos todos os processos de planejamento, organização e gerenciamento dos serviços de saúde. Nosso diferencial é ofertar um processo ensino-aprendizagem baseado no desenvolvimento de competências utilizando-se de metodologias ativas agregadas às tecnologias inovadoras.
  4. Quais as vantagens do formato ead para o aluno? 

    O formato EAD proporciona flexibilidade e autonomia para que você possa estudar nos dias e horários mais convenientes de acordo com as suas necessidades. Cada sessão de estudos é planejada de forma particular, curta e objetiva, para que você não perca seu foco ou interesse. Ao mesmo tempo, você sempre estará envolvido em um projeto que visa articular tudo aquilo que está sendo estudado com o desenvolvimento de um produto de ordem prática. Dessa maneira, você consegue ter todas as vantagens do ensino EAD e ainda preservar características essenciais do ensino presencial.

     
  5. Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?

    O coordenador é responsável pela gestão acadêmica do curso, e trabalha em conjunto com os professores que também possuem experiencias teóricas e práticas na área da Gestão Hospitalar. O coordenador tem uma responsabilidade coletiva, junto aos alunos e professores, de obtenção de qualidade do curso.

     
  6. Quais são os grandes desafios deste curso para você? 

    As entidades que envolvem a gestão de serviços de saúde são organizações complexas. Nela, os profissionais gestores atuam diretamente com outras profissões, sendo responsáveis diretos pelo êxito organizacional. Além de ser um ramo onde as novas tecnologias se fazem presentes no dia-a-dia exigindo cada vez profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Estes novos desafios têm exigido um profissional capaz de gerenciar harmonicamente o burocrático e o técnico, sem perder de vista os objetivos empresariais e econômicos da organização.

Acesse as redes sociais.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.