13/07/2021 23:15

 ​7 PERGUNTAS PARA O PROF. JOÃO CARLOS SOBRE CST EM GESTÃO COMERCIAL

 

Mestre em Administração, o prof. João Carlos Caetano é, atualmente, membro do Conselho Gestor da PUC Minas Virtual. Coordenador do Programa de Pré-Aceleração de Negócios, ele gosta de assumir desafios. O Tecnólogo em Gestão Comercial é um deles. "Minha carreira foi construída de desafios e coragem para enfrentá-los", confessa. A seguir, João Carlos fala sobre o CST em Gestão Comercial. Confira.

 Design sem nome.png

1 - Quais as vantagens de fazer um curso Tecnólogo em Gestão Comercial?

R - É preciso perceber, em primeiro lugar, que a gestão comercial ganhou grande destaque no contexto de mudanças no mercado e na própria sociedade. Segundo estudos dos principais portais de emprego, ela se encontra, hoje, entre as profissões mais buscadas pelos empregadores. As empresas, sejam elas físicas ou de comércio eletrônico, buscam profissionais qualificados para contribuir na rentabilidade com a definição de estratégias de venda e, consequentemente, no aumento da competitividade nessas empresas. Outra vantagem é que o curso é ministrado em quatro semestres, oferecendo formação rápida e consistente na área de gestão comercial, além de promover o desenvolvimento de habilidades e atitudes no profissional para que ele possa alcançar resultados nas empresas em que irão atuar.

2 - O que o aluno irá aprender no curso?

R - O aluno terá a oportunidade de conhecer técnicas avançadas de gestão de vendas utilizadas por empresas modernas, como design e gestão da força de vendas, planejamento e gestão do marketing digital, técnicas de negociação, gestão de tecnologias, estratégia, sustentabilidade nos negócios e inteligência de mercado. Além disso, ele terá a oportunidade de estudar gestão de pessoas e coaching, no sentido de auxiliar na liderança e gestão de equipes de vendas com foco em resultados.

3 - Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título de Tecnólogo em Gestão Comercial?

R - Em função dos novos padrões de comportamento e consumo dos consumidores, a busca crescente pelo profissional de Gestão Comercial com conhecimentos de técnicas e ferramentas atuais da área é a principal  vantagem. Podemos destacar ainda o diferencial de ser um profissional com visão estratégica do negócio e capacidades empreendedoras, além de conhecimentos sobre o comércio eletrônico, fundamental atualmente. Gosto ainda de destacar as diversas possibilidades de atuação que garantem alta empregabilidade: empresas de pequeno, médio e grade porte, além de setores como instituições financeiras, comércio atacadista e varejista, saúde, dentre outros. Em sua formação, o tecnólogo terá possibilidades tanto de ocupar cargos de liderança como de se tornar um empreendedor.

4 - Quais as vantagens que alguém que já possui graduação na área gerencial tem em fazer o curso Tecnólogo em Gestão Comercial?

R - A prática comercial é mais antiga que a criação da moeda, pois a comercialização se caracterizava por meio de trocas. Ou seja, o comércio é essencial. E um de seus pilares, a negociação, está presente nas diversas profissões existentes no mercado. O setor de vendas tem que se adaptar constantemente às novas realidades de relações de consumo, sabendo que é, pode-se dizer, o setor de maior impacto nos resultados da empresa, podendo ser decisivo na garantia de perenidade dessas mesmas empresas. Assim, além da área gerencial, diversas outras têm procurado se especializar no processo comercial, afim de garantir competitividade no mercado.

5 - Qual o diferencial do curso de Tecnologia em Gestão Comercial do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS?

R - Trata-se de um curso atualizado com as novas perspectivas do mercado. A formação é baseada na prática, tornando-se capaz de trabalhar projetos reais em empresas parceiras, com metodologias de ensino atuais. Temos um curso conectado com a transformação digital na educação, com corpo docente formado por mestres e doutores. Vale lembrar também que a modalidade EaD oferece flexibilidade para o planejamento da rotina de estudos em qualquer lugar que o aluno esteja, facilitando a compatibilidade entre estudos e trabalho. Outro diferencial importante é o fato de o curso fazer parte de uma Escola de Negócios, o ICEG, que se encontra dentro de uma das melhores Universidades do mundo. Um Tecnólogo da PUC Minas - uma instituição de ensino que é destaque no ranking da revista britânica Times Higher Education por dois anos consecutivos - conta com laboratórios modernos, infraestrutura de ponta, além de biblioteca ampla, moderna, que disponibiliza conteúdos eletrônicos para acesso em qualquer lugar que o aluno esteja. Este são diferenciais decisivos, que fazem com que os principais empregadores do mercado optem por nossos alunos.

6 - Qual a importância da Coordenação do curso de Tecnologia em Gestão Comercial para uma carreira tão rica como a sua?

R - Guimarães Rosa, que é da minha região, diz que o que a vida quer da gente é coragem. Posso dizer que minha carreira foi construída de desafios e coragem para enfrentá-los. Estar na coordenação de um curso inovador, dentro de um instituto como o ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS, com nada menos que 50 anos de referência, é uma honra e, ao mesmo tempo, um grande desafio, pois se trata de um modelo realmente diferenciado no ensino. Essa oportunidade me traz uma experiência profissional importantíssima para meu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. É incrível participar de um projeto como esse. Temos uma equipe técnica e de professores que são extremamente competentes, que fazem com que o desafio seja mais leve.

7 - Quais são os grandes desafios deste curso para você?

R - Um dos maiores desafios é garantir a qualidade exigida pela PUC Minas, proporcionando ao aluno experiências inovadoras e atualizadas sobre a gestão comercial lhes possibilitando formação diferenciada. Por outro lado, temos também que alinhar essa formação dos alunos aos propósitos das empresas parceiras nos projetos que desenvolvemos no curso. Nesse aspecto, o outro desafio é garantir que os projetos sejam proveitosos para  os empresários, garantindo-lhes informações relevantes para seus negócios. Todos esses aspectos juntos nos permitem garantir a nossos alunos uma formação técnica de qualidade e condizente com suas próprias expectativas e com as exigências deste novo mercado.

Para saber mais sobre o curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial clique aqui

selo_50anos iceg_brasao_COR_2021.jpg